Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1777 - 07 de Maio de 2021

Últimas Notícias

Dupla Paulo Vítor & Guilherme faz sucesso em lives sertanejas

Edição nº 1777 - 07 de Maio de 2021

A dupla Paulo Vítor e Guilherme vem fazendo sucesso nas redes sociais com a música 'Medalha de Honra', desde o pré-lançamento, no dia 24 de abril, numa live pelo Youtube, em prol do Lar São Vicente de Paulo.  “Arrecadamos entre produtos e dinheiro por doações feitas e leilões realizados mais de R$ 6 mil, que foram destinadas à entidade, com a vantagem da música conquistar os fãs”, afirmam os jovens. 

 

Grupo espírita inaugura 'Casa Assistencial Maria da Cruz Xavier'

Edição nº 1777 - 07 de Maio de 2021

No silêncio evangélico que reza a prática da caridade sem alarde, um grupo de irmãos que professam o Espiritismo, liderados pelo advogado Kesley Seyssel de Melo Rodrigues, inaugurou em outubro de 2020 a Casa Assistencial Maria da Cruz.

Sacramento ganha mais um filho sacerdote, Frei Eliseu

Edição nº 1777 - 07 de Maio de 2021

Dois franciscanos da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência Divina, o sacramentano, Frei Eliseu Inácio da Silva, e Frei Isaac Prudêncio serão ordenados sacerdotes no próximo domingo, 15 de maio, às 19h, em celebração no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Jaci (SP), presidida pelo bispo da Diocese de São José do Rio Preto, Dom Tomé Ferreira da Silva. 


Sacramento está apto a voltar para a onda amarela

Edição nº 1777 - 07 de Maio de 2021

Por decisão do Comitê Estadual Extraordinário para Covid-19, no último dia 29, com base na melhora dos indicadores do coronavírus, dois municípios do Triângulo Sul, Sacramento e Veríssimo, foram autorizados a migrar para a onda amarela. Os demais municípios da região continuam na onda vermelha. 

Números da Covid apresentam alta nas três últimas semanas

Edição nº 1777 - 07 de Maio de 2021

Os números da Covid em Sacramento, que desde 16 de abril vinham se mantendo estáveis, contabilizando 23 novos casos em 16/4; 32 em 23/4 e 29 em 29/4,  apresentaram considerável alta esta semana. Do dia 29/4 até essa quinta-feira 6, a cidade registrou 56 novos casos, passando de 1.772 para 1.828, confirmados. O boletim oficial dessa quinta-feira aponta ainda um aumento no número de casos suspeitos em acompanhamento, que passaram de 137 para 174. 

Gabriella, uma sacramentana no arquipélago dos Açores

Edição nº 1777 - 07 de Maio de 2021

A entrevistada desta edição, nos seus belos 22 anos, corajosa, empoderada, uma trabalhadora da vida desde os 15 anos, é Gabriella Corrêa Domingos, que faz questão de ser sacramentana, conta um pouco de sua história e como está vivendo e estudando na Europa. Diz que não gosta da expressão 'de mala e cuia', por isso foi tudo muito bem planejado até chegar à Holanda. Matogrossense de Corumbá, chegou a Sacramento aos seis anos, como filha do coração de nossa querida Rose Doida, que diz, com todas as letras que sua “filhinha” é sacramentana.

Nove ciclistas sacramentanos fazem o ‘Caminho da Fé’

Edição nº 1777 - 07 de Maio de 2021

Um grupo de ciclistas sacramentanos, quatro mulheres: Lorena, Cleide, Fabiana e Juliane e cinco homens, Gabriel, Wagner, Leandro, Robervani e Marcelo de Paula partiram de Águas da Prata (SP) pelo Caminho da Fé, uma maratona de 310 km de pedal atravessando a serra da Mantiqueira, por estradas de chão e vales, até chegar ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).  

 

Brasil participa da 'Maratona de Oração' contra a pandemia

Edição nº 1777 - 07 de Maio de 2021

O Santuário Nacional de Aparecida está representando o Brasil, na ‘Maratona de Oração’ convocada pelo Papa Francisco pelo fim da pandemia no mundo, durante todo este mês de maio. Nesta quinta-feira, 6 de maio, a partir das 11h, a oração do terço foi rezada nessa intenção, na Basílica de Aparecida (SP). A iniciativa está sendo realizada à luz da expressão bíblica, “De toda a Igreja subia incessantemente a oração a Deus” (At 12,5).

 

ZEMA QUER PRIVATIZAR ADMINISTRAÇÃO DAS ESCOLAS

Edição nº 1777 - 07 de Maio de 2021

A presidenta do SindUTE local, Augusta Furtado, que defende com o SindUTE estadual e os professores da rede estadual a não municipalização das escolas estaduais, revelou esta semana pelas redes sociais mais uma iniciativa do governador Romeu Zema, na sua saga de desmonte das escolas do Estado. Depois do projeto 'De Mãos Dadas', de municipalização das escolas estaduais que lecionam o ensino fundamental, lança agora o projeto 'Somar', que tem por objetivo passar a administração das escolas do Estado para a iniciativa privada. 

Bucolândia

Edição nº 1777 - 07 de Maio de 2021

COLÉGIO ALLAN KARDEC

 

Este prédio róseo e imponente foi o primeiro colégio espírita do Brasil, fundado em 1907 por Eurípedes Barsanulfo. Ao longo de suas primeiras décadas de existência passou por ampliações, porém manteve suas características arquitetônicas.

O Colégio Allan Kardec encanta não só pela sua grandiosidade e beleza, mas também pela sua história e pela paz que sentimos ao entrar em suas dependências.

PMS cria programa 'Melhor em Casa' e vai construir nova farmácia

Edição nº 1777 - 07 de Maio de 2021

A Prefeitura Municipal de Sacramento, visando melhorar o atendimento das pessoas que fazem uso da Farmácia Municipal para o recebimento gratuito de medicação de uso contínuo, vai construir novo prédio anexo ao atual para atender os usuários. A informação foi dada pelo prefeito Wesley De Santi de Melo ao divulgar também o lançamento do programa, 'Melhor em Casa', que tem por objetivo atender idosos em suas próprias casas. 

 

Atividades do PSE na Saúde ganham destaque no país

Edição nº 1777 - 07 de Maio de 2021

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nessa quarta-feira 5, na Casa da Cultura, uma reunião do PSE (Programa Saúde na Escola), que contou com a presença dentre outras, do prefeito Wesley De Santi de Melo, do vice-prefeito Osmar Trevisan Junior, secretários, de Educação, Valdair Cândida, e de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, além de representantes das escolas estaduais, municipais e particulares. Na pauta, uma avaliação das ações realizadas, que ganharam destaque na classificação obtida na região, 

estado e país 

 

Sicredi inaugura agência

Edição nº 1771 - 26 de Março de 2021

“Chegamos a Sacramento para conhecer a cultura de Minas, e foi tão rápida a forma como o povo sacramentano nos recebeu, que já começamos a fazer negócios, e isto é muito bom, porque abrimos hoje nossa agência com uma carteira formada e muito trabalho pela frente.

Osny presta conta de sua gestão no SAAE

Edição nº 1771 - 26 de Março de 2021

O Engenheiro Osny Zago vem a público prestar contas de sua Administração como Diretor Adjunto do SAAE respondendo pela Autarquia no período de 2017 a 2020.

 

Como você recebeu o SAAE em janeiro de 2017?

Recebi o SAAE com uma situação financeira crítica, com contas de energia vencidas e outras parceladas, com incidência de multas, restos a pagar, encargos e multas da Receita Federal, que no total chegavam a valores próximos aos R$ 650.000,00, com saldos bancários das contas praticamente zeradas.

 

rETrospecto

Edição nº 1771 - 26 de Março de 2021

ESTADO PRORROGA ONDA ROXA

 

O alto número de mortes no País, que teve o pico de 3.251 em 24 horas,  na terça-feira 23, 374 dos quais em Minas Gerais, o maior número  de mortos num único dia, no Estado, desde o início da pandemia, levou o Governo a prorrogar a Onda Roxa em todo o Estado até o fim da Semana Santa, no dia 4 de abril. A decisão foi tomada em reunião nessa quarta-feira 24, em reunião com o Comitê de Enfrentamento e representantes de vários setores. 

 

Bucolândia...

Edição nº 1771 - 26 de Março de 2021

MÁQUINA DOS ARAÚJO

 

Este prédio foi construído no final do século XIX para ser residência de Manoel Fidelis Borges (Nequinha Araújo), segundo os atuais proprietários, a construção é do ano de 1.890.

Este Casarão de janelões coloniais, remete à lembrança de uma Sacramento antiga, um período quando não havia luz elétrica, em que as residências e os comércios instalavam-se principalmente na Avenida Benedito Valadares, e na Visconde do Rio Branco.

Coletivo Bitita promove Encontro da Luta Pela Igualdade Racial

Edição nº 1771 - 26 de Março de 2021

O Coletivo Bitita realizou, no sábado, 20 de março, o 'Encontro da Luta Pela Igualdade Racial', com o objetivo de chamar atenção para a ampla e contínua incidência da discriminação racial no mundo. “Lutamos para erradicar o racismo e a discriminação racial em todas as suas formas. A discriminação baseada na cor da pele e na origem de um indivíduo é abominável, assim como as novas formas de xenofobia e de intolerância étnica”, afirmou. 

Comércio inicia campanha de ajuda aos necessitados

Edição nº 1771 - 26 de Março de 2021

Inaugurada há um mês, completos no dia 22, a Padaria, Confeitaria e Lanchonete Canecão, na praça Cônego Hermógenes (Praça da Rodoviária), do casal Luiz Carlos Borges e Lúcia Helena Alves aderiu à uma campanha iniciada em Sacramento através de um pedido feito pela página da internet, 'Acontece Sacramento'. A ideia lançada foi dirigida aos proprietários de casas comerciais que trabalham com a venda de pães, roscas, quitandas e salgados, para que, as sobras do dia anterior, normalmente, descartadas, fossem distribuídas entre famílias mais necessitadas. 

Médicos assumem o sobreaviso da Santa Casa e do P. Socorro

Edição nº 1771 - 26 de Março de 2021

Os médicos, Aluísio Augusto Marques e Diogo Rodrigues Cassiano foram contratados, a partir do último dia 15, para atender o sobreaviso de todas as internações na Santa Casa, não acobertadas por outros especialistas, transferências, realização de diagnósticos e acompanhamento clínico em auxílio aos plantonistas do Pronto Socorro (PS), bem como a solução dos demais conflitos apresentados na entidade. A contratação se estende também aos médicos, Pedro Teodoro e Renato Melo que assumem a coordenação do Pronto Socorro.

 

PMS recapeia duas ruas do Jardim Alvorada

Edição nº 1771 - 26 de Março de 2021

A empresa PaviAgil Construções e Comercio Ltda, de Uberaba, concluiu nessa quarta-feira 24, 4.356,5 m² de recapeamento asfáltico nas ruas Arnaldo Zandonaide (2.512 m²) e rua Ângelo Bonatti (1.844,5 m²), ambas no Jardim Alvorada. Foi mais uma obra do governo municipal, que pretende recapear todas as ruas que apresentam problemas no asfalto. 

A foto da semana

Edição nº 1771 - 26 de Março de 2021

Padre Leandro chega para auxiliar na paróquia Basílica

Edição nº 1771 - 16 de Março de 2021

Padre Leandro Santos da Silva (foto), 36 já está em Sacramento como vigário paroquial para auxiliar o reitor da Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, padre Ricardo Alexandre. 

Polícia em Ação...

Edição nº 1769 - 12 de Março de 2021

PM fecha 'fábrica' de notas falsas e cartões clonados em Conquista

 

Operação conjunta das polícias Civil e Militar de Conquista e Sacramento desencadeada na última  sexta-feira 5, para cumprimento de mandados de busca e apreensão, nas residências de três suspeitos de envolvimento em ocorrências de estelionato em Conquista, terminou com a prisão de dois homens e o fechamento de uma 'fábrica' de notas falsas e clonagem de cartão. 

No Triângulo, 36 municípios se juntaram para comprar vacinas por conta própria

Edição nº 1769 - 12 de Março de 2021

Trinta e seis municípios que fazem parte das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, aderiram ao consórcio para a compra de vacinas. Dos 36 municípios, 19 são da macrorregião Triângulo Sul e 17, do Triângulo Norte, que juntos reúnem 1.573.570 

habitantes. 

 

Para prefeito, carta anônima é um acinte ao poder público

Edição nº 1769 - 12 de Março de 2021

Circula pelas redes sociais, uma certa 'Carta aberta dos empresários de Sacramento', desafiando as autoridades públicas ao afirmar que “a partir do dia 24 de março, a categoria não acatará mais nenhum decreto do município ou do Estado”, e finaliza conclamando a todos para divulgar a carta. “Vamos fazer rodar o país, pode ser o começo de um grande levante”.

 

CMS realizou a primeira reunião remota no dia 8

Edição nº 1769 - 12 de Março de 2021

O presidente da Câmara Municipal de Sacramento, vereador Pedro Teodoro Rodrigues de Resende, expediu, no último dia 8, portaria suspendendo as reuniões  presenciais da casa, em cumprimento ao Minas Consciente  que criou a Onda Roxa, que determina mais restrições e protocolos de combate à covid-19. 

Em visita a Sacramento, superintendente da 39ª SRE oficializa municipalização

Edição nº 1769 - 12 de Março de 2021

Sob o olhar da diretora da 39ª Superintendência Regional de Uberaba, Vânia Célia Ferreira, o secretário de Finanças da Prefeitura, Cleber Silveira, representando o prefeito Wesley De Santi de Melo, entregou as chaves da agora, Escola Municipal Afonso Pena Jr, à diretora Maria dos Reis Venâncio, que vai administrar o estabelecimento com a vice, Flaviane Abadia Vieira, ambas servidoras da escola há vários anos. A cerimônia foi realizada, na manhã desta sexta-feira 12, no galpão da escola atendendo ao protocolo do distanciamento físico entre as pessoas.

A Deus, nossos irmãos vítimas da Covid-19

Edição nº 1769 - 12 de Março de 2021

Entre os dias 9/2 a 11/3, toda Sacramento, mas, especialmente, dez famílias sacramentanas viveram a dolorosa experiência da separação e ausência provocada pela morte e, em grande parte, privados de uma justa despedida  de pessoas  queridas, pais, mães, esposas, filhos, amigos, conhecidos. Foram dez mortes, das quais três por outras causas não identificadas e as demais vítimas desta terrível peste que assola o mundo, a Covid-19. 

Palmeiras fecha 2020 com três títulos

Edição nº 1769 - 12 de Março de 2021

O Palmeiras fechou a temporada 2020, comemorando o terceiro título, desta vez o de Campeão da Copa do Brasil, no domingo, 7 de março, ao vencer o Grêmio por 2x0, gols de Wesley e Gabriel Menino.  Com o título, tornou-se tetracampeão da Copa do Brasil (1998, 2012, 2015 e 2020). 

Cidade vive Onda Roxa com 54 casos e 30 mortes

Edição nº 1769 - 12 de Março de 2021

Desde o dia 6 de março, os 27 municípios do Triângulo Sul cumprem a Onde Roxa, criada pelo governo mineiro através do Comitê Estadual Extraordinário Covid-19, que impõe  medidas a serem adotadas   para  enfrentamento da emergência em saúde pública, tendo em vista  o alto índice de ocupação da rede hospitalar de Uberaba, referência Covid para Sacramento e outros 26 municípios.