Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Depois de 15 dias na UTI, Diego Olenik vence a Covid

Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

O jovem Diego Olenik Melo (foto), venceu a Covid-19 e recebeu alta no dia 1º de junho, quando retornou a Sacramento, depois de permanecer internado em Uberaba por 16 dias, 15 deles na UTI. Diego foi recebido com muita emoção e alegria pelos familiares e amigos, que oraram a Deus pela sua recuperação.

 

De acordo com Diego, ele e a esposa, Patrícia Caldas, testaram positivo no dia 29 de abril. “Comecei com uma coceira na garganta, como se fosse uma irritação, mas não deu dor de garganta. Então, Patrícia em eu decidimos fazer o teste no laboratório, por nossa conta, testamos positivo, afastamos do supermercado e ficamos em casa e comunicamos à Central da Covid. A partir daí, os profissionais da Secretaria de Saúde começaram a nos visitar; marcaram para tomarmos os remédios lá e foram acompanhando nosso quadro que, até então, estava tudo bem”, explica, salientando que seu quadro agravou-se a partir do dia 7 de maio, nove dias depois de testar positivo. 

“- Acordei cedo, tomei um banho, com certa dificuldade, deitei um pouco e fui à central da Covid. Custei a subir uma pequena rampa que tem no local, tendo que parar para descansar. As enfermeiras me levaram para a médica que, ao medir minha saturação, constatou que estava baixa, ela me encaminhou para fazer uma tomografia em Uberaba e disse que se desse mais de 50% de comprometimento dos pulmões, eu seria internado”. 

Diego foi levado de ambulância, fez a tomografia pela Unimed e retornou a Sacramento sem saber o resultado. “Até então eu não sabia o resultado, mas à noite, por volta das 21h, eles me mandaram para Uberaba, porque meus pulmões estavam com mais de 80% tomado. Aí a família entrou em choque...”.

 

15 dias entubado

Diego foi encaminhado para o Hospital São Domingos, onde ficou na enfermaria em observação, mas seu quadro se agravou. “No domingo, Dia das Mães, o médico falou que eu seria entubado. Liguei para Patrícia (muito emocionado - pausa), pedi pra ter calma e rezar, que eu seria entubado, mas logo estaria de volta. Só que eu não sabia o que era entubar (pausa). Passei 15 dias entubado e não tenho lembrança de nada. Entrei na UTI necessitando 100% de oxigênio, quando eu estava com 40%, os médicos tentaram me acordar, mas como acordei muito agitado tiveram que voltar para 100%. Mas, graças a Deus, comecei a melhorar. Não sei bem o dia que acordei  (seguindo o calendário foi no dia 24). Só me dei conta de que estava sem tubo e recebendo seis litros de oxigênio. 

O retorno dos 15 dias em que esteve sedado, prossegue Diego, foram muito fortes. “Primeiro, uma psicóloga entrou e me perguntou se eu queria fazer uma ligação pra família. Perguntei que dia era, ela disse '26 de maio'. Aí comecei a chorar. Lembrei que no dia 16 foi aniversário da minha irmã, Gabriela, e eu não tinha ligado pra parabenizá-la. A psicóloga foi quem falou com a Patrícia e a Gabriela (pausa). Eles abriram uma exceção e elas me visitaram à tarde, quando eu já estava noutra UTI, fora da ala de Covid”, relata, lembrando como ganhou alta.  

“Eu vivi de novo... Passei 24 dias dentro daquele hospital. Fiquei em observação mais dois dias na UTI, fora da ala Covid, até sair do oxigênio e ser transferido para um quarto, onde permaneci por mais dois dias, até receber alta. Graça a Deus saí vivo de lá”.

Diego está em casa, está bem, mas continua recebendo acompanhamento para se recuperar emocional e fisicamente do trauma, já que perdeu cerca de 20 quilos.  “Perdi muita massa muscular. A recuperação vai demorar um pouco, estou fazendo fisioterapia, e como tive escaras profundas, estou também fazendo um tratamento na Clínica OX, na câmara hiperbárica, para o aceleramento da recuperação das feridas que doem muito. Estou melhorando a fraqueza com a fisioterapia em casa”, diz mais, ressaltando que os hábitos alimentares mudaram muito. 

“O que está mais complicado é a alimentação. Antes, eu comia muito, hoje é um pouquinho de comida, mas estamos indo aos poucos. Tenho me alimentado com frutas, sucos naturais, coisa que não fazia antes. Muita coisa vai mudar na vida de agora em diante”, admite. 

Diego finaliza agradecendo as orações de todos e destaca a atenção que tem recebido da Secretaria de Saúde de Sacramento e do Hospital S. Domingos, onde esteve internado. “Desde que testamos positivo, os profissionais da saúde sempre estiveram aqui, colhendo sangue, trazendo medicamentos. Quando cheguei, com muitas escaras, elas vinham fazer curativo, explicando como fazer a limpeza, todos muito atenciosos. Não tenho nada a reclamar. Nunca vi a Saúde de Sacramento desse jeito, tão boa como está. Todos estamos passando por momentos difíceis, mas o apoio deles é grande e só tenho que agradecer”, reconhece.  

 

Finaliza, deixando um alerta à população. “Protejam-se. Usem máscara! Higienizem-se e, sobretudo, evitem aglomerações, evitem sair de casa, mas se for preciso, mantenham distanciamento. Os números da Covid estão altos na cidade, mais de 30 casos por dia. Nossa cidade é pequena, não suporta essa quantidade de gente contaminada. E quem sofre é a família, ela sofre mais que a gente.  Fiquei 15 dias entubado e não me lembro de nada e a família, amigos, conhecidos todos sofrendo, rezando...”, finaliza, emocionado.