Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1727 - 15 de Maio de 2020

Agropecuária

Prefeito visita Grupo Rocheto

Edição nº 1706 - 20 de Dezembro de 2019

O prefeito Wesley De Santi de Melo, com o objetivo de estreitar os laços entre a classe empresarial e o poder público, iniciou um trabalho de visitas aos empresários do município, começando pela propriedade rural de um dos maiores produtores de batata do país, João Emílio Rocheto, que cultiva plantações nos municípios de Perdizes, Santa Juliana e Sacramento, na fazenda Água Santa, localizada no Chapadão do Bugre.

IMA assina cooperação técnica para aproximar agricultura familiar do consumidor

Edição nº 1706 - 20 de Dezembro de 2019

Alimentos como café, queijo, azeite e cachaça, e também leite, ovos, frango caipira, carne, frutas e orgânicos serão certificados pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), para venda inicialmente no Mercado de Origem de Belo Horizonte. IMA e o empreendimento firmaram, na segunda-feira 9, acordo de cooperação técnica com objetivo de promover o reconhecimento de produtores mineiros, por meio do Programa Certifica Minas. Com a parceria, as entidades pretendem fomentar o empreendedorismo rural, levando oportunidade de desenvolvimento a agricultores em todo o estado.

MG é 5º lugar nacional em produção agrícola

Edição nº 1698 - 25 de Outubro de 2019

Sacramento se destaca com a batata e o abacate como o 10º produtor nacional

 Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais passou a ser o Estado com maior diversificação da produção agrícola no país. Dos 63 produtos pesquisados pela Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) 2018, Minas Gerais possui informação para 50 deles.

País tem quase 100% de bovinos vacinados contra febre aftosa

Edição nº 1664 - 1 de Março de 2019

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada em novembro, imunizou 98,50%  dos 96,31 milhões de bovinos e búfalos previstos para serem vacinados no país,  segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A maior parte dos estados vacinou animais com idade de até 24 meses.

Pequenos e médios agricultores terão mais R$ 6 bi para financiamento

Edição nº 1661 - 8 de Fevereiro de 2019

O Conselho Monetário Nacional aprovou medidas que vão assegurar cerca de R$ 6 bilhões para pequenos e médios produtores na safra atual. Os valores serão destinados para operações de custeio agrícola e pecuário no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp). A resolução foi anunciada na quinta-feira 31.

 Segundo nota divulgada pelo Ministério da Agricultura, a alocação dos adicionais tem caráter temporário, com vigência entre 1º de fevereiro e 30 de junho de 2019.

IMA certifica primeira granja de frango caipira

Edição nº 1654 - 21 de Dezembro de 2018

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o primeiro órgão de defesa agropecuária do Brasil a fazer a certificação de uma granja de frango caipira. A granja certificada está instalada no município de Lagoa da Prata, região centro-oeste de Minas Gerais, e recebeu o selo do Programa Certifica Minas Frango Caipira. 

SPRS é destaque na TV Terra Viva

Edição nº 1653 - 14 de Dezembro de 2018

O Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento, no ano do seu 60º aniversário, foi destaque no Programa Terra Viva,  mostrando os serviços oferecidos na área administrativa, trabalhista e contábil, aos cerca de 1000 associados, inclusive com a oferta, cursos do Senar.

TRF1 derruba liminar que suspendia uso do agrotóxico ‘roundup’

Edição nº 1639 - 7 de Setembro de 2018

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) derrubou a liminar (decisão provisória) que suspendeu o registro de produtos à base das substâncias glifosato, tiram e abamectina no país. Conhecido comercialmente como roundup, o glifosato é um herbicida usado contra ervas daninhas indesejadas em produções agrícolas.

IMA alerta produtores para regularizar sua situação junto ao órgão

Edição nº 1608 - 2 de Fevereiro de 2018

Produtores rurais que não se recadastraram junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e que, por isso, estão impedidos de transitar com seus animais dentro e fora do estado, ainda poderão procurar o Instituto para regularizar a sua situação. O não  recadastramento  impossibilita a  obtenção da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento oficial emitido pelo IMA e que é pré-requisito para o transporte e venda de animais em todo o território mineiro.

Prazo para recadastramento dos produtores rurais termina no dia 29

Edição nº 1602 - 22 de Dezembro de 2017

Termina no próximo dia 29 o prazo para os criadores de bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e equídeos se recadastrarem junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)  Os criadores deverão comparecer a uma unidade do IMA e apresentar original e cópia dos documentos pessoais e de comprovante de endereço. 

Alerta o IMA que o recadastramento é obrigatório; quem não se recadastrar estará impedido de transitar com seus animais dentro e fora do estado e de vender animais do seu plantel ou participar de eventos agropecuários.