Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Governo de Minas lança 40 mil vagas gratuitas para capacitar estudantes profissionalmente

Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

O Governador Romeu Zema lançou nessa quarta-feira 16 o programa “Trilhas de Futuro”, que vai capacitar cerca de 40 mil jovens e adolescentes para atuar no mercado de trabalho, por meio de formação técnica gratuita a partir deste ano. O projeto, em parceria com as Secretarias de Estado de Educação (SEE), Desenvolvimento Econômico (Sede) e Desenvolvimento Social (Sedese), terá investimento de R$ 534,7 milhões. Ao todo, serão disponibilizadas 40 mil vagas para 78 cursos priorizados em 425 municípios que apresentaram demanda pelas atividades. Os cursos serão gratuitos, na modalidade presencial - respeitando as medidas sanitárias de prevenção à covid-19 - e com duração de um ano e meio.  

 

Público-alvo - O programa é voltado para estudantes de escolas públicas matriculados no 2º e 3º ano do ensino médio, além de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também poderão se inscrever adolescentes da rede particular de ensino, além de egressos do sistema educacional,  apenas se houver vagas remanescentes, após as inscrições regulares. Todos os contemplados receberão vale-alimentação e vale-transporte no valor de R$ 18 por aluno.

A definição dos cursos selecionados foi feita após ampla pesquisa junto ao setor produtivo, com participação da Sede e da Sedese, envolvendo 110 empresas de 50 polos industriais do estado. Entre as áreas com mais ofertas estão Eletrotécnica, Enfermagem, Sistemas de Energia Renovável, Mecânica, Mecatrônica, Vendas, Edificações e Automação Industrial. E, de acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, foram identificadas, mais de 7.500 vagas em aberto com carência de pessoas qualificadas para preencher e mais de 230 ocupações com demanda imediata no mercado. 

Conforme o   cronograma do projeto Trilhas de Futuro, as primeiras etapas serão a publicação do edital e período para inscrição das empresas interessadas em ofertas os cursos; publicação das instituições selecionadas e dos cursos credenciados; publicação do catálogo dos cursos e só a partir de 26/7 a 11/8, estarão abertas as inscrição para os estudantes. O início das aulas está previsto para 18 de outubro.