Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1771 - 26 de Março de 2021

Educação

Coletivo Bitita promove Encontro da Luta Pela Igualdade Racial

Edição nº 1771 - 26 de Março de 2021

O Coletivo Bitita realizou, no sábado, 20 de março, o 'Encontro da Luta Pela Igualdade Racial', com o objetivo de chamar atenção para a ampla e contínua incidência da discriminação racial no mundo. “Lutamos para erradicar o racismo e a discriminação racial em todas as suas formas. A discriminação baseada na cor da pele e na origem de um indivíduo é abominável, assim como as novas formas de xenofobia e de intolerância étnica”, afirmou. 

Em visita a Sacramento, superintendente da 39ª SRE oficializa municipalização

Edição nº 1769 - 12 de Março de 2021

Sob o olhar da diretora da 39ª Superintendência Regional de Uberaba, Vânia Célia Ferreira, o secretário de Finanças da Prefeitura, Cleber Silveira, representando o prefeito Wesley De Santi de Melo, entregou as chaves da agora, Escola Municipal Afonso Pena Jr, à diretora Maria dos Reis Venâncio, que vai administrar o estabelecimento com a vice, Flaviane Abadia Vieira, ambas servidoras da escola há vários anos. A cerimônia foi realizada, na manhã desta sexta-feira 12, no galpão da escola atendendo ao protocolo do distanciamento físico entre as pessoas.

Prefeito diz que Afonso Pena terá 'escola de tempo integral'

Edição nº 1769 - 12 de Março de 2021

O projeto de lei que municipaliza a Escola Estadual Afonso Pena Jr foi aprovado pelos vereadores com três emendas, sendo uma delas o 'tempo integral', em reunião online, nessa segunda-feira 5, por 7 votos a 1. Devolvido ao Executivo como autógrafo de lei, foi convertido na Lei nº 1.772, de 09 de março de 2021, sancionada e publicada   pelo prefeito Wesley De Santi de Melo, na manhã dessa quarta-feira 10. 

 

Escolas exaltam 300 anos de MG com lives

Edição nº 1754 - 27 de Novembro de 2020

 A EE Cel José Afonso de Almeida, em parceria com a equipe do canal do Youtube Divertidamente, promoveu, nessa quarta-feira 25, um evento online em comemoração aos 300 anos do estado de Minas Gerais. O evento contou com a participação do professor de história e advogado Klayton de Oliveira, que levou importantes contribuições sobre os acontecimentos históricos, centrando-se na luta pela liberdade, a tendo como destaque a Inconfidência Mineira. 

EM Luiz Magnabosco ganha reforma

Edição nº 1748 - 09 de Outubro de 2020

O projeto Revitalização de Prédios Públicos chega agora à escola Municipal Luiz Magnabosco, no bairro Perpétuo Socorro, que há muito vinha reivindicando uma intervenção, devido ao estado em que se encontrava. A reforma deve ser entregue brevemente à comunidade escolar. De acordo com o engenheiro Sérgio Alves Araújo, secretário de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura, que vistoriou esta semana a escola, a revitalização está sob a responsabilidade da Construtora Jaguar.

 

EE Sinhana Borges promove campanha Setembro Amarelo

Edição nº 1746 - 25 de Setembro de 2020

A exemplo de anos anteriores, a EE Sinhana Borges realizou, de 21 a 25 de setembro, mais uma semana de atividades voltadas à campanha, Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio. Devido à pandemia e em obediência às recomendações das autoridades médicas e sanitárias do município, este ano a escola realizou uma campanha diferente. 

 

Zema quer reabrir escolas dia 5, mas casos de infecção em Minas aumentam

Edição nº 1746 - 25 de Setembro de 2020

O governador Romeu Zema, por meio do secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Amaral, autorizou que as cidades que estão na onda verde do Minas Consciente podem retomar aulas presenciais, a partir do dia 5 de outubro, mas a decisão final é dos prefeitos. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa nessa quarta-feira 23. Cidades que estão na onda amarela do programa Minas Consciente, que são 578, podem retomar o ensino nos níveis de graduação, pós-graduação e cursos livres.  

 

Prefeitura recebe micro-ônibus do FNDE

Edição nº 1746 - 25 de Setembro de 2020

O diretor geral de transporte da Prefeitura Municipal, Claudionor Manoel de Carvalho, informou ao ET no início desta semana que a Prefeitura Municipal recebeu do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) um micro-ônibus escolar da maraca Volkswagen, modelo Neobus, de 29 lugares, com acesso para cadeirante, no valor de R$ 193.632,00.

Aprovado na Câmara, novo Fundeb segue para o Senado

Edição nº 1737 - 24 de julho de 2020

Em discussão no Congresso há cinco anos, o Fundeb (Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais de Educação), finalmente, foi aprovado em dois turnos pela Câmara dos Deputados nessa terça-feira 21, através da PEC 15/15 (Proposta de Emenda à Constituição).

Criado em 2007 como temporário, o Fundeb, essencial para o ensino público no país, pois financia a educação básica (da educação infantil ao ensino médio), com a PEC 15/15 ele passa a ser permanente e eleva, gradualmente, até 2026, a participação da União de 10% para 23%.

Em reunião com a SEE-MG, Sind-UTE cobra soluções de questões pendentes

Edição nº 1737 - 24 de julho de 2020

Na tarde do último dia 16/7/2020, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) se reuniu com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e cobrou soluções para a situação enfrentada na rede estadual. 

 

Assédio moral em tempos de teletrabalho

O Sindicato cobrou um posicionamento a respeito das situações de assédio moral sofridas pela categoria, que desempenha as funções de maneira remota.