Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1727 - 15 de Maio de 2020

Educação

Aulas do Estado reiniciam nesta segunda

Edição nº 1727 - 15 de Maio de 2020

 

Com apostilas baixadas na internet ou impressas nas escolas e prefeituras  Governo Zema reinicia aulas de forma remota, mas 700 mil alunos ficam de fora  

O Governo Romeu Zema anunciou nessa terça-feira que adotará três ferramentas para propiciar o ensino de forma não presencial: Plano de Estudo Tutorado (PET), com apostilas disponíveis na internet e impressas, aulas por meio de emissora pública de televisão e um aplicativo que facilita o diálogo entre alunos e professores. 

Estudantes sacramentanos vão a final em concurso

Edição nº 1726 - 8 de Maio de 2020

Os estudantes sacramentanos, Cesar Augusto Mendes Branquinho 16, João Pedro dos Santos Correa, Leandra Rayssa Pinheiro e Carlos Alexandre Januário do Nascimento são  finalistas do concurso  Arduino, com o projeto de Automação Residencial 'Tech House'. 

Versão digital do Enem 2020 é adiada para os dias 22 e 29 de novembro, mas exame impresso mantém as datas

Edição nº 1724 - 24 de Abril de 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) formalizou nesta quarta-feira 22 mudanças no calendário e em alguns procedimentos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Uma das principais alterações é o adiamento da versão digital para 22 e 29 de novembro, medida já anunciada. A aplicação da prova impressa permanece prevista para as datas 1º e 8 de novembro. 

TJMG suspende retorno ao trabalho de servidores da rede estadual de ensino

Edição nº 1723 - 17 de Abril de 2020

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) concedeu liminar suspendendo a convocação do governo estadual para servidores da Educação retornarem ao trabalho a partir desta semana. A sentença foi proferida no início da noite desta quarta-feira 15, atendendo a ação movida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Minas Gerais (Sind-UTE).

Educação à Distância ganha força na preparação para o Enem

Edição nº 1723 - 17 de Abril de 2020

Com a rotina de aulas presenciais interrompida devido ao isolamento social, o desafio é manter o mesmo ritmo em casa. Para isso, os alunos têm recorrido às aulas online para manter estudos atualizados, fazendo com que as plataformas digitais ganhem força na preparação para o Enem.

Inep mantém datas e divulga regras com provas digital e impressa

Edição nº 1721 - 03 de Abril de 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nessa terça-feira 31 o edital com as datas e regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que pela primeira vez terá provas nas versões impressa e digital. 

Em meio à pandemia do novo coronavírus, as datas previstas para a realização do exame foram mantidas. As provas digitais serão aplicadas nos dias 11 e 18 de outubro de 2020 e o Enem Impresso ocorrerá nos dias 1º e 8 de novembro do mesmo ano. 

Cronograma Enem digital

Senai libera 16 cursos on-line gratuitos

Edição nº 1720 - 27 de Março de 2020

O Senai liberou 16 cursos online  gratuitos em sua plataforma que podem ser aproveitados no tempo ocioso com o isolamento social recomendado para barrar à pandemia do novo coronavírus pode ser muito proveitoso. 

Qualquer pessoa acima de 14 anos e tenha cursado ou esteja cursando  no mínimo, o 6º ano do ensino fundamental pode se inscrever, através do site http://www.fiemg.com.br/ead/cursos-gratuitos/ e escolher um dos cursos disponíveis. "A modalidade de Ensino à Distância (EaD) possibilita melhora do currículo em tempos de isolamento", destacou o Senai. 

Estado antecipa início do recesso escolar

Edição nº 1720 - 27 de Março de 2020

Em meio à suspensão das aulas na rede estadual de ensino por causa da pandemia de coronavírus, o governo estadual decidiu antecipar o início do recesso (férias escolares) do mês de julho. Os 15 dias de recesso do meio do ano começaram a ser contados a partir da última segunda-feira 23 e prossegue até o dia 13 de abril. 

Greve continua por tempo indeterminado na rede estadual

Edição nº 1718 - 13 de Março de 2020

A greve continua por tempo indeterminado na rede estadual. Essa foi a decisão aprovada na Assembleia Estadual do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), nesta quinta-feira (12/3/2020).

O pátio da Assembleia Legislativa ficou lotado de trabalhadores, que reivindicavam aos parlamentares da Casa a derrubada do veto do governador Zema às Emendas ao Projeto de Lei (PL) 1.451/2020, que garantem isonomia salarial a todo funcionalismo público e o Piso Salarial Profissional Nacional à Educação.

Recebendo mais adesão, greve continua por tempo indeterminado

Edição nº 1717 - 06 de Março de 2020

Na tarde dessa quinta-feira 5, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) realizou Assembleia Estadual no pátio da Assembleia Legislativa (ALMG) quando foi decidida a continuidade da greve na rede estadual por tempo indeterminado. Durante a atividade, foi aprovado o calendário de lutas do próximo período e atualizado o percentual de adesão.