Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1777 - 07 de Maio de 2021

Educação

ZEMA QUER PRIVATIZAR ADMINISTRAÇÃO DAS ESCOLAS

Edição nº 1777 - 07 de Maio de 2021

A presidenta do SindUTE local, Augusta Furtado, que defende com o SindUTE estadual e os professores da rede estadual a não municipalização das escolas estaduais, revelou esta semana pelas redes sociais mais uma iniciativa do governador Romeu Zema, na sua saga de desmonte das escolas do Estado. Depois do projeto 'De Mãos Dadas', de municipalização das escolas estaduais que lecionam o ensino fundamental, lança agora o projeto 'Somar', que tem por objetivo passar a administração das escolas do Estado para a iniciativa privada. 

Atividades do PSE na Saúde ganham destaque no país

Edição nº 1777 - 07 de Maio de 2021

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nessa quarta-feira 5, na Casa da Cultura, uma reunião do PSE (Programa Saúde na Escola), que contou com a presença dentre outras, do prefeito Wesley De Santi de Melo, do vice-prefeito Osmar Trevisan Junior, secretários, de Educação, Valdair Cândida, e de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, além de representantes das escolas estaduais, municipais e particulares. Na pauta, uma avaliação das ações realizadas, que ganharam destaque na classificação obtida na região, 

estado e país 

 

Coletivo Bitita promove Encontro da Luta Pela Igualdade Racial

Edição nº 1771 - 26 de Março de 2021

O Coletivo Bitita realizou, no sábado, 20 de março, o 'Encontro da Luta Pela Igualdade Racial', com o objetivo de chamar atenção para a ampla e contínua incidência da discriminação racial no mundo. “Lutamos para erradicar o racismo e a discriminação racial em todas as suas formas. A discriminação baseada na cor da pele e na origem de um indivíduo é abominável, assim como as novas formas de xenofobia e de intolerância étnica”, afirmou. 

Em visita a Sacramento, superintendente da 39ª SRE oficializa municipalização

Edição nº 1769 - 12 de Março de 2021

Sob o olhar da diretora da 39ª Superintendência Regional de Uberaba, Vânia Célia Ferreira, o secretário de Finanças da Prefeitura, Cleber Silveira, representando o prefeito Wesley De Santi de Melo, entregou as chaves da agora, Escola Municipal Afonso Pena Jr, à diretora Maria dos Reis Venâncio, que vai administrar o estabelecimento com a vice, Flaviane Abadia Vieira, ambas servidoras da escola há vários anos. A cerimônia foi realizada, na manhã desta sexta-feira 12, no galpão da escola atendendo ao protocolo do distanciamento físico entre as pessoas.

Prefeito diz que Afonso Pena terá 'escola de tempo integral'

Edição nº 1769 - 12 de Março de 2021

O projeto de lei que municipaliza a Escola Estadual Afonso Pena Jr foi aprovado pelos vereadores com três emendas, sendo uma delas o 'tempo integral', em reunião online, nessa segunda-feira 5, por 7 votos a 1. Devolvido ao Executivo como autógrafo de lei, foi convertido na Lei nº 1.772, de 09 de março de 2021, sancionada e publicada   pelo prefeito Wesley De Santi de Melo, na manhã dessa quarta-feira 10. 

 

Escolas exaltam 300 anos de MG com lives

Edição nº 1754 - 27 de Novembro de 2020

 A EE Cel José Afonso de Almeida, em parceria com a equipe do canal do Youtube Divertidamente, promoveu, nessa quarta-feira 25, um evento online em comemoração aos 300 anos do estado de Minas Gerais. O evento contou com a participação do professor de história e advogado Klayton de Oliveira, que levou importantes contribuições sobre os acontecimentos históricos, centrando-se na luta pela liberdade, a tendo como destaque a Inconfidência Mineira. 

EM Luiz Magnabosco ganha reforma

Edição nº 1748 - 09 de Outubro de 2020

O projeto Revitalização de Prédios Públicos chega agora à escola Municipal Luiz Magnabosco, no bairro Perpétuo Socorro, que há muito vinha reivindicando uma intervenção, devido ao estado em que se encontrava. A reforma deve ser entregue brevemente à comunidade escolar. De acordo com o engenheiro Sérgio Alves Araújo, secretário de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura, que vistoriou esta semana a escola, a revitalização está sob a responsabilidade da Construtora Jaguar.

 

EE Sinhana Borges promove campanha Setembro Amarelo

Edição nº 1746 - 25 de Setembro de 2020

A exemplo de anos anteriores, a EE Sinhana Borges realizou, de 21 a 25 de setembro, mais uma semana de atividades voltadas à campanha, Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio. Devido à pandemia e em obediência às recomendações das autoridades médicas e sanitárias do município, este ano a escola realizou uma campanha diferente. 

 

Zema quer reabrir escolas dia 5, mas casos de infecção em Minas aumentam

Edição nº 1746 - 25 de Setembro de 2020

O governador Romeu Zema, por meio do secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Amaral, autorizou que as cidades que estão na onda verde do Minas Consciente podem retomar aulas presenciais, a partir do dia 5 de outubro, mas a decisão final é dos prefeitos. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa nessa quarta-feira 23. Cidades que estão na onda amarela do programa Minas Consciente, que são 578, podem retomar o ensino nos níveis de graduação, pós-graduação e cursos livres.  

 

Prefeitura recebe micro-ônibus do FNDE

Edição nº 1746 - 25 de Setembro de 2020

O diretor geral de transporte da Prefeitura Municipal, Claudionor Manoel de Carvalho, informou ao ET no início desta semana que a Prefeitura Municipal recebeu do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) um micro-ônibus escolar da maraca Volkswagen, modelo Neobus, de 29 lugares, com acesso para cadeirante, no valor de R$ 193.632,00.