Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1748 - 09 de Outubro de 2020

Educação

EM Luiz Magnabosco ganha reforma

Edição nº 1748 - 09 de Outubro de 2020

O projeto Revitalização de Prédios Públicos chega agora à escola Municipal Luiz Magnabosco, no bairro Perpétuo Socorro, que há muito vinha reivindicando uma intervenção, devido ao estado em que se encontrava. A reforma deve ser entregue brevemente à comunidade escolar. De acordo com o engenheiro Sérgio Alves Araújo, secretário de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura, que vistoriou esta semana a escola, a revitalização está sob a responsabilidade da Construtora Jaguar.

 

EE Sinhana Borges promove campanha Setembro Amarelo

Edição nº 1746 - 25 de Setembro de 2020

A exemplo de anos anteriores, a EE Sinhana Borges realizou, de 21 a 25 de setembro, mais uma semana de atividades voltadas à campanha, Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio. Devido à pandemia e em obediência às recomendações das autoridades médicas e sanitárias do município, este ano a escola realizou uma campanha diferente. 

 

Zema quer reabrir escolas dia 5, mas casos de infecção em Minas aumentam

Edição nº 1746 - 25 de Setembro de 2020

O governador Romeu Zema, por meio do secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Amaral, autorizou que as cidades que estão na onda verde do Minas Consciente podem retomar aulas presenciais, a partir do dia 5 de outubro, mas a decisão final é dos prefeitos. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa nessa quarta-feira 23. Cidades que estão na onda amarela do programa Minas Consciente, que são 578, podem retomar o ensino nos níveis de graduação, pós-graduação e cursos livres.  

 

Prefeitura recebe micro-ônibus do FNDE

Edição nº 1746 - 25 de Setembro de 2020

O diretor geral de transporte da Prefeitura Municipal, Claudionor Manoel de Carvalho, informou ao ET no início desta semana que a Prefeitura Municipal recebeu do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) um micro-ônibus escolar da maraca Volkswagen, modelo Neobus, de 29 lugares, com acesso para cadeirante, no valor de R$ 193.632,00.

Aprovado na Câmara, novo Fundeb segue para o Senado

Edição nº 1737 - 24 de julho de 2020

Em discussão no Congresso há cinco anos, o Fundeb (Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais de Educação), finalmente, foi aprovado em dois turnos pela Câmara dos Deputados nessa terça-feira 21, através da PEC 15/15 (Proposta de Emenda à Constituição).

Criado em 2007 como temporário, o Fundeb, essencial para o ensino público no país, pois financia a educação básica (da educação infantil ao ensino médio), com a PEC 15/15 ele passa a ser permanente e eleva, gradualmente, até 2026, a participação da União de 10% para 23%.

Em reunião com a SEE-MG, Sind-UTE cobra soluções de questões pendentes

Edição nº 1737 - 24 de julho de 2020

Na tarde do último dia 16/7/2020, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) se reuniu com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e cobrou soluções para a situação enfrentada na rede estadual. 

 

Assédio moral em tempos de teletrabalho

O Sindicato cobrou um posicionamento a respeito das situações de assédio moral sofridas pela categoria, que desempenha as funções de maneira remota.

Profissionais do transporte escolar terão renda mínima emergencial

Edição nº 1736 - 24 de Julho de 2020

O governador Romeu Zema sancionou lei que estabelece o pagamento de renda emergencial também aos trabalhadores do transporte escolar. O benefício está previsto na Lei 23.631, que dispõe sobre a adoção de medidas para o enfrentamento da Covid-19 no Estado. 

Enem é adiado para janeiro e fevereiro

Edição nº 1735 - 10 de Julho de 2020

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram na tarde dessa quinta-feira 8, as novas datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 o Enem impresso e, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, o Enem digital. A reaplicação das provas será nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2021. Já os resultados estarão disponíveis a partir do dia 29 de março.

Kit alimentar chega aos alunos das escolas municipais

Edição nº 1735 - 10 de Julho de 2020

Os alunos das escolas munimcipais receberam esta semana Kits de alimentos doados pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação do município. A informação foi prestada pela secretária adjunta, Valdair Cândida (foto). 

‘‘Esta semana, as escolas da Rede Municipal de Educação de Sacramento concluíram a entrega dos kits de alimentação escolar, oportunidade em que todos os alunos matriculados nas escolas municipais da cidade e da zona rural foram beneficiados’’, informou. 

Por práticas abusivas, Justiça determina redução de 30% do valor da mensalidade dos alunos da Uniube

Edição nº 1735 - 03 de Julho de 2020

Ação Civil Pública (ACP) movida pelo Ministério Público (MP) estadual obteve êxito no pedido liminar que impõe a redução dos valores das mensalidades cobradas pela Universidade de Uberaba (Uniube) durante a pandemia de Covid-19.