Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1737 - 24 de julho de 2020

Religião

Espíritas realizam encontro virtual

Edição nº 1737 - 24 de julho de 2020

Semestralmente, o Grupo Espírita Esperança e Caridade realiza o Encontro de Evangelização de Espíritos há mais de 30 anos. Este ano, devido à pandemia, o encontro foi virtual, conforme informações da presidenta do Grupo, Alzira Bessa Franca Amui.  

Aparecida e Sacramento celebram 33º ano da morte de Padre Vítor

Edição nº 1737 - 24 de julho de 2020

O sacramentano, missionário redentorista, Pe Vítor Coelho de Almeida, recebeu homenagens da comunidade redentorista aparecidense e em Sacramento, nessa terça-feira 21, data que marca o 33º aniversário de sua morte. Pe Vítor viveu 87 anos e desses, 76 foram dedicados à Congregação do Santíssimo Redentor. Para a comunidade Redentorista, ele é memória viva na história da Rádio Aparecida, Clube dos Sócios e do Santuário Nacional de Nossa Senhora 

Aparecida. 

 

Dom Paulo ordena três diáconos na Basílica do Santíssimo Sacramento

Edição nº 1736 - 24 de Julho de 2020

Os seminaristas Alexandre Ferreira Margarido, César Augusto Lourenço Borges e Marcos Vinícius Machado foram ordenados diáconos pela imposição das mãos e prece de ordenação de Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Uberaba, em concelebração realizada às 9h, do último dia 11,  na Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria. 

Igrejas do Desemboque, um patrimônio de 277 anos, vão ser restauradas

Edição nº 1735 - 10 de Julho de 2020

O povoamento da região atualmente denominada Triângulo Mineiro se deu a partir da povoação do Desemboque, importante centro colonial, hoje distrito de Sacramento. Toda essa região, habitada inicialmente pelas tribos indígenas caiapós e araxás e pelos negros agrupados nos diversos quilombos, permaneceu praticamente inexplorada até as primeiras décadas do século XVIII quando originou-se e floresceu a civilização mineradora. O historiador Antônio Borges Sampaio, em 'Uberaba, história, fatos e homens' fixa a data a data de fundação do Desemboque em 1743.

Arquidiocese celebra ordenação diaconal de três seminaristas em Sacramento

Edição nº 1735 - 10 de Julho de 2020

Os seminaristas Alexandre Ferreira Margarido, César Augusto Lourenço Borges e Marcos Vinícius Machado, pela imposição das mãos e prece de ordenação de Dom Paulo Mendes Peixoto, receberão a ordenação diaconal, neste sábado 11, em celebração realizada às 9h, na Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria. 

Santuário de N. Sra. da Abadia recebe título de Basílica

Edição nº 1735 - 03 de Julho de 2020

No dia 21 de junho de 2020, aconteceu o rito solene da dedicação do Santuário Basílica Nossa Senhora D'Abadia, em Uberaba. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Paulo Mendes Peixoto, e concelebrada por Padre Saulo, Vigário Geral da Arquidiocese de Uberaba, e Padre Alexsandro Ribeiro Nunes CSS, reitor e pároco da igreja. 

Instituições religiosas mostram como estão vivendo esse tempo da Pandemia

Edição nº1733 - 26 de Junho de 2020

Neste tempo de pandemia, o ET está realizando uma série de reportagens abordando vários segmentos da cidade: governo, escola, comércio varejista em geral e fábricas, etc, em relação ao novo coronavírus que assola o mundo a partir de dezembro último e, no Brasil, a partir de março. A maioria 

dessas instituições convidadas, gentilmente, participou das entrevistas, todas publicadas nas edições anteriores.

 

Sacramento celebra festa de Na. Sra. do Perpétuo Socorro neste sábado

Edição nº1733 - 26 de Junho de 2020

O bairro do Perpétuo Socorro está em festa neste sábado 27 com a festa de sua padroeira, Na. Sra. do Perpétuo Socorro. A festa, que durante muitos ano, foi celebrada no mês de maio, pela primeira vez é realizada no seu dia, já que sua festa litúrgica, tradicionalmente, é celebrada em  27 de junho.

Viva Santo Antônio! São João! São Pedro!

Edição nº 1731 - 12 de Junho de 2020

No mês de junho, a Igreja Católica celebra a festa de três grandes santos: Santo Antônio (dia 13), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29).

Dia Nacional da Juventude é adiado para o próximo ano

Edição nº 1731 - 12 de Junho de 2020

Devido à pandemia do novo Coronavírus, a pastoral da Juventude, da Arquidiocese de Uberaba, anunciou o cancelamento do Dia Nacional da Juventude (DNJ), que seria celebrado no dia 18 de outubro, em Nova Ponte. A data foi adiada para 2021, mas o evento será mantido em Nova Ponte.