Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Prefeito entrega 45 biodigestores aos moradores do Quenta Sol

Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

O prefeito Wesley de Santi de Melo esteve na comunidade de Quenta Sol nessa quinta-feira 17 para a entrega de 45 biodigestores aos moradores da comunidade. A doação atende a um pedido do Ministério Público, Polícia Meio Ambiente, SAAE e Secretaria de Meio Ambiente que preveem um mundo melhor, num ambiente corretamente sustentável. “Cobramos isso da sociedade, das nossas crianças nas escolas,  então, temos que dar exemplo. E, aos poucos essa questão do esgoto está sendo resolvida. Começamos no ano passado na Vila da Jaguara e vamos dar continuidade até resolvermos este problema em todas as comunidades”, enfatizou.

De acordo com o prefeito, a ideia inicial era construir uma Estação de Tratamento de Esgoto, mas a Secretaria de Obras deparou com dois problemas. “Primeiro, uma APP, (área de preservação permanente) intocável e, o outro, a falta de um local capaz de atender a lei da gravidade, isto é que desse queda, o que inviabilizou a construção. “Então optamos por doar os biodigestores para os moradores. Os biodigestores serão instalados pelo município, sem nenhum custo para os beneficiados”, informou aos produtores rurais presentes. Aqueles que não foram contemplados, entrem em contato com a Prefeitura. A doação é pra todos, conforme levantamento da Secretaria de Ação Social”, frisou. 

O prefeito prosseguiu falando de sua preocupação com o meio ambiente e assumiu o compromisso de resolver a questão em todas as comunidades. “A lei existe, está ai para ser cumprida. Se todos os municípios do Brasil tratassem o seu povo com dignidade, a situação seria bem diferente. Temos Brasil afora, inclusive em grandes centros, esgoto correndo a céu aberto, coisa que graças a Deus não acontece aqui, mas precisamos melhorar”, alertou.

Uma boa notícia dada aos presentes no momento, foi a renovação do contrato com DNIT para a manutenção da Estrada do Chapadão (BR-464) por mais dois anos, que vai beneficiar todos que necessitam trafegar por aquela via. “Estamos procurando atender a todos, na medida do possível, devido às dificuldades e transtornos causados pela pandemia”, justificou.

Participaram da solenidade de entrega, além do prefeito Wesley, o vice-prefeito Osmar Trevisan Jr, dos secretários, de Meio Ambiente, Marinho Martins Segundo; de Assistência Social,  Sílvia Madalosso Dreher, os vereadores Pedro Teodoro Rodrigues de Rezende, Sargento Edna Almeida, Gregório Pinheiro, Rosileia da Costa Borges e Talhys Andrey Nunes  e moradores da  comunidade, beneficiados com a doação.  

Também se manifestaram saudando os produtores e elogiando seu empenho para a realização do projeto, a secretária Sílvia Madaloso Dreher, o presidente da Câmara, Pedro Teodoro Rezende e o vice-prefeito Juninho Trevisan que, também cumprimentaram a administração pela obra que está sendo implantada. 

 

O QUE É UM BIODIGESTOR?

Um biodigestor anaeróbico é um equipamento projetado para decompor matéria orgânica sem a ação do oxigênio, resultando em dois produtos: o biogás e os biofertilizantes. O biodigestor substitui a fossa séptica, um buraco feito no quintal da sede para onde é encaminhado todo o esgoto da casa, contaminando todo o solo. 

Existem modelos de biodigestor tanto para imóveis residenciais quanto para a agricultura de larga escala. Eles geram energia de forma sustentável, através de substratos que, do contrário, se tornariam lixo ou iriam direto para o esgoto.

A energia térmica do biodigestor pode ser usada, por exemplo, nos sistemas de aquecimento residencial, por exemplo, ou como adubo natural para o jardim e pequenas hortas.

 

MORADORES AGRADECEM

Renato Coelho da Silva, nascido e criado no Quenta Sol há 48 anos, comemorou a entrega do biodigestor. “A gente usa até hoje a fossa, isso agora vai acabar. Muito bom, mesmo, porque fossa contamina tudo. Em casa temos uma mina d´água que está contaminada, não pode ser usada, e tudo isso por causa das fossas domésticas. Isso já precisava ter sido feito há muito tempo, felizmente o prefeito Baguá está trazendo essa melhoria”, disse, agradecendo e pedindo uma solução para o lixo das caçambas. 

“- A questão do lixo é meio problemática, há as caçambas, mas fica muito lixo espalhado pelo chão, acredito que seja necessário cercar ao redor delas para evitar que os cachorros não revirem o lixo, que permanece ali durante uma semana a espera da coleta. Isso, também vai ser muito importante”. 

Sandra Márcia Santana Freitas, produtora rural, também nascida e criada no Quenta Sol há 56 anos, trabalhou no Posto de Saúde da comunidade por 31 anos, até se aposentar há sete anos. Ela se alegra por ver o fim das fossas na comunidade. “A chegada desses biodigestores era esperada pela comunidade há muito tempo. Temos muito que agradecer por este projeto. Há anos vínhamos cobrando a rede de esgoto, que significa saúde e higiene para todos. Estou muito feliz e, também, muito agradecida”.