Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento ganha mais um filho sacerdote, Frei Eliseu

Edição nº 1777 - 07 de Maio de 2021

Dois franciscanos da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência Divina, o sacramentano, Frei Eliseu Inácio da Silva, e Frei Isaac Prudêncio serão ordenados sacerdotes no próximo domingo, 15 de maio, às 19h, em celebração no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Jaci (SP), presidida pelo bispo da Diocese de São José do Rio Preto, Dom Tomé Ferreira da Silva. 


No próximo domingo, 16, Frei Eliseu estará em Sacramento para a celebração da primeira missa, às 19h, na Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria. Já Frei Isaac celebrará a primeira missa na Igreja Matriz de Santo Antonio, em Maringá (PR), sua cidade natal, no dia 22 de maio. 

 

A trajetória de Frei Eliseu...

Frei Eliseu nasceu em Sacramento há 28 anos (12/6/1992) no lar de Alice Maria de Jesus Inácio Silva e Sebastião Pereira da Silva e ganhou o nome de Sidney Inácio da Silva. Cresceu ao lado da irmã, Sirlene de Jesus Silva, e hoje vive a alegria de poder curtir dois sobrinhos, João Pedro e Maria Clara.  

Sidney nasceu e cresceu como toda criança, com amigos, colegas de escola, mas mais que isso, nasceu numa família católica, praticante, os pais, Irmãos do Santíssimo, e desde criança foi educado na fé. Aos nove anos iniciou como coroinha em sua paróquia e logo começou a manifestar o desejo pela vida religiosa.  

Em 2004, digamos que São Francisco de Assis bateu à sua porta quando a congregação religiosa, Fraternidade São Francisco de Assis na Providência Divina, abriu em Sacramento uma casa educacional para adolescentes e jovens, no antigo Seminário do Santíssimo Redentor. Sidnei foi matriculado na instituição e, aos poucos, foi se encantando pelos ideais da família franciscana.

Ao manifestar sua vocação pelos franciscanos, Sidney foi convidado a conhecer mais de perto o instituto religioso em Jaci, onde participou de seu primeiro encontro vocacional, em 2006, e não teve mais dúvidas. No ano seguinte, aos 14 anos, ingressou na Fraternidade.  

A primeira etapa religiosa foi o Aspirantado, em 2007 e 2008; em 2009 realizou o Postulantado e em iniciou o trabalho em Comunidades Terapêuticas de recuperação de álcool e drogas. Em 2011, realizou seu Noviciado, recebendo o nome religioso de Frei Eliseu. Em 2014, já certo de sua vocação, iniciou sua vida acadêmica com os estudos de Filosofia e Teologia. No ano passado, no dia 1º de novembro foi ordenado Diácono e no próximo dia 15 de maio, será ordenado sacerdote.