Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1771 - 26 de Março de 2021

Cultura

Escolas exaltam 300 anos de MG com lives

Edição nº 1754 - 27 de Novembro de 2020

 A EE Cel José Afonso de Almeida, em parceria com a equipe do canal do Youtube Divertidamente, promoveu, nessa quarta-feira 25, um evento online em comemoração aos 300 anos do estado de Minas Gerais. O evento contou com a participação do professor de história e advogado Klayton de Oliveira, que levou importantes contribuições sobre os acontecimentos históricos, centrando-se na luta pela liberdade, a tendo como destaque a Inconfidência Mineira. 

Arinaldo e Guilherme Kassabian encontram-se com José Alberto Costa, autor da música da canção, 'Vem morar em Sacramento'

Edição nº 1754 - 27 de Novembro de 2020

O eletricitário aposentado, Arinaldo Paiva e seu filho, o músico Guilherme Kassabian Paiva, maestro da Banda Lira do Borá, estiveram em Belo Horizonte recentemente e, na oportunidade, visitaram o músico, José Alberto Costa, autor da música da canção, 'Vem morar em Sacramento' também conhecida por 'Sacramento, meu amor', cuja letra é da sacramentana, Deia Loiola. Pelas saborosas letra e música, a canção acabou por se tornar o segundo hino da cidade, sempre cantada para dar as boas-vindas a quem chega a Sacramento.

 

Carolina é destaque na série 'O que nos une', na semana da Consciência Negra

Edição nº 1754 - 27 de Novembro de 2020

Comemorou-se na última sexta-feira, 20 de Novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra e, para marcar a semana, a  TV Globo exibiu a série especial, 'O que nos une', trazendo depoimentos  de pessoas  que são exemplos. É o caso de Izabel Monteiro, de 33 anos, que trabalha na Biblioteca Carolina Maria de Jesus, do Museu Afro Brasil, em SP, que participou do programa na terça-feira, 17. Ela vê similaridades entre sua vida e a da escritora Carolina Maria de Jesus, autora de 'Quarto de Despejo'.

Maura Almeida e as Fagulhas de História do Triângulo Mineiro

Edição nº 1751 - 30 de Outubro de 2020

Na edição nº 281, de 17 de março de 1985, o ET publicou uma entrevista com a escritora sacramentana, Maura Afonso Almeida Rodrigues, para falar sobre o livro, ‘Fagulhas de História do Triângulo Mineiro’ lançando na ocasião.  

O livro é um registro de muitas histórias ocorridas desde o início do povoamento de toda esta região, com destaque para Sacramento, de onde, em recentes publicações, na coluna, ‘Os prefeitos do bicentenário’, resumimos o trabalho administrativo daqueles bravos homens.

Veja a entrevista que fizemos com a escritora no lançamento do livro. 

Lero Social

Edição nº 1736 - 24 de Julho de 2020

N. SRª DO CARMO VOLTA A OCUPAR SEU LUGAR NA BASÍLICA 

A imagem de Nossa Senhora do Carmo volta a ocupar seu lugar na Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria depois de seis anos, daquele fatídico dia em que o templo teve diversas imagens quebradas, uma delas, a de Nossa Senhora do Carmo, que volta ao seu lugar, graças à doação da imagem pelo ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges. (foto) 

Igrejas do Desemboque, um patrimônio de 277 anos, vão ser restauradas

Edição nº 1735 - 10 de Julho de 2020

O povoamento da região atualmente denominada Triângulo Mineiro se deu a partir da povoação do Desemboque, importante centro colonial, hoje distrito de Sacramento. Toda essa região, habitada inicialmente pelas tribos indígenas caiapós e araxás e pelos negros agrupados nos diversos quilombos, permaneceu praticamente inexplorada até as primeiras décadas do século XVIII quando originou-se e floresceu a civilização mineradora. O historiador Antônio Borges Sampaio, em 'Uberaba, história, fatos e homens' fixa a data a data de fundação do Desemboque em 1743.

Bucolândia...

Edição nº 1735 - 10 de Julho de 2020

Os prefeitos do bicentenário - Dr José Zago Filho – 31.01.1963 a 30.06.1964

 

Correios lançam selos em homenagem às ações de combate à Covid-19

Edição nº 1735 - 10 de Julho de 2020

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou nessa quarta-feira 8, um bloco de seis selos em homenagem aos trabalhos de combate à pandemia do novo coronavírus. O lançamento foi transmitida on-line, nos canais oficiais dos Correios nas redes sociais.

ICMS Cultural de 2021 tem pontuação provisória

Edição nº 1735 - 03 de Julho de 2020

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) divulgou na sexta-feira (20/06), a pontuação provisória do ICMS Patrimônio Cultural - Exercício 2021. Sacramento obteve pontuação total de 8,70 pontos. A cidade de Mariana conquistou a melhor pontuação provisória do ICMS Patrimônio Cultural, 65,65 pontos.

Delfinópolis, o segundo maior produtor de banana no Estado, cria selo coletivo

Edição nº 1735 - 03 de Julho de 2020

A história da produção de banana em Delfinópolis começou em 1993. Naquele ano, desanimado com os baixos preços do café, um pequeno grupo de produtores resolveu investir no plantio da fruta como alternativa de renda.  Inicialmente, foram plantados 20 hectares. O início foi muito difícil, tanto do domínio das técnicas de condução da lavoura, como na comercialização.  Além dos agricultores, o trabalho envolveu a Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e a prefeitura municipal.