Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1777 - 07 de Maio de 2021

Cultura

Dupla Paulo Vítor & Guilherme faz sucesso em lives sertanejas

Edição nº 1777 - 07 de Maio de 2021

A dupla Paulo Vítor e Guilherme vem fazendo sucesso nas redes sociais com a música 'Medalha de Honra', desde o pré-lançamento, no dia 24 de abril, numa live pelo Youtube, em prol do Lar São Vicente de Paulo.  “Arrecadamos entre produtos e dinheiro por doações feitas e leilões realizados mais de R$ 6 mil, que foram destinadas à entidade, com a vantagem da música conquistar os fãs”, afirmam os jovens. 

 

Gabriella, uma sacramentana no arquipélago dos Açores

Edição nº 1777 - 07 de Maio de 2021

A entrevistada desta edição, nos seus belos 22 anos, corajosa, empoderada, uma trabalhadora da vida desde os 15 anos, é Gabriella Corrêa Domingos, que faz questão de ser sacramentana, conta um pouco de sua história e como está vivendo e estudando na Europa. Diz que não gosta da expressão 'de mala e cuia', por isso foi tudo muito bem planejado até chegar à Holanda. Matogrossense de Corumbá, chegou a Sacramento aos seis anos, como filha do coração de nossa querida Rose Doida, que diz, com todas as letras que sua “filhinha” é sacramentana.

Escolas exaltam 300 anos de MG com lives

Edição nº 1754 - 27 de Novembro de 2020

 A EE Cel José Afonso de Almeida, em parceria com a equipe do canal do Youtube Divertidamente, promoveu, nessa quarta-feira 25, um evento online em comemoração aos 300 anos do estado de Minas Gerais. O evento contou com a participação do professor de história e advogado Klayton de Oliveira, que levou importantes contribuições sobre os acontecimentos históricos, centrando-se na luta pela liberdade, a tendo como destaque a Inconfidência Mineira. 

Arinaldo e Guilherme Kassabian encontram-se com José Alberto Costa, autor da música da canção, 'Vem morar em Sacramento'

Edição nº 1754 - 27 de Novembro de 2020

O eletricitário aposentado, Arinaldo Paiva e seu filho, o músico Guilherme Kassabian Paiva, maestro da Banda Lira do Borá, estiveram em Belo Horizonte recentemente e, na oportunidade, visitaram o músico, José Alberto Costa, autor da música da canção, 'Vem morar em Sacramento' também conhecida por 'Sacramento, meu amor', cuja letra é da sacramentana, Deia Loiola. Pelas saborosas letra e música, a canção acabou por se tornar o segundo hino da cidade, sempre cantada para dar as boas-vindas a quem chega a Sacramento.

 

Carolina é destaque na série 'O que nos une', na semana da Consciência Negra

Edição nº 1754 - 27 de Novembro de 2020

Comemorou-se na última sexta-feira, 20 de Novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra e, para marcar a semana, a  TV Globo exibiu a série especial, 'O que nos une', trazendo depoimentos  de pessoas  que são exemplos. É o caso de Izabel Monteiro, de 33 anos, que trabalha na Biblioteca Carolina Maria de Jesus, do Museu Afro Brasil, em SP, que participou do programa na terça-feira, 17. Ela vê similaridades entre sua vida e a da escritora Carolina Maria de Jesus, autora de 'Quarto de Despejo'.

Maura Almeida e as Fagulhas de História do Triângulo Mineiro

Edição nº 1751 - 30 de Outubro de 2020

Na edição nº 281, de 17 de março de 1985, o ET publicou uma entrevista com a escritora sacramentana, Maura Afonso Almeida Rodrigues, para falar sobre o livro, ‘Fagulhas de História do Triângulo Mineiro’ lançando na ocasião.  

O livro é um registro de muitas histórias ocorridas desde o início do povoamento de toda esta região, com destaque para Sacramento, de onde, em recentes publicações, na coluna, ‘Os prefeitos do bicentenário’, resumimos o trabalho administrativo daqueles bravos homens.

Veja a entrevista que fizemos com a escritora no lançamento do livro. 

Lero Social

Edição nº 1736 - 24 de Julho de 2020

N. SRª DO CARMO VOLTA A OCUPAR SEU LUGAR NA BASÍLICA 

A imagem de Nossa Senhora do Carmo volta a ocupar seu lugar na Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria depois de seis anos, daquele fatídico dia em que o templo teve diversas imagens quebradas, uma delas, a de Nossa Senhora do Carmo, que volta ao seu lugar, graças à doação da imagem pelo ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges. (foto) 

Igrejas do Desemboque, um patrimônio de 277 anos, vão ser restauradas

Edição nº 1735 - 10 de Julho de 2020

O povoamento da região atualmente denominada Triângulo Mineiro se deu a partir da povoação do Desemboque, importante centro colonial, hoje distrito de Sacramento. Toda essa região, habitada inicialmente pelas tribos indígenas caiapós e araxás e pelos negros agrupados nos diversos quilombos, permaneceu praticamente inexplorada até as primeiras décadas do século XVIII quando originou-se e floresceu a civilização mineradora. O historiador Antônio Borges Sampaio, em 'Uberaba, história, fatos e homens' fixa a data a data de fundação do Desemboque em 1743.

Bucolândia...

Edição nº 1735 - 10 de Julho de 2020

Os prefeitos do bicentenário - Dr José Zago Filho – 31.01.1963 a 30.06.1964

 

Correios lançam selos em homenagem às ações de combate à Covid-19

Edição nº 1735 - 10 de Julho de 2020

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou nessa quarta-feira 8, um bloco de seis selos em homenagem aos trabalhos de combate à pandemia do novo coronavírus. O lançamento foi transmitida on-line, nos canais oficiais dos Correios nas redes sociais.