Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1727 - 15 de Maio de 2020

Meio Ambiente

Poços de Caldas passa a ser sede do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Grande

Edição nº 1703 - 29 de Novembro de 2019

      A cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas, foi definida como a sede do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBH Grande), órgão colegiado federal que delibera sobre um conjunto de oito afluentes mineiros e 15 paulistas. A decisão foi tomada na quinta-feira 21, durante a 12ª reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, realizada no município. 

Começa a Piracema, que proíbe pesca de espécies nativas

Edição nº 1700 - 08 de Novembro de 2019

Desde a última sexta-feira 1º, entrou em vigor em todo o Brasil, o defeso, período denominado Piracema, que proíbe a pesca de espécies nativas, até 29 de fevereiro de 2020.  

População de Delta, Igarapava e Uberaba terão treinamento de evacuação às margens do Rio Grande

Edição nº 1694 - 27 de Setembro de 2019

Cerca de 4 mil moradores dos municípios de Delta, Uberaba e Igarapava estão convidados a participar de uma simulação de evacuação que abrangerá 29 pontos de encontro na região. O treinamento que acontece neste neste sábado, 28 de setembro, às 15h, atende a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Campanha para coleta de pneus inservíveis em Minas Gerais

Edição nº 1682 - 05 de Julho de 2019

Pneus que não servem mais para uso têm destinação certa para serem reaproveitados. Por meio de um convênio entre as prefeituras mineiras e a Associação Reciclanip, a partir deste mês de julho, será iniciada uma campanha para a coleta de pneus inservíveis para destinação a empresas trituradoras que reaproveitam esse material na produção dos mais variados produtos. 

UHE realiza mais uma Semana do Meio Ambiente

Edição nº 1679 - 14 de Junho de 2019

A Usina Hidrelétrica (UHE) de Igarapava, apoiada pelos seus parceiros, as prefeituras de Sacramento, Conquista, Igarapava e Rifaina, Polícias Militar de Meio Ambiente, Sabesp, SAAE, Circuito Alta Mogiana e Uniube realizou de 3 a 7 de junho, no complexo da UHE, a 15ª Semana de Meio Ambiente, envolvendo um público formado por 1.379 visitantes, entre estudantes e professores das escolas parceiras dos municípios convidados como Delta, Araminas, Cristais Paulista e Uberaba.Com as presenças dos funcionários e colaboradores da Hidrelétrica de Igarapava e representantes das demais instituições parc

José Maria derruba decisão que havia mandado demolir ranchos em Jaguara

Edição nº 1676 - 24 de Maio de 2019

As decisões judiciais ordenando as demolições de ranchos localizados à beira de lagos e represas da região sofreram uma inédita reversão, dando novo ânimo aos proprietários de Sacramento e Rifaina (represa de Jaguara); e de Cássia, Delfinópolis e Passos (represa de Furnas).

Uma decisão liminar recente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região suspendeu a demolição de rancho no município mineiro de Sacramento  na divisa de SP com Minas, em Rifaina. O rancho protagonista da ação já tinha ordem de derrubada, e contra a qual não cabia mais nenhum recurso. 

Tremor de terra em Delfinópolis assusta moradores da região

Edição nº 1676 - 24 de Maio de 2019

Moradores de Delfinópolis (MG) e das cidades vizinhas levaram um susto com um abalo sísmico ou tremor de terra, de magnitude 3.9 na Escala Richter, com epicentro no município de Delfinópolis, às 16h46, que foi sentido nos municípios de Claraval, Passos,  Cássia, São Roque de Minas, Itaú de Minas, Alpinópolis, Jacuí, no Sul de Minas, Sacramento, Uberlândia, Tapira,  Araxá,  Rifaina, Alto Porã, Franca,  Cristais Paulista, Pedregulho, Vargem Grande, São Joaquim da Barra, Itirapu, dentre outras.

MG aprova licença para mineração na Serra da Piedade

Edição nº 1665 - 8 de Março de 2019

A Câmara de Atividades Minerarias do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) aprovou dia 22 último a retomada da mineração na Serra da Piedade, na região metropolitana de Belo Horizonte, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e local onde fica o o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de MG. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) foram sete votos a favor – incluindo o do governo Romeu Zema, por meio de três secretarias a favor e uma abstenção.  

305 quilômetros do rio Paraopebas estão mortos

Edição nº 1664 - 1 de Março de 2019

Um trecho de 305 quilômetros do rio Paraopeba está com a qualidade da água ruim ou péssima, segundo um relatório divulgado nessa quarta-feira 27 pela Fundação SOS Mata Atlântica, que realizou uma expedição ao longo do rio, passando por 21 municípios, para avaliar os danos após o rompimento da barragem I da Mina Córrego do Feijão, que deságua no Paraopeba, em Brumadinho, que ocorreu no dia 25 de janeiro.  A tragédia resultou no despejo de 14 toneladas de rejeitos de minérios no Paraopeba e deixou pelo menos 180 mortos e 130 desaparecidos. 

Barragem de rejeitos da Mosaic em Araxá está sob emergência

Edição nº 1664 - 1 de Março de 2019

A barragem de rejeitos da Mosaic Fertilizantes, em Araxá, teve o atestado de estabilidade negado e foi declarada em situação de emergência na última sexta-feira 22 e as operações da estrutura foram interrompidas temporariamente. O problema foi detectado após inspeção realizada por uma consultoria externa especializada. Sem constatar a estabilidade da estrutura, a barragem do Complexo Mineroquímico de Araxá foi classificada com Nível 1 de risco – primeiro dos três estágios de risco possíveis.