Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1737 - 24 de julho de 2020

Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia cresce pelo 14º mês e se encaminha para pior registro em uma década

Edição nº 1735 - 10 de Julho de 2020

O desmatamento na Amazônia Legal cresceu pelo 14º mês consecutivo em junho, mostraram números preliminares do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aumentando a pressão sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro em um momento em que investidores e empresários passaram a cobrar do presidente uma ação mais efetiva contra a destruição da floresta.

 

Nuvem de gafanhotos se aproxima do Brasil e preocupa autoridades

Edição nº1733 - 26 de Junho de 2020

Uma nuvem de gafanhotos, da espécie  Schistocerca cancellata,   vinda da Argentina ligou o alerta entre produtores rurais brasileiros. O alerta de perigo foi acionado pelo Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agro-Alimentar da Argentina (Senasa) próximo à fronteira com o Rio Grande do Sul. 

Ruptura de barragem leva Corpo de Bombeiros a Perdizes na madrugada de domingo

Edição nº 1730 - 05 de Junho de 2020

O Corpo de Bombeiros de Uberaba foi acionado na madrugada do domingo 31, para comparecer na vizinha cidade de Perdizes devido ao rompimento de  uma barragem com capacidade de 1 milhão de metros cúbicos d'água,   utilizada na irrigação de uma lavoura de batatas da fazenda Água Santa. 

De acordo com Tenente-coronel Anderson Passos, comandante do 8º Batalhão de Bombeiros toda a água  foi extravasada, mas não houve vítimas. A água percorreu o solo da fazenda e caiu numa barragem mais abaixo, cuja capacidade é de 4 milhões de metros cúbicos.  

Plano regional de gestão do lixo aprovado abre caminho para PPP de usina

Edição nº 1728 - 22 de Maio de 2020

O Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande) está aprovado e abre caminho para uma PPP (Parceria Público-Privada) destinada à implantação de uma usina de reaproveitamento energético a partir do lixo na região.

Poços de Caldas passa a ser sede do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Grande

Edição nº 1703 - 29 de Novembro de 2019

      A cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas, foi definida como a sede do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBH Grande), órgão colegiado federal que delibera sobre um conjunto de oito afluentes mineiros e 15 paulistas. A decisão foi tomada na quinta-feira 21, durante a 12ª reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, realizada no município. 

Começa a Piracema, que proíbe pesca de espécies nativas

Edição nº 1700 - 08 de Novembro de 2019

Desde a última sexta-feira 1º, entrou em vigor em todo o Brasil, o defeso, período denominado Piracema, que proíbe a pesca de espécies nativas, até 29 de fevereiro de 2020.  

População de Delta, Igarapava e Uberaba terão treinamento de evacuação às margens do Rio Grande

Edição nº 1694 - 27 de Setembro de 2019

Cerca de 4 mil moradores dos municípios de Delta, Uberaba e Igarapava estão convidados a participar de uma simulação de evacuação que abrangerá 29 pontos de encontro na região. O treinamento que acontece neste neste sábado, 28 de setembro, às 15h, atende a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Campanha para coleta de pneus inservíveis em Minas Gerais

Edição nº 1682 - 05 de Julho de 2019

Pneus que não servem mais para uso têm destinação certa para serem reaproveitados. Por meio de um convênio entre as prefeituras mineiras e a Associação Reciclanip, a partir deste mês de julho, será iniciada uma campanha para a coleta de pneus inservíveis para destinação a empresas trituradoras que reaproveitam esse material na produção dos mais variados produtos. 

UHE realiza mais uma Semana do Meio Ambiente

Edição nº 1679 - 14 de Junho de 2019

A Usina Hidrelétrica (UHE) de Igarapava, apoiada pelos seus parceiros, as prefeituras de Sacramento, Conquista, Igarapava e Rifaina, Polícias Militar de Meio Ambiente, Sabesp, SAAE, Circuito Alta Mogiana e Uniube realizou de 3 a 7 de junho, no complexo da UHE, a 15ª Semana de Meio Ambiente, envolvendo um público formado por 1.379 visitantes, entre estudantes e professores das escolas parceiras dos municípios convidados como Delta, Araminas, Cristais Paulista e Uberaba.Com as presenças dos funcionários e colaboradores da Hidrelétrica de Igarapava e representantes das demais instituições parc

José Maria derruba decisão que havia mandado demolir ranchos em Jaguara

Edição nº 1676 - 24 de Maio de 2019

As decisões judiciais ordenando as demolições de ranchos localizados à beira de lagos e represas da região sofreram uma inédita reversão, dando novo ânimo aos proprietários de Sacramento e Rifaina (represa de Jaguara); e de Cássia, Delfinópolis e Passos (represa de Furnas).

Uma decisão liminar recente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região suspendeu a demolição de rancho no município mineiro de Sacramento  na divisa de SP com Minas, em Rifaina. O rancho protagonista da ação já tinha ordem de derrubada, e contra a qual não cabia mais nenhum recurso.