Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Escolas exaltam 300 anos de MG com lives

Edição nº 1754 - 27 de Novembro de 2020

 A EE Cel José Afonso de Almeida, em parceria com a equipe do canal do Youtube Divertidamente, promoveu, nessa quarta-feira 25, um evento online em comemoração aos 300 anos do estado de Minas Gerais. O evento contou com a participação do professor de história e advogado Klayton de Oliveira, que levou importantes contribuições sobre os acontecimentos históricos, centrando-se na luta pela liberdade, a tendo como destaque a Inconfidência Mineira. 

Como convidada de honra, esteve presente a professora Aline Rosa, mestre em Estudos Literários pela UFU. A professora selecionou alguns poemas de grandes nomes da literatura mineira, dentre eles, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Conceição Evaristo e Carolina Maria de Jesus. Enriqueceu o momento com a leitura de alguns poemas dos autores citados.

Em suas considerações finais, Aline ressaltou a importância da leitura na construção do conhecimento, incentivando os participantes terem no livro um companheiro inseparável para estimular o hábito de leitura e a criticidade. 

Ilustrando a live, o professor e músico, Waltinho Rios, brindou o público com seu indefectível sax interpretando algumas músicas do cancioneiro popular.

 

EE Sinhana Borges 

 

A Semana da Consciência Negra teve destaque na EE Sinhana Borges, através das atividades realizadas pelo facebook, cumprindo agenda proposta pela Secretaria de Estado de Educação para ser realizada no dia 20 de Novembro concomitante com as comemorações dos 300 anos de Minas Gerais, neste próximo 2 de dezembro. 

Com abordagens diversas, sob a temática, 'Negrite, Atitude e Representatividade', a escola convidou personalidades negras dos diversos setores da cidade para darem seu depoimento sobre: preconceito, luta, história, identidade e representatividade negra, gerando um riquíssimo repertório de histórias de vida e experiências vividas ao longo de suas vidas. Entre tantos, estiveram presentes, Jhosy Oliveira, a dupla Lis e Jô, sociólogo Daniel Ramalho, a artesã Leila Tiago, a cabeleireira Elaine Cristina e o advogado Agenor Filho.

“Mais uma vez a Escola Sinhana Borges cumpriu com seu compromisso de educação com amor e preparo para a vida, dá voz a tantos sacramentanos que são exemplos e estímulos para que os alunos lutem por seus ideais na construção de um pensamento crítico que só o conhecimento traz”, comentou a diretora Naara Mota.