Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1737 - 24 de julho de 2020

Lero Social

Edição nº 1736 - 24 de Julho de 2020

N. SRª DO CARMO VOLTA A OCUPAR SEU LUGAR NA BASÍLICA 

A imagem de Nossa Senhora do Carmo volta a ocupar seu lugar na Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria depois de seis anos, daquele fatídico dia em que o templo teve diversas imagens quebradas, uma delas, a de Nossa Senhora do Carmo, que volta ao seu lugar, graças à doação da imagem pelo ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges. (foto) 

A entronização da imagem com imposição do escapulário aconteceu nessa quinta-feira 16, dia de Nossa Senhora do Carmo, em missa presidida pelo reitor da Basílica, padre Ricardo Alexandre e concelebrada pelos padres Carlos Alexandre e Sérgio Márcio de Oliveira,  

então pároco da Basílica 

na época do fato.

No final  da celebração a imagem foi coroada  pela mais antiga voluntária da igreja, Maria do Carmo Chaer Borges, aniversariante e por Wisne, uma das primeiras pessoas a chegar na matriz e se deparar com a destruição no templo.  

O  reitor da Basílica, Pe Ricardo Alexandre, num apequena nota histórica recorda que, “No dia 16 de julho de 2014, dia da festa de Nossa Senhora do Carmo,  por volta das 16h30, o jovem evangélico, Mizael Rodrigues Felix, de Uberlândia, adentrou a Igreja Matriz e quebrou todas as imagens do templo. No domingo seguinte, dia 20, foi feita uma “procissão deesagravo”. No dia 4 de outubro seguinte, o Papa Francisco elevou a Igreja Matriz de Sacramento à condição de Basílica do Ssmo. Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria”.

 

BODAS DE PRATA

O prefeito Wesley De Santi e Maria Tereza repetiram o abençoado ato de sua união matrimonial na então Igreja Matriz de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, hoje Basílica, ao participar de celebração eucarítica e agradecer por 25 anos de cumplicidade e bênçãos renovadas pelo pároco, Pe. Ricardo Fidelis.

Nessa caminhada rumo aos votos e juras de amor, caminha o jovem casal, Ester Moreira e Marcel Bizinoto.

 

Júlio Cesar Pereira

O sacramentano Júlio César Pereira lançará em breve mais um livro, “Sobre melros, pássaros pretos e borboletas”. A notícia foi dada ao ET durante visita do escritor à redação, onde relata como tudo começou. “Fui num booker, onde me encontrei com um amigo, que gosta do que escrevo. Ele me pediu para mostrar o que eu tinha. Quando mostrei a primeira parte do meu trabalho, ele disse: 'Júlio, não mate a personagem'. 

Diz Júlio César, que é sociólogo, professor, professor e funcionário público do estado de São Paulo, que acatou a sugestão. “Assim fiz, dei vida à personagem, uma indígena da tribo caiapó, que habitava a região na época do Tabuleiro, antes da formação do Desemboque. Fiz todo o material sobre a índia, que teve descendentes que ficaram no Quilombo do Rei Ambrósio, por um tempo e depois no Quilombo do Campo Grande. Um material muito extenso”, adianta, explicando como nasceu o interesse da publicação.

“O livro nasceu após um encontro com o secretário de Cultura, Prof. Carlos Alberto Cerchi que achou interessante uma publicação sobre o tema neste anos em que se comemora os 200 anos de Sacramento”, explica, destacando que, para o lançamento o conteúdo foi condensado mostrando a história de Sacramento a partir da perspectiva do índio e do negro escravizado. 

De acordo com o autor, são muitos vultos históricos, desde a época do Cônego Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswick, que veio para cá, trazendo a tiracolo os escravos que, com ele fundaram Sacramento, construíram igreja e ficaram relegados a segundo plano. Inclusive faço uma crítica: 'Onde foram parar esses personagens históricos, o índio e o negro escravizado?' ”. 

Segundo César, o livro, que será impresso pela editora Bertolucci, está passando pelos últimos ajustes e em breve estará pronto, para lançamento tão logo acabe a pandemia. 

 

Embaixada Politize e Coletivo Bitita querem reunir pré-candidatas 

De acordo com pesquisa realizada constatamos que tivemos apenas cinco mulheres em cargos políticos na cidade de Sacramento. Sabendo que é extremamente importante que ocupemos este espaço na política, para que possamos ter o nosso lugar de fala e auxiliar na construção de políticas públicas mais efetivas no que se refere as mulheres, a  Embaixada Politize de Sacramento e  o Coletivo Bitita convidam as mulheres pré-candidatas na cidade de Sacramento para um bate-papo sobre política. O momento será uma oportunidade para que conheçamos as mulheres de nossa cidade que pretendem concorrer à eleição neste ano, e elas possam expor seus pensamentos.

Os organizadores esclarecem que o encontro será algo voltado para o conhecimento de si mesma e de apresentação às demais, com um  alerta de que não podem fazer campanha, conforme legislação eleitoral.

As pré-candidatas devem se inscrever no link: https://forms.gle/XeqcWVfwYhUZsEij6

 

O encontro será no dia 26 de julho às 18 horas.

 

Circuito Mineiro de Karatê, Kata e Kumitê virtual 

Neste final de semana, 18 e 19, a Federação Mineira de Karate (FMK) realiza a segunda etapa do Circuito Mineiro de Karate Kata e Kumite virtual, que contará pontos para o ranking virtual oficial. De acordo com o Prof. Alexandre Costa Guissoni, “o Karatê é um dos únicos esportes que não parou durante a crise pandêmica, isto é, as competições estão sendo realizadas na modalidade virtual. Começou com a modalidade kata, que é uma demonstração de movimentos, mas a partir da 2ª etapa, a competição terá também a modalidade kumite, a luta propriamente dita.  

Os alunos do Prof. Alexandre participaram da 1ª etapa e estarão participando neste final de semana da 2ª. Para isso, estão se preparando através de vídeo aulas.