Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

População de Delta, Igarapava e Uberaba terão treinamento de evacuação às margens do Rio Grande

Edição nº 1694 - 27 de Setembro de 2019

Cerca de 4 mil moradores dos municípios de Delta, Uberaba e Igarapava estão convidados a participar de uma simulação de evacuação que abrangerá 29 pontos de encontro na região. O treinamento que acontece neste neste sábado, 28 de setembro, às 15h, atende a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

 A ação, que tem o objetivo de consolidar a cultura de segurança e prevenção na região, é promovida pelo grupo de trabalho composto pelas Defesas Civis Municipais, Estaduais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar dos estados de MG e SP, Prefeituras, Usina Hidrelétrica de Igarapava, Delta Sucroenergia, Raízen, Fertigran e a população das localidades.

Segundo a Defesa Civil, a simulação é uma das ações previstas no Plano de Ação de Emergência – PAE da Usina Hidrelétrica de Igarapava, com o propósito de capacitar a população para atuação em caso de emergências, testar o sistema de comunicação e alerta (sirenes) já implementados. Para o trabalho feito de forma conjunta foram realizadas várias reuniões do Grupo de Trabalho, cinco reuniões com as comunidades e agora chegou o momento de colocar em prática o aprendizado, através do exercício de simulação.

 

UHE Igarapava é segura

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a barragem da Usina Hidrelétrica de Igarapava está classificada na categoria de risco B, indicando que possui todas as condições de segurança necessárias para seu funcionamento. 

O gerente geral da UHE Igarapava, Cláudio Antônio da Silva, informa que mesmo com os monitoramentos e planos de controle que a usina hidrelétrica já possui desde sua implantação, é necessário também atender a recente legislação vigente que foi regulamentada para o setor elétrico pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica. Neste contexto, municípios localizados abaixo de barragens, mesmo que de usinas hidrelétricas, em condições normais de segurança, devem realizar as ações preventivas.

 

Dinâmica do exercício simulado

No dia 28 de setembro, às 15 horas, um sinal sonoro será acionado. A população das áreas dos três municípios, que já foram previamente informadas, deve seguir pelas rotas de fuga e seguir para os Pontos de Encontro que foram definidos previamente no PAE.  Em seguida, sob coordenação da Defesa Civil, os moradores participantes responderão a questionários para que a ação seja avaliada, podendo também tirar dúvidas sobre a simulação.