Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1771 - 26 de Março de 2021

Campanha para coleta de pneus inservíveis em Minas Gerais

Edição nº 1682 - 05 de Julho de 2019

Pneus que não servem mais para uso têm destinação certa para serem reaproveitados. Por meio de um convênio entre as prefeituras mineiras e a Associação Reciclanip, a partir deste mês de julho, será iniciada uma campanha para a coleta de pneus inservíveis para destinação a empresas trituradoras que reaproveitam esse material na produção dos mais variados produtos. 

Além de não serem mais um poluidor do meio ambiente, esses pneus também não vão servir de local para a reprodução do Aedes aegypti. Para isso, os municípios interessados devem entrar em contato com a Reciclanip até o dia 17 de julho. 

Segundo a analista ambiental, Luiza Betim, os municípios conveniados vão receber e armazenar os pneus inservíveis entregues pela população e empresas privadas, como oficinas, borracharias, concessionárias e postos de gasolina e,  no período de 22 a 26 de julho, serão coletados, pela Reciclanip. 

 Em Minas Gerais, no ano passado, a Reciclanip coletou cerca de 14 mil toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a mais de 1,5 milhão de unidades de pneus de carro de passeio.

Os pneus inservíveis são coletados e destinados para empresas trituradoras. Depois desse processo, o material é reaproveitado como combustível alternativo nas indústrias de cimento, fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis e a produção de asfalto-borracha.