Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Plano regional de gestão do lixo aprovado abre caminho para PPP de usina

Edição nº 1728 - 22 de Maio de 2020

O Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande) está aprovado e abre caminho para uma PPP (Parceria Público-Privada) destinada à implantação de uma usina de reaproveitamento energético a partir do lixo na região.

A versão final do plano foi apresentada na sexta-feira 15 por representantes da Caixa Econômica Federal e especialistas da empresa de consultoria contratada para elaboração do documento. O projeto foi aprovado, através de videoconferência, por unanimidade pelos prefeitos  dos oito municípios integrantes do Convale: Água Comprida, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Delta, Planura, Sacramento, Uberaba e Veríssimo. 

A partir de agora o consórcio já pode avançar para o lançamento da PPP referente à usina de reaproveitamento energético que atenderá os oito municípios, porém sem data definida para a publicação do edital para o processo.

O plano de gerenciamento dos resíduos sólidos inclui uma série de ações que envolvem as fases de coleta, transporte, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente adequada. O plano, inclui ainda o aumento de coleta seletiva e a recuperação de 100% das áreas de antigos lixões, nos últimos cinco anos, nos municípios pertencentes à região do Vale do Rio Grande.

Para as cidades que já têm o serviço, como Uberaba, Conquista e Sacramento, a meta é chegar a 30% de cobertura com coleta seletiva em cinco anos. Já nos demais municípios a meta é a implantação e a cobertura de 2,5% nos cinco primeiros anos de vigência do plano.  E no prazo de 20 anos de validade do plano, o objetivo é chegar a 45% de cobertura de coleta seletiva nos municípios que já têm o serviço e 4% nas cidades onde ainda será implantada a coleta seletiva.