Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Edição nº 1530 - 12 de agosto de 2016

Bucolândia & coisas mais...

Edição nº 1530 - 12 de agosto de 2016

Nos belos tempos antigos da Bucolândia, dizem, um padre que gostava de uma ‘fesinha’ no jogo de bicho, aflito para saber o resultado, em plena procissão, cantou para uma fiel que estava na janela: “Comadre Maria, que bicho deu hoje?”. Ao que ela respondeu: “Ave, ave, avestruz...”. Retruca o bom padre: “Se é bicho de pena, me diz a centena’’. Veio a resposta com a mesma música do Louvando a Maria: “Foi com zero, zero, dois... Zero, sero, zero dois...”. Belos tempos!
(Do livro No Reino Encantado da Bucolândia,
de Saulo Wilson)

Drones possibilitam fotos aéreas fantásticas

Edição nº 1530 - 12 de agosto de 2016

Amante da fotografia, Leonardo França Amui inova ao incorporar um equipamento de última geração no seu trabalho profissional, um drone. Pequeno veículo não tripulado, como se fosse a miniatura de um helicóptero, controlado remotamente para fotografar de ângulos que exigem a elevação da câmera até mais de mil metros de altura ou em ambientes onde o acesso é impossível.

A agroecologia como antídoto à produção transgênica

Edição nº 1530 - 12 de agosto de 2016

O atual sistema politico e econômico parece obedecer à lógica de bactérias dentro de uma “placa de Petri”. Esta é um recipiente achatado de vidro com nutrientes para bactérias. Algumas espécies, quando pressentem que os nutrientes estão prestes a acabar, se multiplicam espantosamente para, em seguida, todas morrerem.

Projeto do Plano Municipal de Saneamento Básico discutido em audiência pública

Edição nº 1530 - 12 de agosto de 2016

Carlos Messias Pimenta, autor do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Sacramento, fez a apresentação do projeto em audiência pública realizada no último  dia   2, no Centro Administrativo.
O Plano Municipal de Saneamento Básico é uma exigência da Lei Federal Lei n.º 11.445/2007, que estabelecia  que a partir de 2014, as Prefeituras não poderiam receber recursos federais para projetos de saneamento básico, mas dada à dificuldade, sobretudo dos municípios menores o prazo estendido.

Câncer de pele: Brasil poderá ter mais de 175 mil novos casos em 2016

Edição nº 1530 - 12 de agosto de 2016

O Brasil é um país tropical. Mesmo nos dias de inverno, o sol está sempre radiante. Com as baixas temperaturas da estação, esquecemos de tomar os devidos cuidados em se tratando do astro rei que com toda a sua imponência e beleza, pode ser um grande vilão.

Experiência amazônica pode ser aproveitada no Velho Chico

Edição nº 1530 - 12 de agosto de 2016

A experiência de fiscalização e controle ambiental implantada na região amazônica, com base principalmente no uso de tecnologias de imagem via satélite, poderia ser também utilizada na bacia do São Francisco. A opinião é do procurador da República Daniel Azeredo Avelino, que atua no Pará, e foi externada na manhã desta terça-feira (09.09) durante o 1º Encontro do CBHSF com Membros do Ministério Público, que se realiza em Salvador (BA).

Beybe e Ronair são campeões do mais tradicional torneio de truco de Conquista

Edição nº 1530 - 12 de agosto de 2016

Beybe e Ronair são os campeões do mais tradicional torneio de truco da cidade de Conquista, o Torneio da Festa do Senhor Bom Jesus da Lapa, a maior festa religiosa da cidade.

Olimpíadas da Escola Coronel: "A vitória depende da união e do respeito de todos"

Edição nº 1530 - 12 de agosto de 2016

A comunidade escolar da  Escola Estadual Coronel José Afonso de Almeida, direção, servidores,  alunos e familiares encheram de alegria e cores as ruas centrais da cidade até o Poliesportivo Marquezinho para abertura das Olimpíadas, na manhã dessa quinta-feira (11), Dia do Estudante.
A cerimônia de abertura iniciou na porta da escola com o acendimento da tocha e todos seguiram em caminhada até  Marquezinho, onde foram realizadas várias apresentações de ginástica olímpica,  danças e os primeiro jogo de futsal.

Em crise, estados mudam a data ou atrasam pagamentos de servidores

Edição nº 1530 - 12 de agosto de 2016

A crise financeira enfrentada pelos estados está afetando o pagamento de funcionários públicos em boa parte dos estado e do Distrito Federal.  Além dos  atrasos de salários ou verbas adicionais, os governos têm adotado três outras estratégias, a mais comum delas é parcelar salários; outro estratégia é escalonar pagamentos de acordo com o valor, na qual parte do funcionalismo é paga em um dia e parte em outro.

Sacramento registra aumento de MEI - Microempreendedores Individuais

Edição nº 1530 - 12 de agosto de 2016

Segundo o Portal do Empreendedor, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do Governo Federal, em janeiro de 2013, o município de Sacramento contava com um total de 188 microempreendedores optantes no SIMEI, hoje são 523 CNPJs, conforme informações  da assessoria de Comunicação da Prefeitura.