Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Drones possibilitam fotos aéreas fantásticas

Edição nº 1530 - 12 de agosto de 2016

Amante da fotografia, Leonardo França Amui inova ao incorporar um equipamento de última geração no seu trabalho profissional, um drone. Pequeno veículo não tripulado, como se fosse a miniatura de um helicóptero, controlado remotamente para fotografar de ângulos que exigem a elevação da câmera até mais de mil metros de altura ou em ambientes onde o acesso é impossível.
Por isso, têm sido muito adotados por fotógrafos e cinegrafistas como suporte para câmeras com o objetivo de fazer imagens aéreas de casamentos, atividades esportivas e outras festividades. No Brasil, é possível comprar alguns modelos em lojas específicas por valores que partem dos R$ 2 mil. Muito leves, esses aparelhos costumam ter baterias bem pequenas, o que reduz sua autonomia de voo para poucos minutos.
Em Sacramento, Léo é pioneiro na atividade. “Sei que muita gente tem drone, mas que fazem uso profissional não sei de ninguém. Minha opção pelo drone é devida ao trabalho que faço de filmagens. Ele propicia tomadas aéreas, ângulos diferentes em várias situações, por exemplo na realização de documentários de cidades, propriedades rurais, enfim, para qualquer tipo que exija uma filmagem aérea, imagens diferentes, enriquecedores do trabalho”, explica.
No ponto de vista didático, pedagógico e educacional, de acordo com Leo, que é um dos funcionários da Escola Eurípedes Barsanulfo, o aparelho ajuda nos projetos do estabelecimento. “Ele é um recurso a mais que temos para a captação de imagens das crianças em suas diversas atividades e para os projetos da escola. Estamos fazendo agora, por exemplo, o vídeo do 'Adote', um programa que será lançado em breve pela escola”, informa.
O drone usado por Leo é um Phanton 4, da DJI, acoplado com três câmeras, lançado em abril deste ano. O equipamento vem com uma série  de recursos como sistema anti colisão, faz o map in track. “A DJI è uma marca líder mundial no segmento, claro que estamos falando desse tipo de  drone. Há outros muito, muito mais caros para trabalhos específicos. Mas o Phanton 4 tem uma qualidade altíssima de  imagem 4k, que é quatro vez mais que a qualidade full hd, suficiente para oferece recursos inovadores e para atender às nossas necessidades”, finaliza.