Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1591 - 06 de Outubro de 2017

Crônicas

Estamos já em plena ditadura civil rumo à militar?

Edição nº 1591 - 06 de Outubro de 2017

O que vivemos atualmente no Brasil não pode sequer ser chamado de democracia de baixíssima intensidade. Se tomarmos como referência mínima de uma democracia sua relação para com o povo, o portador originário do poder, então ela se nega a si mesma e se mostra como farsa.

300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Edição nº 1591 - 06 de Outubro de 2017

“Viva a mãe de Deus e nossa,

sem pecado concebida!

Viva a Virgem Imaculada,

A Senhora Aparecida.

 

Aqui estão vossos devotos, cheios de fé

 incendida,

De conforto e de esperança, ó Senhora 

Aparecida.

 

Protegei a Santa Igreja, ó mãe terna e 

compadecida.

Protegei a nossa Pátria, ó Senhora Aparecida.

 

Velai por nossas famílias, pela infância

 desvalida,

pelo povo brasileiro, ó Senhora Aparecida.”

 

A geológica do antropoceno versus a do ecoceno

Edição nº 1590 - 29 de Setembro de 2017

O primeiro a elaborar uma ecologia da Terra como um todo, ainda nos anos 20 do século passado, foi o geoquímico russo, Vladimir Ivanovich Vernadsky (1963-1945). Ele conferiu caráter científico à expressão “biosfera”, criada em 1875 por um geólogo austríaco, Eduard Suess. Nos anos 70, com James Lovelock, se desenvolveu a teoria de Gaia, a Terra que se comporta como um super-organismo vivo que sempre produz e reproduz vida. Gaia, nome grego para a Terra viva, não é tema da New Age, mas o resultado de minuciosa observação científica.

Esse golpe se torna indestrutível

Edição nº 1590 - 29 de Setembro de 2017

A empresa do povo brasileiro, a Petrobras, se aliou a americana Exxon, a maior empresa de petróleo do mundo, para explorar áreas adjacentes do Pré-Sal que pertence ao povo brasileiro.

A tentativa de condenação de um homem justo

Edição nº 1589 - 22 de Setembro de 2017

No dia 19 de setembro o juiz Vallisney Oliveira da 10ª Vara Federal de Brasília acatou a denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-Presidente Lula e Gilberto Carvalho por ter pretendido ver indícios de corrupção passiva sob a alegação de que teriam recebido a propina de 6 milhões de reais ao PT para reeditar a Medida Provisória 471 de 2009, que estendia benefícios fiscais a montadores do setor automobilístico no Centro-Oeste e Nordeste.

A cidadania desafiada pelo golpe parlamentar

Edição nº 1588 - 15 de Setembro de 2017

Entendemos por cidadania o processo histórico-social que capacita a massa humana de forjar condições de consciência, de organização, de elaboração de um projeto e de práticas no sentido de deixar de ser massa e de passar a ser povo, como sujeito histórico, plasmador de seu próprio destino. O grande desafio histórico é certamente esse: como fazer das massas anônimas, deserdadas e manipuláveis, um povo brasileiro de cidadãos conscientes e organizados. E como se situar- hoje diante do projeto dos golpistas de 2016?

Vejo seis dimensões de uma cidadania plena:

“Nascida das águas”

Edição nº 1588 - 15 de Setembro de 2017

1945. O silêncio que fala

 

O medo: inimigo da alegria de viver

Edição nº 1587 - 8 de Setembro de 2017

Hoje o mundo, o Brasil e as pessoas são assoladas pelo medo de assaltos, às vezes com morte, de balas perdidas  e de atentados terroristas. Estes recentemente praticados em Barcelona e Londres provocaram um medo generalizado, por mais que tenha havido demonstrações de solidariedade e  manifestações pedindo paz.

Frei Betto: legados de Fidel

Edição nº 1586 - 01 de Setembro de 2017

Mesmo aqueles que combatem o sistema político de Cuba e a pessoa de Fidel Castro, não faria mal se lessem esse texto de Frei Betto que era amigo e bem próximo do líder cubano. Todos somos sujeitos a preconceitos, mas somos eticamente obrigados a nos orientar por conceitos, os mais verdadeiros possíveis. 

 

O Papa e a Amazônia*

Edição nº 1585 - 25 de Agosto de 2017

 “...As propostas de internacionalização da Amazônia só servem aos interesses econômicos das corporações internacionais.” (Papa Francisco)

A constância com que o carismático Papa Francisco é aqui evocado decorre da circunstância de que, em seu refulgente pontificado, além de mentor espiritual acatado por multidões, ele é aclamado como o mais qualificado estadista da história contemporânea. Nenhum tema de alta relevância, alusivo às angustias humanas, é desconsiderado em suas argutas percepções da vida.