Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

Crônicas

É importante derrotar as elites do atraso

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

Por mais críticas que se façam e se tenha que fazer ao PT, com ele ocorreu algo inédito na história política do país. Alguém do andar de baixo conseguiu furar a blindagem que as classes do poder, da comunicação e do dinheiro, por séculos, montaram, para minimizar ao máximo políticas públicas em benefício de milhões de empobrecidos. O mote era: políticas ricas para os ricos e políticas pobres para os pobres. Assim estes não se rebelariam.

Por que este é o momento mais perigoso para a humanidade? II Parte

Edição nº 1598 - 24 de Novembro de 2017

Deter as mudanças globais do clima

Por que este é o momento mais perigoso para a humanidade?

Edição nº 1597 - 17 de Novembro de 2017

A humanidade já esteve a ponto de desaparecer. Foi depois da terrível erupção vulcânica de Toba, na Indonésia, há 75.000 anos. Esta enorme erupção lançou tal quantidade de materiais na atmosfera que causou “efeitos comparáveis aos cenários de inverno nuclear”. “A população humana parece ter passado pelo gargalo da garrafa neste momento; de acordo com algumas estimativas, caiu para cerca de quinhentas fêmeas reprodutoras em uma população mundial de aproximadamente 4.000 indivíduos”, explica Michael Rampino no livro, Global Catastrophic Risks (Riscos Catastróficos Globais).

Os animais, portadores de direitos

Edição nº 1596 - 10 de Novembro de 2017

A aceitação ou não da dignidade dos animais depende do paradigma (visão do mundo e valores) que cada um assume. Há dois paradigmas que vêm da mais alta antiguidade e que perduram até hoje.

O sentido da vida não se perdeu

Edição nº 1595 - 03 de Novembro de 2017

Quem olha o panorama brasileiro sob a ótica da ética (toda ótica produz sua ética) não deixa de ficar desolado e profundamente entristecido. Um presidente não é apenas portador do poder supremo de um país. O cargo possui uma carga ética. Ele deve testemunhar, por sua vida e atos, os valores que quer que seu povo viva. Aqui temos o contrário: um presidente tido por corrupto, não só por acusação de políticos, nem sequer por delações, sempre discutíveis, mas por investigação séria da Polícia Federal e de outros órgãos como o Ministério Público.

A força dos pequenos: a Teologia da Libertação

Edição nº 1594 - 27 de Outubro de 2017

De uma ou de outra forma, todos nos sentimos doentes física, psíquica e espiritualmente. Há muito sofrimento, desamparo, tristeza e decepção que afetam grande parte da humanidade. Já o dissemos: da recessão econômica passamos à depressão psicológica. A causa principal deriva da intrínseca relação existente entre o ser humano e a Terra viva. Entre ambos vigora um envolvimento recíproco.

A força dos pequenos: a Teologia da Libertação

Edição nº 1593 - 20 de Outubro de 2017

Sempre que se celebra um Foro Social Mundial, três dias antes, acontece também um Foro Mundial da Teologia da Libertação. Participam mais de duas mil pessoas de todos os Continentes (Coreia do Sul, vários países de África, dos EUA, da Europa e de toda a América Latina) que praticam em seus trabalhos esse tipo de teologia. Ela implica sempre ter um pé na realidade da pobreza e da miséria e outro pé na reflexão teológica e pastoral. Sem esse casamento não existe Teologia da Libertação que mereça esse nome.

Deixem o sagrado em paz

Edição nº 1593 - 20 de Outubro de 2017

   Há diversas maneiras de o ser humano encontrar formas de se relacionar com o Divino.Os símbolos sagrados são alguns desses recursos. Como seres espirituais (há os que não aceitam a espiritualidade e a imortalidade como partes integrantes do ser humano), o homem, na ânsia por um aconchego sentimental e afetuoso com o divino, encontra, no sagrado, essa aproximação. O sagrado passa a ser, então, para o homem tão necessário como o alimento de cada dia.

O povo do México deu um exemplo ao mundo

Edição nº 1592 - 13 de Outubro de 2017

Nos dias 19 e 23 de setembro, o México foi sacudido por dois terremotos, um de magnitude 7,1 e outro de 6,1 da escala Richter, atingindo cinco Estados, dezenas de municípios inclusive a capital, a Cidade do México, colapsando centenas de casas e produzindo rachaduras em outras centenas de edifícios. Belíssimas igrejas como a de São Francisco de Assis em Puebla tiveram suas torres derrubadas. Todos se lembram ainda do terrível terremoto de 1985 que vitimou mais de dez mil pessoas. Este, embora forte, vitimou cerca de 360.

Dia do Professor

Edição nº 1592 - 13 de Outubro de 2017

No dia 15 de outubro, comemoramos

o “Dia do Professor”. 

 

Nas redes sociais, lemos depoimentos 

sobre essa profissão, alguns revelando-se 

convictos de que haviam abraçado essa vocação

interessados pela formação educacional 

e pela aquisição do saber.

 

Maneiras de ser professor, pensamentos 

sempre dignificadores dos educadores. 

Agradecimentos aos professores com os quais 

haviam aprendido a escrever, a ler,