Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1591 - 06 de Outubro de 2017

Saúde

Médica alerta sobre prevenção ao suicídio

Edição nº 1591 - 06 de Outubro de 2017

“Doe um minuto, mude uma vida”, este foi o tema deste ano da Associação Internacional de Prevenção ao Suicídio (IASP) para a celebração do dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que visa sensibilizar e conscientizar a população sobre os altos índices de suicídio no mundo e que essas mortes podem ser prevenidas. No Brasil a sua ocorrência tem crescido entre os jovens. Desde 2002, a taxa subiu 10%, de acordo com o Mapa da Violência.

 

Prefeitos de Minas cobram repasse de R$ 1,5 bilhão para a área da Saúde

Edição nº 1589 - 22 de Setembro de 2017

 

Com as contas no vermelho por causa da crise financeira, os municípios mineiros vão intensificar a pressão sobre os governos de Minas Gerais por mais recursos. Eles cobram a regularização do pagamento de repasses para serviços de saúde e transporte escolar, repartição do ICMS e ampliação dos valores para custear despesas como a merenda nas escolas. Os prefeitos se articulam e já falam em organizar uma mobilização nos moldes da Marcha à Brasília, só que no estado.

Dia D da multivacinação de crianças e adolescentes é neste sábado (16)

Edição nº 1588 - 15 de Setembro de 2017

A Secretaria de Saúde realiza neste sábado (16), o Dia D da campanha de multivacinação de crianças e adolescentes, na UBS Aracy Lopes Pavanelli.

Com o slogan “Todo mundo unido fica mais protegido”, a campanha começou no dia 11 de setembro e segue até o dia 22 de setembro em todos os postos de vacinação. 

Hospital Regional de Uberaba já está funcionando

Edição nº 1587 - 8 de Setembro de 2017

Depois de quase sete anos em construção, o Hospital Regional José de Alencar (Hospital Regional - HR- de Uberaba) foi inaugurado nesse sábado 2 de setembro, quando começou a receber os primeiros pacientes. 

Região poderá ter helicóptero para saúde

Edição nº 1587 - 8 de Setembro de 2017

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel BM Cláudio Roberto de Souza, esteve em Uberaba nessa terça-feira (5), e em  reunião na Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) e, em seguida, visitou o Aeroporto “Mário de Almeida Franco”, para  avaliar as condições para  receber um helicóptero que atuará em toda a região como forma de melhorar a qualidade e o tempo de resposta nos atendimentos à população.

Conselho Municipal de Saúde toma posse

Edição nº 1586 - 01 de Setembro de 2017

Os 16 membros do Conselho Municipal de Saúde, eleitos na X Conferência Municipal de Saúde realizada no dia 13 de julho tomaram posse na noite dessa quinta-feira 31. Presidida pelo presidente em exercício, José Idualte, a reunião contou com a presença dos membros titulares e suplentes eleitos, do secretário de Saúde e gestor do SUS, Reginaldo Afonso dos Santos  e representantes de segmentos da sociedade. 

Hospital Regional de Uberaba será comandado pela Uniube e UFTM

Edição nº 1582 - 04 de Agosto de 2017

A inauguração do Hospital Regional 'José de Alencar', conhecido como Hospital Regional de Uberaba, está com a inauguração prevista para o final do mês de agosto, segundo o prefeito Paulo Piau, estando na dependência apenas da agenda do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG).

Secretaria da Saúde apresenta balanço quadrimestral

Edição nº 1574 - 09 de Junho de 2017

A Secretaria de Saúde realizou, nessa quarta-feira 7, audiência pública de prestação de contas do primeiro quadrimeste (janeiro a abril),  em cumprimento ao artigo 36, da   Lei 141/2012.  

Minas Gerais já registra mais de 15 mil casos prováveis de chikungunya este ano

Edição nº 1572 - 26 de Maio de 2017

De janeiro a maio deste ano, Minas Gerais já registrou 15.693 casos prováveis de chikungunya. De acordo com o boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, divulgado nesta segunda-feira 22 pela Secretaria de Estado de Saúde, 11 mortes suspeitas estão sendo investigadas. A doença é transmitida pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue e zika.

Governo declara fim de emergência nacional pelo vírus Zika

Edição nº 1571 - 19 de Maio de 2017

 O Ministério da Saúde declarou nessa quinta-feira 11o fim da emergência nacional decretada em novembro de 2015, devido ao vírus Zika e sua associação com microcefalia e consequências neurológicas. Segundo a Pasta, o Brasil não preenche mais os requisitos exigidos para manter o estado de emergência, segundo os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ou seja, os casos não são mais incomuns ou inesperados.