Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

Cidade

Primeira ocupação dos Sem-terra aconteceu em 1998

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

Em 4 de junho próximo completam-se 20 anos da ocupação da fazenda Olhos d'Água, a primeira fazenda do chapadão do Bugre, no município de Sacramento, a ser ocupada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). 

Caminhada e Corriteca em prol do Hospital de Amor

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

Missão cumprida! - podem dizer os voluntários da Caminhada Passos Que Salvam que, conforme o previsto, foi realizada no domingo 26, sob fina chuva que caia pela cidade. Conforme a coordenadora Sarah Soares Abrão, a caminhada é realizada em todo o país no mesmo dia e horário, por isso não seria adiada, como ocorreu com a  Corriteca 2017, que só foi realizada nessa quarta-feira às 19h30, por conta das condições do campo de futebol da Praça de Esportes.

Rotary Clube recebe visita do Governador Distrital

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

Noite festiva no Recanto Professor José Silveira, sede do Rotary Club de Sacramento, nessa segunda-feira 27, para recepcionar o governador do distrito 4.770, Sílvio Luiz Ribeiro e sua mulher, Lúcia de Souza Silveira Ribeiro, coordenadora distrital das Casas da Amizade.

rETrospecto

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

STF proíbe em todo o país produção, venda e uso de materiais com amianto

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

Por maioria,  7 votos a 2, os ministros do Supremo Federal (STF) decidiram que artigo da lei federal Lei Federal 9.055/1995, que permite uso do amianto tipo crisotila é inconstitucional. Com essa decisão, está proibido em todo o país a exploração, produção,  comercialização e o uso do amianto tipo crisotila, usado, principalmente, para fabricação de telhas e caixas d´água.

Epamig abre inscrições para curso técnico em agropecuária

Edição nº 1598 - 24 de Novembro de 2017

O Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (Epamig/ITAC) abre, entre os dias 2 de janeiro a 2 de fevereiro de 2018,  matrículas para o Curso Técnico em Agropecuária. 

O curso voltado para a formação de técnicos em Gestão do Agronegócio, Cooperativismo, Apoio à Pesquisa Agropecuária e demais atividades agrícolas,  é oferecido nas modalidades concomitante ao ensino médio com duração de três anos e subsequente, o pós-médio com duração de um ano e meio. 

Sacramento sedia Circuito Mineiro de Cafeicultura

Edição nº 1598 - 24 de Novembro de 2017

Sacramento sediou nessa quarta feira 22,  o Dia de Campo do Circuito Mineiro de Cafeicultura 2017. 

O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento através da Emater, Prefeitura,  Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado foi realizado na fazenda Boa Vista, de propriedade de Jaime Eduardo de Araujo, que abriu o encontro dando as boas-vindas aos participantes. 

Projeto Bandeira Científica-USP chega em Sacramento no dia 10 de dezembro

Edição nº 1598 - 24 de Novembro de 2017

O Bandeira Científica, projeto de extensão universitária da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto) que desenvolve atividades de assistência e educação em saúde em uma cidade selecionada a cada ano, no interior do Brasil, estará em Sacramento a partir do dia 10 de dezembro. 

O projeto que tem como objetivos prestar atendimento médico e fazer um diagnóstico detalhado de saúde da região, fornece também alunos da Faculdade de Medicina a oportunidade de atuarem em áreas com menos recursos tecnológicos e de forma interdisciplinar.

'Todos juntos em direção à cura do câncer infanto-juvenil'

Edição nº 1598 - 24 de Novembro de 2017

É neste domingo 26, na Praça de Esportes, às 10h, a Corriteca 2017, em prol do Hospital de Amor (antes conhecido por Hospital de Câncer de Barretos). Mas o evento começa mais cedo com a 7ª edição da Caminhada Passos que Salvam, com saída da praça Cônego Hermógenes (Rodoviária), às 8h. A primeira edição, começou em 2012, graças ao trabalho coordenado por um grupo de voluntários de cada uma das cidades que aderiram à campanha, com apenas 21 cidades de dois estados. Hoje são 80 as cidades que promovem a caminhada em oito estados. 

Com mais de 2 mil assinaturas, projeto ‘Cidade Limpa’ de Oswaldo Manzan é entregue à Câmara

Edição nº 1598 - 24 de Novembro de 2017

O empresário rural João Osvaldo Manzan entregou à Câmara Municipal, nessa segunda-feira 20, Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP), que normatiza a Coleta Seletiva de Lixo no Município de Sacramento, acompanhado de um abaixo-assinado com 2.155 assinaturas.

Na entrega do projeto ao presidente da Câmara, Pedro Teodoro Rodrigues de Resende, Manzan destacou a satisfação em estar cumprindo aquele histórico ato e aproveitou o ensejo para reafirmar sua legalidade e constitucionalidade.