Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

Cultura

Bucolândia e coisas mais...

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

Mas o Zé Lacraia do Reino da Bucolândia ganhava de Bentinho, criado por Cornélio Pires. De outra feita, chegou ao reino um rico comprador de gado. O fazendeiro Zé Lacraia, na cidade, louco pra pegar uma carona para regressar à zona rural, disse ao fazendeiro que tinha uma excelente boiada. O fazendeiro concordou e foram os dois ver a boiada.

Tri ciclo espetáculos em Araxá

Edição nº 1596 - 10 de Novembro de 2017

Depois de brilhar em Sacramento, Tri Ciclo Espetáculos leva cultura e diversão em Araxá nos próximos  dias 23, 24 e 25. Nos dois  primeiros dias, quinta e sexta-feira, o espetáculo fica por conta dos palhaços Bisgoio e Jirda, em o “Circo de dois”, da Cia Pé de Chinelo, de Ribeirão Preto, formada por iniciativa de Neto Donegá (Palhaço Bisgoio), que trabalha com a arte da palhaçaria há  14 anos, e Luciana Donegá (Palhaça Jirda). 

Fundo Estadual disponibiliza R$ 9,5 milhões para projetos culturais em 2018

Edição nº 1596 - 10 de Novembro de 2017

O Fundo Estadual de Cultura (FEC), lançou no dia 31/10, o edital para inscrição de projetos culturais a serem desenvolvidos em 2018, adiadas. O período de inscrição vai de 14 de novembro a 14 de dezembro. O objetivo do FEC é atender propostas culturais que, tradicionalmente, encontram dificuldade em captar recursos no mercado. O repasse de recursos, diferente da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, é direto, sem necessidade de captação junto a empresas e contempla manifestações da cultura popular, pequenas entidades, grupos e coletivos.

Negros realizam 15º Encontro de Congada

Edição nº 1595 - 03 de Novembro de 2017

Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Bendito foram festejados em Sacramento  pela comunidade negra, no 15º Encontro de Congado, Moçambique, Catupé e danças afro e afins que encheram as ruas do Alto Boa Vista de cores, cantos e tambores, na manhã do domingo 29.

Cristina Braga e Dado Villa-Lobos encerram com chave de ouro Mês Cultural Scala

Edição nº 1591 - 06 de Outubro de 2017

Foi show a última noite de espetáculos do Mês Cultural Scala com a dupla Cristina Braga e Dado Villa Lobos, em “A Harpista e o Roqueiro”.

Autoridades mineiras vão a Brasília promover a qualidade do Queijo Minas Artesanal

Edição nº 1590 - 29 de Setembro de 2017

Duas ações do Governo de Minas Gerais pretendem modernizar a legislação sanitária do Queijo Minas Artesanal, tanto no estado como em todo o país.

Mês Cultural Scala valoriza artistas da terra

Edição nº 1588 - 15 de Setembro de 2017

O palco do Mês Cultural Scala, realizado na cidade pela Tri Ciclo Espetáculos foi dos sacramentanos, na segunda noite de eventos, realizada dia 8 de setembro, na praça do Rosário. 

Foliões realizam 29º Encontro Regional de Folia de Reis

Edição nº 1572 - 26 de Maio de 2017

Sacramento sediou no domingo 21 o 29º Encontro Regional de Folias de Reis reunindo no Parque de Exposições Hugo Rodrigues da Cunha 32 folias de Sacramento e das cidades vizinhas. Aberto com uma missa celebrada às 8h pelo vigário paroquial Pe. Vanildo Massaro do Brito, o encontrou levou para o parque um grande número de devotos e simpatizantes dos Santos Reis.

Uberaba sedia a 7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural

Edição nº 1571 - 19 de Maio de 2017

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) está realizando, em parceria com os municípios, a 7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural, com o objetivo de reunir gestores públicos municipais para um amplo debate sobre preservação, proteção, salvaguarda e promoção do patrimônio cultural do estado. O encontro acontecerá em Uberaba no dia 25 de maio, das 10h às 16h, no Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, em parceria com a Fundação Cultural.

Teatro 'Memórias de Bitita' encanta público

Edição nº 1541 - 21 de Outubro de 2016

A escritora sacramentana, Carolina Maria de Jesus  (1914/1977) esteve em destaque na região essa semana, com  a peça, Memórias de Bitita – o coração que não silenciou, interpretada pelo  Grupo Circo de Teatro Olho da Rua,  de Belo Horizonte, cujo  espetáculo foi agraciado com o Prêmio Artes Cênicas de Minas Gerais pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.