Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

Polícia em ação

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

Dois bares assaltados em oito horas

O primeiro roubo ocorreu no tradicional Bar do Mané, no bairro Alto da Estação, próximo ao INSS, às 14h40. De acordo com as vítimas, o proprietário, MVM e MAM, elas estavam no interior do estabelecimento, quando chegaram dois indivíduos, um deles de posse de uma arma de fogo. Segundo MVM, ele tentou conversar com o indivíduo que estava com a arma, pediu-lhe  que deixasse sua neta sair do local, porém o indivíduo não acatou o pedido e  efetuou um disparo em direção ao seu rosto,  que passou de raspão. 

Esporte Local

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

Divisa e Sete Voltas 1 disputaasm a final do Ruralão

Divisa e Sete Voltas 1, vão se enfrentar em dois jogos válidos pela final do campeonato. No primeiro jogo, Divisa leva a vantagem de jogar em casa; já a  segunda e decisiva partida será na Sete Voltas. 

A classificação das equipes chegou conforme o esperado, depois de a Divisa vencer Pinheiros por 4x0,  Sete Voltas 1 teve trabalho, suou a camisa para tirar a diferença contra Fazendinha, num final eletrizante, 5x4. 

Assalto tentado contra transeunte no bairro de Lourdes

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

RSR foi vítima de tentativa de roubo/assalto na terça-feira 28, por volta das 21h30. De acordo com a vítima, ela transitava pela rua Rui Barbosa, sentido bairro de Lourdes, quando viu dois indivíduos em atitude suspeita. Após notarem a sua presença, os suspeitos retornaram em sua direção, mas a vítima  percebendo  a iminência do ataque,  aumentou as passadas e entrou na rua Leonardo Kitchinner Nye, contudo,  os autores o alcançaram e, com os rostos cobertos com camisetas, gritaram que era um “assalto” e que não era para ele reagir. 

Primeira ocupação dos Sem-terra aconteceu em 1998

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

Em 4 de junho próximo completam-se 20 anos da ocupação da fazenda Olhos d'Água, a primeira fazenda do chapadão do Bugre, no município de Sacramento, a ser ocupada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). 

Cemig abrirá mais de 100 vagas para concurso a partir de 5 de fevereiro

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) publicou o Edital de Concurso Público 03/2017, para o preenchimento de 109 vagas para funções de nível médio, técnico profissionalizante e de nível universitário, para contratação pela empresa sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Caminhada e Corriteca em prol do Hospital de Amor

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

Missão cumprida! - podem dizer os voluntários da Caminhada Passos Que Salvam que, conforme o previsto, foi realizada no domingo 26, sob fina chuva que caia pela cidade. Conforme a coordenadora Sarah Soares Abrão, a caminhada é realizada em todo o país no mesmo dia e horário, por isso não seria adiada, como ocorreu com a  Corriteca 2017, que só foi realizada nessa quarta-feira às 19h30, por conta das condições do campo de futebol da Praça de Esportes.

Rotary Clube recebe visita do Governador Distrital

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

Noite festiva no Recanto Professor José Silveira, sede do Rotary Club de Sacramento, nessa segunda-feira 27, para recepcionar o governador do distrito 4.770, Sílvio Luiz Ribeiro e sua mulher, Lúcia de Souza Silveira Ribeiro, coordenadora distrital das Casas da Amizade.

Lero Social

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

Juan completa um aninho

Bucolândia e coisas mais...

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

Mas o Zé Lacraia do Reino da Bucolândia ganhava de Bentinho, criado por Cornélio Pires. De outra feita, chegou ao reino um rico comprador de gado. O fazendeiro Zé Lacraia, na cidade, louco pra pegar uma carona para regressar à zona rural, disse ao fazendeiro que tinha uma excelente boiada. O fazendeiro concordou e foram os dois ver a boiada.

rETrospecto

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Municípios vão registrar compras de medicamentos para SUS a partir desse dia 1º

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

Todas as compras de medicamentos efetuadas pelos municípios para o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) devem ter seus preços registrados em sistema on-line a partir do início de dezembro, conforme resolução, publicada no Diário Oficial da União, que traz a medida que  vale para tanto para o  Ministério da Saúde, como para os estados, municípios e Distrito Federal e que  agora, passam a alimentar de forma obrigatória o Banco de Preços em Saúde (BPS). Desenvolvida pelo Governo Federal, a ferramenta é on-line, gratuita, e de acesso aberto ao público.

Morre Tenim aos 79

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

O contador aposentado, Walter Rios, mais conhecido como Tenim, morreu aos 79 anos, vítima de infarto agudo do miocárdio, em sua residência, às 16h20, dessa quarta-feira 29. Velado na Loja Maçônica General Sodré, onde era membro desde 1970, Tenim recebeu homenagens da irmandade, conforme o rito maçônico, às 13h e, às 15h, foi sepultado no Cemitério São Francisco de Assis. 

É importante derrotar as elites do atraso

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

Por mais críticas que se façam e se tenha que fazer ao PT, com ele ocorreu algo inédito na história política do país. Alguém do andar de baixo conseguiu furar a blindagem que as classes do poder, da comunicação e do dinheiro, por séculos, montaram, para minimizar ao máximo políticas públicas em benefício de milhões de empobrecidos. O mote era: políticas ricas para os ricos e políticas pobres para os pobres. Assim estes não se rebelariam.

Morre o ex-vereador Luizão Bizinoto

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

O ex-vereador Luís Constantino Bizinoto, mais conhecido como Luizão Bizinoto 68, morreu na madrugada do domingo 26, vítima de  embolia pulmonar.  De acordo com a esposa Gasparina Divina Lopes Bizinoto, Luís passou mal em casa e foi internado na Santa Casa de Sacramento, por volta das 8h. Seu quadro clínico se agravou e ele foi encaminhado para o Hospital Escola de Uberaba, onde morreu por volta das meia-noite.

O povo quer saber

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

Como melhorar a segurança da cidade?

STF proíbe em todo o país produção, venda e uso de materiais com amianto

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

Por maioria,  7 votos a 2, os ministros do Supremo Federal (STF) decidiram que artigo da lei federal Lei Federal 9.055/1995, que permite uso do amianto tipo crisotila é inconstitucional. Com essa decisão, está proibido em todo o país a exploração, produção,  comercialização e o uso do amianto tipo crisotila, usado, principalmente, para fabricação de telhas e caixas d´água.

Deu no ET há 30 anos

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

Devemos celebrar a vida

A foto da semana

Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

Coordenadores e voluntários na Caminhada Passos que Salvam

Epamig abre inscrições para curso técnico em agropecuária

Edição nº 1598 - 24 de Novembro de 2017

O Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (Epamig/ITAC) abre, entre os dias 2 de janeiro a 2 de fevereiro de 2018,  matrículas para o Curso Técnico em Agropecuária. 

O curso voltado para a formação de técnicos em Gestão do Agronegócio, Cooperativismo, Apoio à Pesquisa Agropecuária e demais atividades agrícolas,  é oferecido nas modalidades concomitante ao ensino médio com duração de três anos e subsequente, o pós-médio com duração de um ano e meio. 

28 equipes começam Copão de Férias dia 4

Edição nº 1598 - 24 de Novembro de 2017

A partir do dia 4 de dezembro até o dia 12 de janeiro, a bola vai rolar na quadra do Marquezinho em mais um Copão de Férias, com a participação de 28 equipes, sendo cinco do grupo A e 23 do grupo B. 

No grupo A, em chave única, estão as equipes: Circuito FC, Atlético/Visafi, TJ-P/Café Marques da Costa, Termir/Lumens e Bonde dos Sem. 

Deputado e vereador afastados pedem transferência de delegado Cezar Felipe

Edição nº 1598 - 24 de Novembro de 2017

‘Bombou' nas redes sociais no final da semana passada, denúncia feita na imprensa de Frutal de que 'estariam pedindo' a transferência do delegado Regional de Frutal, Cesar Felipe Colombari, sem no entanto citar nomes. A indignação manifestada nos comentários foi grande. E apoios não faltaram ao delegado.

Sacramento sedia Circuito Mineiro de Cafeicultura

Edição nº 1598 - 24 de Novembro de 2017

Sacramento sediou nessa quarta feira 22,  o Dia de Campo do Circuito Mineiro de Cafeicultura 2017. 

O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento através da Emater, Prefeitura,  Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado foi realizado na fazenda Boa Vista, de propriedade de Jaime Eduardo de Araujo, que abriu o encontro dando as boas-vindas aos participantes. 

39% das escolas do 5º ano não alcançaram a meta nacional depois do índice de qualidade da educação

Edição nº 1598 - 24 de Novembro de 2017

Dez anos depois da criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), 71% das escolas dos anos iniciais do ensino fundamental, avaliadas em 2015, ainda não chegaram ao patamar mínimo de qualidade definido pelo Ministério da Educação (MEC). E 39% delas ainda estão distantes da meta nacional estipulada pelo próprio MEC para 2021, que corresponde ao nível 6 no Ideb, criado em 2005, depois que a Prova Brasil passou a ser censitária para o ensino fundamental, ou seja, aplicada em todas as escolas do país. 

Estado não sabe como pagar 13º

Edição nº 1598 - 24 de Novembro de 2017

 O subsecretário de Estado de Planejamento e Orçamento, Ricardo Lopes, afirmou nessa quarta-feira (22) que o governo de Minas ainda não sabe quando nem como fará o pagamento do 13° dos servidores públicos do Estado. O valor da folha deste ano ainda não foi divulgado, mas, segundo  secretaria de Fazenda, deve girar em torno de R$ 2,7 bilhões, como foi em 2016. Lopes  também disse não saber quando será incorporado o reajuste de 7,64% ao salário dos professores anunciado pelo Ministério da Educação em janeiro deste ano. 

Os 50 anos do SAAE

Edição nº 1598 - 24 de Novembro de 2017

O SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto - completou nessa quinta-feira 24, 50 anos de existência.

Projeto Bandeira Científica-USP chega em Sacramento no dia 10 de dezembro

Edição nº 1598 - 24 de Novembro de 2017

O Bandeira Científica, projeto de extensão universitária da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto) que desenvolve atividades de assistência e educação em saúde em uma cidade selecionada a cada ano, no interior do Brasil, estará em Sacramento a partir do dia 10 de dezembro. 

O projeto que tem como objetivos prestar atendimento médico e fazer um diagnóstico detalhado de saúde da região, fornece também alunos da Faculdade de Medicina a oportunidade de atuarem em áreas com menos recursos tecnológicos e de forma interdisciplinar.

Paróquia Basílica realiza em dezembro encontros de Iniciação à Vida Cristã

Edição nº 1598 - 24 de Novembro de 2017

A Paróquia do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria realiza em dezembro e janeiro, encontros sobre  'Iniciação à Vida Cristã', que têm como tema:  “Família e Igreja para levar nossos filhos a Jesus”. 

'Todos juntos em direção à cura do câncer infanto-juvenil'

Edição nº 1598 - 24 de Novembro de 2017

É neste domingo 26, na Praça de Esportes, às 10h, a Corriteca 2017, em prol do Hospital de Amor (antes conhecido por Hospital de Câncer de Barretos). Mas o evento começa mais cedo com a 7ª edição da Caminhada Passos que Salvam, com saída da praça Cônego Hermógenes (Rodoviária), às 8h. A primeira edição, começou em 2012, graças ao trabalho coordenado por um grupo de voluntários de cada uma das cidades que aderiram à campanha, com apenas 21 cidades de dois estados. Hoje são 80 as cidades que promovem a caminhada em oito estados. 

Lero Social

Edição nº 1598 - 24 de Novembro de 2017

Letícia Cardoso está na  Seleção Mineira de Vôlei 

Com mais de 2 mil assinaturas, projeto ‘Cidade Limpa’ de Oswaldo Manzan é entregue à Câmara

Edição nº 1598 - 24 de Novembro de 2017

O empresário rural João Osvaldo Manzan entregou à Câmara Municipal, nessa segunda-feira 20, Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP), que normatiza a Coleta Seletiva de Lixo no Município de Sacramento, acompanhado de um abaixo-assinado com 2.155 assinaturas.

Na entrega do projeto ao presidente da Câmara, Pedro Teodoro Rodrigues de Resende, Manzan destacou a satisfação em estar cumprindo aquele histórico ato e aproveitou o ensejo para reafirmar sua legalidade e constitucionalidade.