Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1599 - 01 de Dezembro de 2017

Educação

39% das escolas do 5º ano não alcançaram a meta nacional depois do índice de qualidade da educação

Edição nº 1598 - 24 de Novembro de 2017

Dez anos depois da criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), 71% das escolas dos anos iniciais do ensino fundamental, avaliadas em 2015, ainda não chegaram ao patamar mínimo de qualidade definido pelo Ministério da Educação (MEC). E 39% delas ainda estão distantes da meta nacional estipulada pelo próprio MEC para 2021, que corresponde ao nível 6 no Ideb, criado em 2005, depois que a Prova Brasil passou a ser censitária para o ensino fundamental, ou seja, aplicada em todas as escolas do país. 

Estado não sabe como pagar 13º

Edição nº 1598 - 24 de Novembro de 2017

 O subsecretário de Estado de Planejamento e Orçamento, Ricardo Lopes, afirmou nessa quarta-feira (22) que o governo de Minas ainda não sabe quando nem como fará o pagamento do 13° dos servidores públicos do Estado. O valor da folha deste ano ainda não foi divulgado, mas, segundo  secretaria de Fazenda, deve girar em torno de R$ 2,7 bilhões, como foi em 2016. Lopes  também disse não saber quando será incorporado o reajuste de 7,64% ao salário dos professores anunciado pelo Ministério da Educação em janeiro deste ano. 

EM Profª Silvia Vieira inaugura biblioteca

Edição nº 1598 - 24 de Novembro de 2017

A EM Prof.ª Silvia Vieira inaugurou nessa quinta-feira 23 sua biblioteca escolar, que tem como patrona a Profa. Luzia de Melo Rodrigues, professora e Inspetora Escolar do município. A solenidade foi marcada por fortes emoções e discursos que retrataram a vida da professora “que dedicou quase toda sua vida à educação no município”.

Enem 2017: E a redação, heim?!

Edição nº 1597 - 17 de Novembro de 2017

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao Ministério de Educação completou sua 19ª edição. Os estudantes de Sacramento fizeram as provas em Uberaba, pela primeira vez em dois domingos, 5 e 12 últimos. 

Motor de ônibus cai e assusta universitários

Edição nº 1596 - 10 de Novembro de 2017

Um dos ônibus da empresa Bonetti, que transporta universitários de Sacramento para Uberaba assustou os passageiros na noite da última segunda-feira 6, quando o cardam do veículo desprendeu causando a queda do motor do carro em pleno asfalto. A empresa já havia sido advertida por outros problemas mecânicos, mas desta vez, a Prefeitura proibiu a empresa de realizar o transporte por tempo indeterminado. 

Coronel realiza Feira de Talentos

Edição nº 1595 - 03 de Novembro de 2017

A EE Cel José Afonso de Almeida abriu suas portas na manhã do sábado 28, das 7h às 11h para mais uma Feira de Talentos, que teve como tema, 'Empreender e Realizar', reunindo trabalhos de todas as turmas do ensino médio da escola sede e das anexas,  EE Dona Maria Santana, do Quenta Sol, e EE Júlio Borges, da Jaguarinha. 

Instituto Madiba e IOS entregam certificados

Edição nº 1594 - 27 de Outubro de 2017

O Instituto Madiba formou nessa noite de quinta-feira 26 a 7ª turma do Curso IOS – Instituto de Organização Social, em cerimônia de entrega de certificados, realizada no Pacheco's Buffet, seguida de jantar de confraternização.

Colégio XX de Outubro estaria completando maioridade

Edição nº 1593 - 20 de Outubro de 2017

Nos seus quase 200 anos de fundação, Sacramento sempre soube oferecer aos seus filhos brilhantes escolas que, mesmo sobrevivendo por alguns anos ou décadas, deixaram um rastro de qualidade e de exemplos indeléveis. Citam-se o Liceu Sacramentano, Marlene Ferreira de Olivera e entre elas, mais próxima de nós o Colégio 

XX de Outubro.

 

 

Portal Machado de Assis é reformulado

Edição nº 1589 - 22 de Setembro de 2017

Toda a obra de Machado de Assis está acessível pelo celular ou computador no portal que leva o nome do escritor. Criado em 2008 pelo Ministério da Educação, em comemoração ao aniversário de 100 anos da morte de Machado, a página foi reformulada e acaba de receber novas funções. Além do novo layout, o canal aprimorou os sistemas de cadastro e busca e também foi adaptado para atender a todas as normas de acessibilidade exigidas pelo governo federal, com recursos de alto contraste, salto para conteúdo e menu.

Marco da Escola Coronel receberá reforma emergencial

Edição nº 1585 - 25 de Agosto de 2017

O histórico bloco da EE Cel José Afonso de Almeida, prédio adquirido da família Lenza para a criação da escola em 1933, que dá frente para a rua Major Lima, finalmente passará por uma reforma. “Não será uma reforma completa, conforme projeto enviado a Secretaria de Estado da Educação, mas uma reforma emergencial, diante da situação precária em que se encontram o telhado, o assoalho e o foro desse antigo bloco, enfim, a reforma tem o objetivo de garantir a segurança do prédio”, justificou a diretora Mônica Vieira Almeida.