Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Programa Saúde na Escola realiza reunião de Planejamento

Edição nº 1713 - 7 de Fevereiro de 2020

As secretarias de Educação e de Saúde, em parceria com as escolas da cidade, realizou a primeira reunião do ano do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) com foco no Programa Saúde na Escola (PSE). A reunião aconteceu no auditório do Centro Administrativo Clanter Scalon, na tarde desta quinta-feira, 06. O GTI apresentou os eixos do planejamento do PSE para este ano, que norteiam a união das políticas públicas voltadas às crianças, adolescentes e jovens.

Mediada pelo secretário de saúde Reginaldo Afonso dos Santos, a reunião contou com a presença de equipes multiprofissionais de cada secretaria e de diretores das escolas municipais e estaduais. 

O planejamento e a realização de ações, definidas pelo Ministério da Saúde, em 20 escolas envolverá cerca de 5 mil educandos. 

 

Ações

O município deverá realizar, no período do ciclo, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti; promoção de atividades física e de lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; incentivo à cultura da paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes e identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças.

As propostas englobam, ainda, a promoção e avaliação de saúde bucal; verificação e atualização da situação vacinal; promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; direito sexual e reprodutivo e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/AIDS; promoção da saúde ocular;  identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; prevenção de gravidez na adolescência, hanseníase e leishmaniose.