Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Vacinação contra a gripe atinge 56% do grupo prioritário

Edição nº 1674 - 10 de Maio de 2019

Até o dia 4 de maio, dia D da Vacinação, 4,3mil pessoas foram vacinadas contra a gripe em Sacramento. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde, que alerta à população que faz parte do grupo prioritário (idosos, gestantes, puérperas e crianças de seis mês a menores de seis anos), para procurar as unidades de saúde para receber a vacina até o dia 30 de maio, uma vez que o dia 31 de maio (sexta-feira) é feriado em Sacramento (Festa da Padroeira da cidade).

Até agora, foram vacinados  3 mil idosos a partir de 60 anos, 1.800 crianças de seis meses a menores de seis anos, 531 trabalhadores de saúde, 602 professores das redes pública e privada, 250 gestantes e 41 puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto). 

A expectativa da Secretaria de Saúde é vacinar 7,8 mil pessoas até o final da campanha contra a gripe.

De acordo com a enfermeira Mirlene Barcelos, coordenadora de Imunização, para o dia D, foram abertas na cidade três unidades Básicas, a Ary Bonatti, a Francisco Paulino da Costa, no Cajuru e a Milton Skaff, no Perpétuo Socorro, e foram mobilizados mais de 20 profissionais, entre enfermeiros, técnicos e agente comunitários de saúde. 

“O índice de vacinação está muito bom, embora o fluxo de pessoas tenha sido menor, mas isto tem uma explicação: nós começamos a campanha no dia 8, um pouco antes do calendário nacional previsto para o dia 10, com ações nas creches e escolas do município e assim conseguimos pegar o fluxo de crianças de seis meses a menores de seis anos e incluindo também os professores, além do grupo das comorbidades (doenças que entram nesse grupo)”, explica, destacando que este ano a faixa etária das crianças passou dos 5 para até 6 anos e foram também incluídos os policiais. “São também vacinados Jovens sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e os detentos”, informou. 

De acordo com Mirlene, desde o dia 8 de abril, uma equipe itinerante está visitando os diferentes locais para a vacinação. “Assim como a equipe esteve nas creches e escolas e comunidades rurais, essa equipe esteve levando a vacina no presídio, no Lar S. Vicente e em casas de pacientes acamados”. 

Mirlene ressaltou também a importância da vacinação. “A virulência muda e os vírus circulando este ano é o H3N2, que está com uma virulência muito forte, causando inclusive óbitos, diferente do vírus H1N1, que circulava desde 2009, por isso, o nosso trabalho para vacinarmos a maior número possível de pessoas dos grupos prioritários”.

 Finalizando, Mirlene explica que no final da campanha, assim que atingir a meta dos grupos prioritários, o Ministério da Saúde libera as doses restantes para a população em geral.  “Geralmente não sobra muita vacina, por isso orientamos as pessoa que puderem que procurem o setor privado para vacinar. Geralmente, nas clínicas particulares, a vacina é tetravalente, a nossa é trivalente, mas é bom quem for no particular, averiguar se é, no mínimo, a trivalente. Vacina é prevenção”, alerta, finalizando.