Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Secretaria de Saúde prepara pais para uma maternidade saudável

Edição nº 1677 - 31 de Maio de 2019

Com objetivo de auxiliar os casais quanto ao pré-natal, parto e puerpério, e com os cuidados com os recém-nascidos, os encontros, promovidos pela Secretaria de Saúde de Sacramento, através o programa Agenda Mais Acesso, está levando informação e debatendo com os casais suas principais dúvidas, reforçando a importância do pré-natal do parceiro. 

Nos encontros realizados, sempre, na última terça-feira do mês, os futuros pais e familiares podem tirar dúvidas sobre os cuidados básicos com o bebê. 

Os temas debatidos pelos profissionais abordam, por exemplo, a importância do pai no processo de gestação, as alterações hormonais e exames necessários, questões como amamentação e nutrição da gestante, cuidados com seio, como pegar corretamente o bebê, diferença entre os tipos de leite, posição para arroto, medos e anseios da maternidade, cuidados com recém nascido, entre outros.

 De acordo com ad secretaria, o Encontro de Casais Grávidos tem a perspectiva de cumprir meta junto ao Ministério da Saúde dentro do Projeto Agenda mais Acesso, Informação, Cuidado e Respeito à Saúde das Mulheres e somar aos demais projetos da secretaria municipal de saúde, a promoção de saúde e bem-estar dos munícipes. 

Juliana Cintra Honório, com 34 semanas 1ª gestação,  que já participou com o marido Thiago César de três encontros, destacou os assuntos abordados, dentre eles a cura do umbigo do recém-nascido, 

Para Janainy Daniele Faria Rodrigues, 30 semanas, que terá gêmeas, diz que é muito gratificante participar dos encontros. “Mesmo já estando na minha segunda gestação, aprende-se muito e com isso vamos tendo mais segurança nos procedimentos e ações que devemos ter, a interação e também a troca de experiências e muito válida”, afirma, Janainy, ao lado de seu marido, que participaram dos cinco encontros realizados.