Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Saúde zera fila de espera por mamografias

Edição nº 1670 - 12 de Abril de 2019

A Secretaria de Saúde de Sacramento zerou a fila de espera por mamografias. De acordo com o secretário Reginaldo Afonso dos Santos, a partir janeiro de 2018, 1.044 mulheres que estavam na fila de espera, puderam realizar o exame, em clínicas credenciadas por meio de convênio ou através do SUS. 

“Toda a demanda reprimida que aguardava a realização do exame foi zerada e as poucas guias de requisição de mamografia que estão na secretaria já estão agendadas. O restante só não o foi, porque a secretaria não conseguiu contatar a paciente pelo telefone”, justificou o secretário, solicitando que as mulheres que deixaram suas guias de requisição, mas não receberam telefonema ou visita do Agente Comunitário de Saúde para agendamento do exame, que entrem em contato com a secretaria/CRES.

 Alerta Santos que é de extrema importância que as mulheres realizem os exames. “Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo mais recorrente e o que mais causa a morte de mulheres no país. As mulheres têm pelo menos 100 vezes mais chance de desenvolver um câncer de mama do que os homens, principalmente após os 40 anos”, revela, alertando que a detecção precoce é um dos métodos mais eficientes utilizados para o diagnóstico e tratamento do câncer.