Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento participa de treinamento em Epidemiologia

Edição nº 1698 - 25 de Outubro de 2019

Renata Lobato, diretora de vigilância em saúde e Francisca Ferreira, coordenadora da Epidemiologia em Sacramento participaram, com profissionais da Saúde de outros dez municípios , de 14 a 18 últimos, da primeira fase das oficinas, num total de três até janeiro próximo, do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS), realizadas em Uberaba, nas salas do Senac. Entre uma fase e outra, os participantes desenvolvem, nas cidades de origem, trabalhos de campo como complemento do curso, que é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde e Ministério da Saúde.

Para Francisca Ferreira, que ficou muito feliz com a oportunidade de ser uma das selecionadas, junto com Renata Lobato, “com o curso, que tem como objetivo fortalecer o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, será possível melhorar registros de dados epidemiológicos e a formalização de informações de forma mais técnica e com mais qualidade, tanto no município quanto no estado, e até mesmo junto à imprensa”. 
Falando sobre a primeira semana, Renata informou que o tema abordado foi o ciclo de Vigilância Epidemiológica e os parâmetros usados no trabalho de campo, que será realizado na nas UBSs do Cajuru e Ary Bonatti. 
“O trabalho de campo consiste em entrevistas com três profissionais   de cada unidade. Eu, particularmente estou entrevistando a enfermeira responsável, um médico e uma auxiliar, com o objetivo de avaliar se a unidade está seguindo o ciclo de vigilância, que começa desde o momento em que o paciente chega à unidade, com suspeita de alguma doença de notificação compulsória, passa pelo médico, recebe o diagnóstico, passa pela  coleta de dados, análise da notificação e exames laboratoriais. Depois, vem o feedback, com as ações a serem tomadas, como por exemplo, o encaminhamento para alguma especialidade. E, finalmente o monitoramento do paciente, caso seja positivo para alguma doença”, explica, destacando que o procedimento é adotado para doenças que precisam de exames específicos como por exemplo tuberculose, meningite, dengue, hantavirose, HIV, influenza, picada de animais peçonhentos, etc.  
“O curso visa o aperfeiçoamento de profissionais, para que as unidades sigam este ciclo, ou seja, médicos, enfermeiras, auxiliares, todos seguindo o protocolo. E, também para saber se esses dados estão alimentando o SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), que é alimentado pela notificação e investigação dos casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória. Então o curso vai nos ajudar neste aspecto, porque todos os profissionais têm que seguir o protocolo do ciclo de vigilância”, explica Renata. 

Saúde Sexual e Reprodutiva é tema de encontro 
Promovido pelos profissionais da Secretaria de Saúde do município, alunos do 1º Colegial da EE Cel. José Afonso de Almeida participaram de um encontro no Galpão Cultural da escola, na manhã do último dia 22, com o médico Cristiano de Freitas Arantes, que abordou temas diversos, ligados a saúde sexual e reprodutiva. 
De forma clara e objetiva, Dr. Cristiano falou sobre o conceito de saúde e doença, a anatomia reprodutiva do homem e da mulher, diferenças de sexo e sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis (o que são elas e como podem ser transmitidas, onde se encontram e suas consequências), além de abordar ainda algumas doenças como sífilis, gonorreia, herpes e HPV. E concluiu, esclarecendo dúvidas e perguntas dos alunos, fazendo do encontro um momento de aprendizado tranquilo e proveitoso.
O objetivo da palestra, segundo o secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, que tem incentivado a promoção desses encontros de temas transversais nas escolas, “é de orientar os alunos quanto as relações sexuais responsáveis e na hora certa, a importância do preservativo para evitar gravidez indesejada e o contágio de doenças que são transmitidas pelas relações sexuais desprotegidas”. 
Sec. Saúde promove encontro com jovens
A convite da Secretaria de Saúde, um grupo de adolescentes reuniu-se na Unidade Saúde da Família Ary Sousa Bonatti para participar de um encontro, onde foram envolvidos em uma dinâmica de grupo para discutir temas vividos por eles no seu universo familiar, escolar, de trabalho e de lazer. 
A partir de máscaras construídas e usadas por eles, foram motivados a falar das percepções sentidas por eles próprios e pelos outros; dos julgamentos que realizam sem antes conhecer e escutar os colegas; do bullying e suas consequências que surgem por conta dos 'pré-conceitos'; bem como da auto aceitação para viver uma vida mais autêntica e saudável. Os jovens participaram com criatividade e, ao final, beberam suco e comeram pipoca de leite ninho.
O encontro faz parte do projeto 'Cara Limpa', que busca desenvolver de maneira ativa, colaborativa e criativa valores direcionados à família (pais e filhos), como voluntariado, liderança e como superar traumas (resiliência).