Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento adota borrifação intradomiciliar no combate à dengue

Edição nº 1674 - 10 de Maio de 2019

Uma equipe da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba esteve em Sacramento no último dia 6 de maio para capacitar a equipe de zoonoses para a implementação da mais nova técnica de combate ao mosquito Aedes Aegypti, que é a borrifação  realizada dentro das casas. Para isso, é preciso que a população colabore, porque os moradores precisam estar fora das residências por pelo menos 25 minutos.

Nesta nova técnica, Newton Cesar Cassimiro, coordenador da Saúde Ambiental, ressalta que a borrifação intradomicilar precisa de alguns cuidados especiais, como cobrir e ou tampar os alimentos e armazená-los em lugar seguro, retirar animais de dentro das residências e apagar qualquer fonte de calor, como vela e fogão, pois o inseticida é inflamável. 

“Deve ser dada atenção especial para evitar a exposição de pessoas e animais ao inseticida, razão da necessidade da saída temporária dos moradores, deixando todos os ambientes do domicílio efechados para efetiva ação do inseticida. Tudo é feito com muito cuidado, segurança e com o consentimento do responsável pelo domicílio”, enfatiza.

De acordo com o secretário de saúde Reginaldo Afonso dos Santos, iniciando pelo bairro Cajuru, Sacramento está entre as primeiras cidades de Minas Gerais a ser beneficiada por este sistema.  “A  secretaria está atuando energicamente no combate ao mosquito, na capacitação dos servidores e em ações de alerta para a população. Dentro dessas ações estão as intensificações, aliadas à atuação diária dos agentes de controle de endemias, os mutirões e visitas domiciliares, eliminando todas as formas imaturas do mosquito como ovos, larvas e pupas; aplicação do UBV externo que mata os mosquitos machos e do UBV intra domiciliar que mata os mosquitos fêmeas e que representa normalmente 85% dos mosquitos infectados, eliminando o mosquito em todo o seu ciclo de vida”, diz.

 

A nova teconologia aero system

De acordo com a SRS, a borrifação é feita com o  Aero System,  um sistema composto por equipamento de Ultra Baixo Volume (UBV portátil) para aplicações intra-domiciliares, ou seja, dentro das residências. O inseticida Permetrina é usado na formulação aerossol para combate ao mosquito Aedes, evitando a transmissão de Dengue, Zika, Chikungunya, Mayaro e Leishmaniose. 

De aplicação rápida, em pequenas doses, tem melhor eficácia quando as janelas e portas dos imóveis permanecem fechadas por 30 minutos, devendo os moradores ficar do lado de fora nesse período. As residências com pessoas acamadas e crianças menores de seis meses não poderão receber a aplicação. Esse trabalho é desencadeado a partir de indicação prévia, de acordo com a incidência de casos local.

Paulo Cezar de Souza, médico responsável pela Regional de Uberaba, explica que “85% dos mosquitos infectados se encontram dentro das casas, por isso a importância desse tratamento. Ele pega um espectro que o UBV não pega, por atuar de forma específica, dentro de cada cômodo da residência”. 

Já o coordenador de equipe de endemias do município de Uberaba, Ricardo Willian França, ressalta que “o trabalho intra domiciliar é positivo, mas é importante lembrar que é uma ferramenta complementar de combate, enquanto que a principal arma contra o mosquito Aedes é a conscientização da população. Se as pessoas checassem, uma ou duas vezes por semana, os seus quintais, isso não seria necessário”.