Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

O que é o Outubro Rosa

Edição nº 1695 - 04 de Outubro de 2019

Mais do que qualquer outra parte do corpo humano, os seios são fonte de variadas simbologias nas diferentes culturas. Órgão da amamentação e símbolo de feminilidade, eles são ao mesmo tempo fonte de inspiração, desejo e ternura. Mas a mama também adoece. Entre as doenças que atingem essa glândula, a que mais preocupa é o câncer, por ser o mais incidente e a principal causa de mortalidade por câncer em mulheres no Brasil.

Visando à conscientização, em 1990, a Fundação Susan G. Komen for the Cure, criou o movimento internacional de conscientização para o Controle do câncer de mama, que ganhou o nome de  Outubro Rosa. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

 O Instituto Nacional de Câncer (INCA), que abraçou a campanha há mais de 10 anos,  estima que para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. E destaca que, apesar de ser considerado um câncer, relativamente, de bom prognóstico, se diagnosticado e tratado cedo, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.