Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

29 de outubro: ‘Dia Mundial de Combate ao AVC’

Edição nº 1699 - 01 de Novembro de 2019

 O Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral), 29 de outubro, não passou despercebido para a Rede de Assistência aos Portadores de Doenças Crônicas, que utiliza na cidade dos projetos, 'Sala de Espera' e 'Hiperdia' para discutir o assunto nas diversas unidades de saúde do município de Sacramento. 

Falando à imprensa, o prefeito Wesley De Santi de Melo, citando o programa Academia Viva, disse que “a Secretaria de Saúde vem oferecendo à população opções de lazer, práticas corporais e atividades físicas e mentais que visam melhorar a saúde e a qualidade de vida da população”.

Para o prefeito, “a melhor solução que podemos ter na busca da qualidade de vida é incidir positivamente nos hábitos das pessoas. A qualidade dos serviços de Saúde será sempre melhor se a população tiver essa conscientização a respeito da prevenção e dos fatores de risco." 

O que é o AVC? 

O Acidente Vascular Cerebral é a principal causa de mortalidade no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, a ocorrência é responsável por cerca de 100 mil mortes ao ano. Para alertar sobre a importância da prevenção, tratamento e reabilitação, foi implementado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o Dia Mundial do Combate ao AVC, comemorado no último 29 de outubro. A data reafirma a importância do socorro imediato para a redução nas chances de sequelas.

 O AVC decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro. Responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, o AVC pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico.

O Acidente Vascular Isquêmico ou infarto cerebral é responsável por 80% dos casos de AVC. O entupimento dos vasos cerebrais pode ocorrer devido a uma trombose (formação de placas numa artéria do cérebro) ou embolia (quando um trombo ou uma placa de gordura originária de outra parte do corpo se solta e pela rede sanguínea chega aos vasos cerebrais). 

O Acidente Vascular Hemorrágico é o rompimento dos vasos sanguíneos na maioria das vezes no interior do cérebro, causando a hemorragia intracerebral. Este subtipo de AVC é mais grave e tem altos índices de mortalidade.

Sintomas e sinais de alerta: Muitos sintomas são comuns aos acidentes vasculares isquêmicos e hemorrágicos: 

- dor de cabeça muito forte de início súbito e acompanhada de vômitos;  

- fraqueza ou dormência na face, nos braços ou nas pernas, geralmente afetando um dos lados do corpo;  

- paralisia (dificuldade ou incapacidade de se movimentar);  

- perda súbita da fala ou dificuldade para se comunicar e compreender o que se diz;  

- perda da visão ou dificuldade para enxergar com um ou ambos os olhos. 

- Outros sintomas do acidente vascular isquêmico são: tontura, perda de equilíbrio ou de coordenação. 

Fatores de risco:  hipertensão; diabetes; tabagismo; consumo frequente de álcool e drogas; estresse; colesterol elevado; doenças cardiovasculares, etc. 

O AVC é uma emergência médica. Se achar que você ou outra pessoa está tendo um AVC, é preciso dirigir-se com urgência ao serviço de emergência do hospital mais próximo para um diagnóstico completo e tratamento.