Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Unidade ‘Viva Vida’ em Sacramento Meta é atender 750 mulheres

Edição nº 1420 - 27 Junho 2014

Uma unidade móvel do programa Viva Vida, da Secretaria Estadual de Saúde, está na cidade desde a terça-feira, dia 24, atendendo mulheres entre 50 e 69  anos com  exames de mamografia.  O atendimento segue até o dia 18 de julho e a meta é atender 750 mulheres na faixa etária estabelecida. 

De acordo com a enfermeira Kelly Cândido, o atendimento será estendido também às mulheres da zona rural, cujo agendamento é feito nos PSFs e  avalia a importância do atendimento. “Sabemos que muitas mulheres estão com os exames em dia, mas muitas necessitam desse atendimento e quanto mais oportunidades de saúde  melhor”. 

Além do exames as mulheres recebem orientações básicas.  Kelly informa ainda que o resultado do exame é enviado para a secretaria e todas as mulheres comunicadas dos resultados. “Caso seja detectada alguma coisa, a paciente recebe as orientações e encaminhamentos necessários”. 

De acordo com os funcionários, são dez unidades móveis, distribuídas nas várias regiões do estado em parceria com as prefeituras, que fazem a solicitação e, a contrapartida é a cessão de servidores para suporte, com todo atendimento gratuito.  De acordo com os funcionários, o motorista Emerson Rezende e a técnica Maralize, o caminhão rosa da mamografia já percorreu mais de 20 cidades do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba  desde que o programa foi implantado, em outubro de 2010.