Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Interact faz parceria com Hemocentro e PMS na doação de sangue

Edição nº 1417 - 06 Junho 2014

O Hemocentro de Uberaba, em parceria com o Interact Club e a  Secretaria de Saúde, estará em Sacramento neste domingo, 7 de junho, com a campanha de doação de sangue e medula óssea. Os doadores deverão procurar o CRES das 8h às 12h30.

O presidente do Interact Clube, Gabriel Araújo Moura Leite (foto), 16, explica que o trabalho dos interactianos é buscar doadores na cidade. “Como presidente do Interact, montamos uma planilha de projetos e um deles era a doação de sangue. Só que era  complicado trazer o Hemoninas à cidade,  mas fomos informados de que só poderiam vir em conjunto com a Secretaria de Saúde e assim foi feito”, explica o jovem Gabriel, que cursa o 2º Colegial no Colégio Rousseau.

Chamando atenção para a importância do projeto, Gabriel afirma que a doação de sangue salva vidas e está em falta. “Quem doa sangue faz uma análise patológica de graça, porque todo  sangue é analisado e se tiver alguma coisa, o doador é comunicado.  Assim, doação de sangue é beneficia para quem doa e para quem recebe”, explica, destacando que o sangue coletado em Sacramento vai para o Hemocentro de Uberaba, que é referência de atendimento na região. 

 

Quem pode doar sangue

Podem ser doadores de sangue pessoas entre 16 a 69 anos. Menores de 18 anos deverão apresentar autorização autenticada dos pais ou responsáveis. Os doadores devem ter boa saúde, estar pesando acima de 50 kg, mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais podem ser doadoras.  

Não podem ser doadores quem teve hepatite após os 11 anos de idade, quem teve doenças sexualmente transmissíveis (DSTs); quem teve  gripe, resfriado ou diarreia nos últimos 7 dias; quem faz uso de drogas, que tem ferimento ainda não cicatrizado, mulheres grávidas ou amamentando,  quem fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos 12 meses; quem fez qualquer exame por endoscopia nos últimos seis meses, quem fez  cirurgia por laparoscopia nos seis (6) meses anteriores à doação. Quem ingeriu  bebida alcoólica nas últimas 12 horas também estão impedidas. 

Não se deve doar sangue em jejum. Pela manhã, alimentar-se antes; à tarde, dar um intervalo de três (3) horas após o almoço.

Esclarece Gabriel que a doação em Uberaba estará sempre disponível. “Quem, por ventura,  não puder fazer a doação no dia 7, poderá procurar o Hemocentro em Uberaba, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h00. O atendimento ao candidato à doação de sangue e medula óssea é feito às segunda, terça, quinta e sexta-feira das  7:00 as 11:30 e 14:00 as 17:30; quarta-feira: 7:00 às 12:30 e, aos sábados, das 7:30 às 11:00. Pode também ser feito o agendamento pelo telefone: 155. 

 

O presidente do Interact, Rafael,  filho de Joel Vilela de Moura Leite e Isabel  Cristina de Araújo de Moura Leite , feliz com o projeto, destaca a aceitação e apoio que tem recebido de todos no projeto e agradece ao Hemominas e Secretaria da Saúde do município.