Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Planos de saúde estão obrigados a divulgar na internet lista de prestadores credenciados

Edição n° 1315 - 22 Junho 2012

As operadoras de planos de saúde estão  obrigadas a divulgar na internet a lista de prestadores credenciados, como hospitais e médicos. A norma definida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi publicada  no dia 26 de maio, no Diário Oficial da União.
Para as operadoras com 100 mil clientes ou mais, a obrigatoriedade vale a partir de junho de 2012. As empresas com número de usuários inferior a 100 mil têm até dezembro para se adequar.
Os planos de saúde deverão informar o nome do estabelecimento e profissional credenciados, serviços contratados, endereço e telefones de contatos. As operadoras com mais de 20 mil clientes devem, apresentar, inclusive,  a localização geográfica dos prestadores por meio de mapas e imagens. A exigência não atinge as operadoras com até 20 mil clientes.
A resolução proíbe que as informações na internet sejam restritas apenas aos clientes do plano, ou seja, elas deverão estar  disponíveis para qualquer cidadão e os  dados devem ser atualizados em tempo real. Com essa medida, a ANS espera que o usuário de plano de saúde tenha mais facilidade em encontrar um serviço ou profissional próximo a sua casa, trabalho ou durante uma viagem. As operadoras que descumprirem a norma estão sujeitas a penalidades, inclusive pagamento de multas. 
 
(Fonte: Agência Brasil)