Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Conheça o bem que faz a ‘Equoterapia’

Edição nº 1171 - 18 Setembro 2009

A Equoterapia, método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo para terapia, completou, nesse 1º de setembro, um ano de implantação na cidade. Para comemorar a data, a diretoria do Instituto Sacramentano de Equoterapia e Equitação – ISEE, reuniu 85 adeptos da cavalgada e realizou, dia 13 último, a 1ª Cavalgada de Equoterapia, que partiu do Parque de Exposições, na direção da Rifaininha, passando pelo campo de aviação e retornando pela fazenda do Zecão Cardoso até chegar ao parque, com o saborosíssimo almoço de confraternização.


Como tudo começou... 

Por iniciativa de Mozart José Ribeiro, 42, a Equoterapia chegou à cidade com o apoio de muitas pessoas. “Eu, apesar de veterinário, só passei a tomar gosto por cavalos depois que presentei meu filho Murilo com um cavalo. E como eu sempre tive vontade de fazer algo por Sacramento, em agradecimento por tudo o que consegui aqui. E sem cair na rotina da doação em dinheiro, o que é muito limitado, e pelo fato de morar próximo a Apae, vendo aquelas crianças limitadas, e o fato de não vê-las andando pela rua, pensei, por que não criar a Equoterapia?”, explicou.

Mozart espalhou sua idéia e logo encontrou apoio. Começou doando um cavalo e ganhou outro do Haras Zandonaide. “Assim, com os dois animais e com o apoio da psicóloga Andréia Carneiro e da fisioterapeuta Jussara Borges tivemos a primeira aula no dia 1º de setembro. Durante três meses e meio, durante uma hora as crianças da Apae tinham aulas, atendíamos quatro crianças por dia, porque cada sessão dura meia hora', contou, revelando sua satisfação pelo Resultado: “A equoterapia ajuda no equilíbrio físico e emocional, na auto confiança e tantos outros benefícios”.

 De acordo com Mozart Ribeiro, as atividades de equoterapia estão paradas. “A fisioterapeuta e a psicóloga não conseguiram a liberação do trabalho na prefeitura para o acompanhamento, porque os alunos da Apae só podem fazer o tratamento clínico e terapêutico, na parte da tarde e ainda não temos recursos para contratar os profissionais de que necessitamos”, explica.  

 

O ISEE...  

O Instituto Sacramentano de Equoterapia e Equitação m- ISEE, foi criado em fevereiro deste ano. “No início deste ano, montamos um grupo e criamos o ISEE. Com o instituto podemos arrecadar recursos para o projeto, podemos nos filiar à Associação Nacional de Esportes para Deficientes – ANDE, fazer parcerias com empresas. Aí poderemos ter os profissionais de que precisamos e investir na equoterapia na cidade, que é aprovada pelo Conselho Nacional de Medicina, como um método terapêutico eficaz na recuperação de crianças e pessoas com deficiências, inclusive vitimas de AVC”, explica. 

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de Saúde, Educação e Equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e ou de necessidades especiais. “na equoterapia, o cavalo é utilizado como um meio de se alcançar os objetivos terapêuticos. Ela exige a participação do corpo inteiro, de todos os músculos e de todas as articulações. São gerados durante a sessão de meia hora, cerca de 12 mil estímulos”, explica.

 Na eqüoterapia, o animal é o objeto inter-mediador entre o praticante e o terapeuta. O contato com o cavalo propicia melhora na autonomia e independência. Além disso, promove a organização e a consciência do corpo, estimula a força muscular, melhora o equilíbrio, a postura e desenvolve a coordenação motora, entre outros.  

A diretoria executiva eleita pela Assembléia Geral, que regerá a entidade, terá o mandato de dois anos, é composta dos seguintes diretores:

Presidente, Mozar José Ribeiro; Vice Presidente, Marcos Aurélio de Almeida; 1ª Secretária Luciene Ranuzzi Borges; 2ª Secretária, Maria de Lourdes Borges Cintra de Carvalho; 1º Tesoureiro, Luiz Devos; 2ª Tesoureira, Maria Amélia Ribeiro de Araújo Bizinoto.

Conselho fiscal: Hermógenes Vicente Ribeiro, Américo Martins Borges, Eliana Aparecida Ribeiro Pereira. Suplentes do conselho: Clarice Neves de Almeida e Arinaldo Heitor de Paiva.