Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Três coisas a aprender com Santa Dulce dos Pobres e viver nesta Campanha da Fraternidade

Edição nº 1718 - 13 de Março de 2020

No dia 13 de março de 1992, às 16h45, Santa Dulce dos Pobres, morria aos 77 anos, no Convento Santo Antônio, em Salvador (BA), após 16 meses de sofrimento e fragilidades respiratórias.

Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a eterna Irmã Dulce, dos pobres, dos doentes, a força entre os mais necessitados, era considerada um ser capaz de romper barreiras que nem mesmo ela imaginava; uma empreendedora muito à frente do tempo em que viveu. Uma mulher profundamente crédula e devota da Divina Providência, possuidora de uma fé infinita, estritamente religiosa e comprometida com a verdade e que, desde muito jovem, conseguiu aliar fé e ação; uma religiosa que nunca questionou o poder de Deus, por pior que fosse a situação.

Com ela, cada um de nós pode aprender sobre a vida e multiplicar isto nesta Campanha da Fraternidade 2020, cujo tema é,  'Fraterniddade e vida: dom e compromisso', e lema, 

“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).

O A12 destaca três pontos:

Perseverança

De todas as virtudes e qualidades, a perseverança e o compromisso que tinha com a verdade marcaram sua trajetória. Dulce ensina, com o seu exemplo, a sempre perseverar naquilo que acreditamos, sem deixar de lado a esperança e a prudência.

Amor ao próximo

Dulce enxergava no outro o próprio Cristo. Não necessariamente aquele mais necessitado do ponto de vista material, mas até na pobreza espiritual extrema. Possuía a capacidade de ter profunda tolerância ao que era diferente, um profundo respeito.

Princípios

Um terceiro aspecto a aprender é que a hoje Santa Dulce dos Pobres nunca abria mão dos seus princípios. Estava disposta, inclusive, a radicalizar. Ela foi um ser que sempre procurou, inspirada em Cristo e em Maria, ser profundamente fiel aos seus objetivos. Por isso sofreu, foi injustiçada, tomou cusparadas, portas batidas na cara, foi expulsa e sofreu violência física. (Fonte: https://www.a12.com/redacaoa12/)