Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Semana Santa começa com Domingo de Ramos

Edição nº 1721 - 03 de Abril de 2020

Começa neste domingo 5, com o Domingo de Ramos, as celebrações da Semana Santa que vão até o próximo sábado 11, culminando com a mais importante celebração do calendário cristão, a Festa da Ressurreição, no dia 12, cuja celebração começa no sábado à noite, com a Vigília Pascal. As celebrações remontam ao ano 33 da era cristã, quando Jesus entra em Jerusalém montado em um burrico e é ovacionado com ramos pelo povo e proclamado Rei e Senhor: “Hosana nas alturas, bendito o que vem em nome do Senhor”. No rito da palavra, na mesma celebração, narra-se a Paixão do Senhor.  

Este ano, os católicos e cristãos de todas as religiões vão acompanhar as cerimônias fora dos templos, em suas próprias casas, em respeito aos decretos publicados que proíbem aglomeração de pessoas. Assim, as celebrações serão realizadas sem os fiéis, porém acessíveis através dos meios de comunicação, TVs, rádios e internet.

Para a Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, o reitor Pe Ricardo Fidelis divulgou a programação a ser seguida. “Extraordinariamente, neste ano, as celebrações da Semana Santa acontecerão sem a presença dos fiéis por razões justas e legais visando a sanidade pública e evitando o possível contágio do coronavírus. Todos os fiéis católicos são convidados a celebrar em seus lares acompanhando as celebrações que serão transmitidas pela Rádio Sacramento e pelo Facebook”, justificou o pároco, divulgando a programação que começa neste domingo com a cerimônia de Ramos.

 

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

7h e 19h: Santa Missa com a Bênção dos Ramos - Em casa, cada família coloque alguns ramos nas janelas ou portas. Durante as celebrações, segure os ramos em suas mãos para serem abençoados pelo sacerdote durante as celebrações transmitidas.

 

Segunda-feira Santa 

7h: Santa Missa; às 19h, Celebração Penitencial. Em casa, durante a Celebração Penitencial coloque um Crucifixo ou Cruz e uma vela acesa próximos de você e sua família.


Terça feira Santa

7h: Santa Missa e, às19h, Oração da Coroa Dolorosa e Encontro do Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Em casa, durante a cerimônia, coloque alguma imagem de nosso Senhor (pode ser o crucifixo) e uma imagem, estampa ou “santinho” de Nossa Senhora próximos de você e sua família.

Quarta-feira Santa

7h: Santa Missa e 19h: Via Sacra da Campanha da Fraternidade. Em casa, durante a Via Sacra coloque uma vela acesa e um crucifixo ou cruz próximos de você e sua família e participe ouvindo as meditações das estações da Via Sacra.

 

Quinta-feira Santa

7h: Oração da Manhã (não haverá Missa) e às 19h: Santa Missa da Ceia do Senhor. Em casa, deixe próximo da família um crucifixo ou cruz e uma vela acesa. “Participe da Santa Missa com piedade, devoção e atenção. Faça sua Comunhão Espiritual”, pede o pároco, informando que com essa celebração inicia-se o Tríduo Pascal”, .

 

Sexta-feira Santa

Dia de silêncio, jejum e abstinência. 

7h: Oração da Manhã (não se celebra a Santa Missa neste dia);

15h: Ação litúrgica com a narrativa da Paixão do Senhor, Oração Universal e a Adoração da   Cruz (Cristo em seu mistério de amor) e, às 19h: Via Sacra e veneração da imagem do Senhor Morto. Em casa, participe das orações e da celebração tendo próximo de você e sua família um crucifixo ou cruz com uma fita ou pano vermelho e uma vela acesa. Depois da celebração das 15h, coloque uma  cruz ou crucifixo na porta da casa ou na janela que dá para a rua.

 

Sábado Santo

Durante o dia se deve guardar o silêncio e recolhimento. Às 7h: Vigília Eucarística e às19h: Celebração Solene da Vigília Pascal (Santa Missa). Em casa, coloque o crucifixo ou cruz com uma fita ou pano branco e uma vela acesa próximos de sua família. Prepare uma vasilha ou copo com água para ser abençoada durante a celebração e depois aspergida sobre a família e casa e um vela para cada um dos membros das famílias que será acesa durante a renovação das promessas do Batismo no momento em que o padre indicar.


Domingo de Páscoa – Solenidade da Ressurreição do Senhor

7h e 19h: Santa Missa. Reúna a Família e participe da Santa Missa, é a Páscoa do Senhor a mais importante Festa dos Cristãos. Celebre com sua Igreja doméstica, em comunhão com a Igreja do mundo inteiro.

9h: Trasladação do Santíssimo Sacramento pelas ruas da Paróquia. Enfeite as janelas com toalhas, colchas, flores, etc... para para passagem do Santíssimo Sacramento, atingindo o máximo possível de ruas e concluindo com a Bênção do Santíssimo Sacramento na porta da Basílica. 

 

 

Igreja Casa de Oração

Os fiéis da Casa de Oração cancelaram as conferências programadas para serem celebradas no tríduo pascal no salão do Pacheco's Buffet, atendendo às recomendações das autoridades sanitárias e decretos municipais. “Nossa programação anual estava confirmada, com convites às igrejas das cidades vizinhas que, anualmente participam conosco desses três dias de conferências, culminando com o jantar de páscoa, inclusive com conferencista também confirmado, porém, devido ao agravamento desse surto do coronavírus que se transformou numa pandemia, fomos obrigados a cancelar. Mas ficam nossos agradecimento a todas as igrejas e aos fiéis de Sacramento com os votos de uma Feliz e abençoada Páscoa”, justificou ao ET, o presbítero da Casa de Oração, Geovanni Fernandes da Silva.