As duas maiores festas de Nossa Senhora da Abadia da região, celebradas nos Santuários de Romaria e Uberaba, estão oficialmente canceladas. O anúncio foi feito por Dom Paulo, Mendes Peixoto, Arcebispo Arquidiocesano, nessa segunda-feira 18, justificando a propagação da Covid-19 na região.
De acordo com Dom Paulo, considerando que não há uma previsão para a volta à normalidade e visando evitar a transmissão da Covid-19, a decisão foi tomada em conjunto com o padre Alessandro Nunes, reitor do Santuário-Basílica de Uberaba e Pe Márcio Ruback, do Santuário de Romaria, cujas celebrações completam 150 anos. As festividades do sesquicentenário foram adiadas para 2021.
As duas festas, de Uberaba e Romaria, iniciam sempre no dia 1º de agosto, culminando no dia 15, quando Romaria recebe milhares de romeiros da região e de outros estados. Pedindo a compreensão de todos, Pe Ruback alerta para a necessidade de proteger vidas.
“O momento é de isolamento. No ano que vem, teremos uma grande festa para comemorar esse importante marco do Santuário de Nossa Senhora da Abadia”, esclareceu.
Dom Paulo reafirma que a medida visa evitar aglomeração de pessoas e pede, que os devotos evitem realizar a peregrinação, com intuito de contribuir para a não propagação do novo coronavírus. “Não é um cancelamento. Vamos realizar esta comemoração dos 150 anos no ano que vem”, finaliza o arcebispo.
Sobre o adiamento, há quem argumente que é cedo, afinal faltam mais de 70 dias para a festa. Mas, a decisão foi tomada na hora certa, considerando as incertezas sobre a pandemia e que a festa de Romaria, demanda uma logística apurada e custos para estruturar a cidade para receber os milhares de romeiros.