Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Católicos celebram ritos da Semana Santa pelos meios de comunicação

Edição nº 1723 - 17 de Abril de 2020

Há 102 anos, o mundo sofreu o flagelo da gripe Espanhola, a maior pandemia da História da Humanidade, que matou, segundo dados, 25 milhões de pessoas, embora algumas estimativas apontem que esse número tenha sido  duas vezes maior.  Hoje o mundo luta contra a Covid-19, doença espalhada pelo novo coronavírus, surgido na China. Em  todo o mundo, tanto ricos quanto pobres veem suas vidas viradas de ponta-cabeça,  locais de trabalho esvaziados, eventos cancelados,  ruas desertas, escolas e igrejas fechadas e grande parte da população mantendo o isolamento social, conforme recomendam a OMS (Organização Mundial de Saúde), Ministério da Saúde e secretarias de estado e cidades.

 

Semana Santa em casa, em família 

Neste tempo de isolamento social, a sociedade foi convidada pela igreja católica a transformar a sua casa em um lar, em uma igreja doméstica, através do tema: “Semana Santa em casa, em família”. A população católica brasileira pôde assim assistir às cerimônias da Semana Santa através dos meios de comunicação de massa.   

Em Sacramento, conforme constatou o ET, os católicos acompanharam as celebrações, através das TVs Aparecida, Canção Nova, TV Pai Eterno, Rádio Sacramento FM, além das redes sociais, facebook @radiosacramento e @nsrabadia.sacramento, pela web rádio https://paroquiaabadiasacramento.com/, Arquidiocese de Uberaba e Rádio Metropolitana. 

As diversas celebrações da Semana Santa começaram no Domingo de Ramos 5 e se estenderam até o tríduo pascal, com as três principais cerimônias: Missa do lava-pés e instituição da Eucaristia, Paixão e Morte de Cristo e Vigília Pascal/Domingo da Ressurreição.

Nas homilias das celebrações, os bispos e sacerdotes deixaram aos fiéis neste tempo terrível de pandemia, mensagens de esperança, fé, confiança na misericórdia do Pai e a certeza de que no Senhor a redenção é abundante. Nas duas paróquias da cidade, o ponto alto foi a trasladação do Santíssimo Sacramento pelas ruas dos respectivos bairros em carros abertos e sonorizados.  Na Nossa Senhora da Abadia, a cerimônia aconteceu após a Vigília Pascal, celebrada na noite de sábado 11; na Basílica do Santíssimo Sacramento, na manhã do Domingo de Páscoa, com os respectivos párocos, Pe. Antônio Carlos e Pe Ricardo Fidelis abençoando a população.

Fiéis de ambas as paróquias esperavam a passagem do Santíssimo Sacramento nas portas de suas casas enfeitadas com motivos litúrgicos, pessoas acenando, joelhos no chão e pedidos de bênçãos durante a passagem do Santíssimo e da Padroeira do Município, Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, finalizando com a   bênção do Santíssimo Sacramento nas portas das respectivas igrejas.

 

Aparecida celebra Missa da Vigília no Santuário Nacional 

Sob animação do missionário redentorista Padre Mauro Vilela, também estiveram presentes na celebração o reitor do Santuário Nacional de Na. Sra. Aparecida, Pe Eduardo Catalfo, sacerdotes e algumas das Irmãs Mensageiras do Amor Divino, que auxiliaram na liturgia da celebração.

Em sua homilia, Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, destacou que é por causa de Cristo Ressuscitado que hoje celebramos, todos juntos, o Dia do Senhor, aos domingos. Como diz o Salmo Responsorial: "Este é o dia que o Senhor fez para nós! Alegremo-nos e n'Ele exultemos!" (Sl. 117)

O arcebispo também lembrou do exemplo de Maria, que foi "a primeira diaconisa do serviço", assim como a Igreja se prepara para contar com o serviço das mulheres no diaconato. Ele ressaltou que ser o primeiro é demonstrar um profundo amor: "Quem ama não se acomoda, quem ama tem pressa, quem ama se antecipa".

Em outro ponto de sua bonita reflexão pascal, Dom Orlando motivou a todos para que sejamos como girassóis, e que nos mantenhamos sempre com os olhos fixos no Senhor Ressuscitado, para que Sua Luz nos ajude nos momentos de dificuldade e escuridão.