Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Arquidiocese celebra ordenação diaconal de três seminaristas em Sacramento

Edição nº 1735 - 10 de Julho de 2020

Os seminaristas Alexandre Ferreira Margarido, César Augusto Lourenço Borges e Marcos Vinícius Machado, pela imposição das mãos e prece de ordenação de Dom Paulo Mendes Peixoto, receberão a ordenação diaconal, neste sábado 11, em celebração realizada às 9h, na Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria. 

Devido à pandemia e as medidas adotadas para o isolamento e distanciamento social, a celebração não será aberta ao público, sendo transmitida pelas redes sociais (facebook) da Basílica e da Arquidiocese de Uberaba, e pela Rádio Sacramento.

O diaconato é   a última etapa de um seminarista antes da ordenação sacerdotal. A ordenação diaconal se dá   após os seminaristas completarem os estudos e o período de Estágio Pastoral em Paróquias da região.

 

Quem são os ordenados


* Marcos Vinícius Machado (foto), filho de Donizeth e Márcia, nasceu em 25/5/1993,  sob a proteção da Virgem de Lourdes, na vizinha cidade de Conquista, onde cresceu e viveu até os 17 anos, na companhia da irmã Letícia e, dos avós maternos Augusto e Teresinha.

Marcos conta que desde pequeno, sentia em seu coração um forte desejo de estar mais próximo de Deus. Recorda com carinho o saudoso Cônego Pedro Magalini, os padres redentoristas, além do tão querido Dom Benedicto, grande amigo de sua família.

O chamado, de acordo com Marcos, deu-se durante o serviço litúrgico e o ministério pastoral na Paróquia de Conquista. “Decidi mergulhar em águas mais profundas”. Foi admitido no Seminário Propedêutico  no dia 21 de janeiro de 2011 pelo saudoso Dom Aloísio Roque e nos últimos nove anos seguiu o caminho do  discipulado, atuando e residindo em várias paróquias na arquidiocese de Uberaba, diocese de Uberlândia e arquidiocese de Belo Horizonte. Tempo que foi também de crescimento intelectual, com as graduações  em Filosofia e Teologia, na PUC-MG, que muito contribuíram para a sua atuação  na administração dos bens culturais e as Ciências da Religião e assessoria na Comissão Arquidiocesana de Iniciação Cristã- Pastoral do Batismo e Catequese. 

 

No final de 2019, foi designado a vir para o Estágio Pastoral em Sacramento, sob a orientação de padre Ricardo Alexandre. A vivência em Sacramento, Marcos considera um presente. “Deus presenteou-me ao ser designado para vivenciar a última etapa da formação na amada cidade de Sacramento. Terra querida, fulgor do Santíssimo Sacramento, na qual repousam as minhas raízes familiares desde as suas origens. Não bastando tamanha graça, o Senhor permitiu que, apesar dos tão difíceis tempos que percorremos, vivesse a alegria de ser ordenado diácono na frondosa Basílica do Santíssimo Sacramento. (...) A minha imensurável gratidão a Deus e ao amado povo sacramentano”. 

 

*Alexandre Ferreira Margarido é araxaense, filho  primogênito de Maria Lúcia Ferreira Margarido e Armantino Margarido, pais de mais dois filhos,  Gustavo e Geovane.

Sua caminhada vocacional, começou em sua comunidade origem na Paróquia de São Geraldo Magela, em Araxá, como coroinha, tendo participado ainda como catequista e membro da pastoral da juventude, desenvolvendo diversos projetos junto àquela comunidade. 

E no dia 01/02/2012, foi acolhido pela Arquidiocese de Uberaba, no seminário de Filosofia Nossa Senhora da Abadia para iniciar sua formação, e em 2015 inicia seus estudos Teológicos no Instituto de Teologia São José concluídos em 2019 pela PUC-Minas. 

Em dezembro do ano passado, iniciou o seu processo de Estágio Pastoral, acompanhado pelo padre Edson na paróquia Nossa Senhora das Dores, na cidade de Santa Juliana, tendo auxiliado em diversas frentes de trabalhos pastorais. “Sinto-me feliz e grato a Deus pelo dom da vocação recebida e espero poder contribuir com nossa Igreja particular de Uberaba, e desde já quero contar com a oração de todo nosso povo de Deus”.

 

*César Augusto Lourenço Borges 32, que é natural de Uberaba, é filho de  Willian Lourenço Borges e Maria Cristina Montandon, pais também de Caio e Laura. 

César passou a infância e adolescência participando da paróquia da Ressurreição, no bairro Santa Marta, onde  fez a primeira Eucaristia e  foi crismado e desenvolveu atividades junto a pastoral catequética, pastoral da acolhida e música. Pela paróquia da Ressurreição, César Augusto, declara ter uma forte ligação afetiva.  

Já no seminário, fez o período Propedêutico na paróquia Santa Teresinha, sob a orientação de Monsenhor Levi Fidelis, por quem tem  grande admiração e respeito. O curso  de Filosofia foi vivenciado na cidade de Uberlândia entre os anos de 2013 a 2015, sob orientação de padre José Roberto. E o período formativo da Teologia, foi em Belo Horizonte nos anos de 2016 a 2019, aos cuidados de padre Vanderlei.

César Augusto espera ansiosamente o dia de confirmar seu chamado e sua vocação, que vem sendo lapidada para melhor servir o povo amado da Arquidiocese de Uberaba.“Peço ao bom Deus, que um dia nos chamou e que caminha conosco no processo de discernimento vocacional, que este momento seja também de esperança e felicidade para nossa arquidiocese de Uberaba. Embora não seja possível ainda que o povo de Deus se faça presente fisicamente, pedimos que nos acompanhe, como o fez até aqui, através das orações, do carinho e da amizade."