Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

170 países comemoraram o Dia Mundial da Oração

Edição nº 1718 - 13 de Março de 2020

Sob o tema, “Levante-se! Pegue a sua cama e ande!”, as pessoas de fé de mais de 170 países celebram no dia 6 de março, o Dia Mundial da Oração, com o objetivo principal de promover o aumento das obras missionárias, além de ajudar na troca de experiências entre cristãos e fiéis religiosos de todo o mundo.

O Dia Mundial da Oração, estabelecido em 1968, que ocorre sempre na primeira sexta-feira de março, não é destinado apenas para uma religião específica, mas para todas as crenças que utilizam orações como forma de interceder pela realização de obras benéficas para si e para a humanidade. 

A origem - O Dia da Oração surgiu no século XIX, através de um grupo de mulheres cristãs dos Estados Unidos e Canadá. O objetivo era conscientizar as pessoas de que o ato de orar ia além de proferir palavras ou fazer penitências, mas também agir efetivamente no auxílio de causas sociais. Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), com a consciência de que o mundo sofria dos mesmos problemas, muitas associações femininas se uniram para fazer um dia especial em que se orasse por todos aqueles que necessitavam. Nascia, assim, na década de 20 do século XX, o Comitê do Dia Mundial da Oração, que ficou encarregado de elaborar uma liturgia específica para este dia”. 

 

Terço dos Homens e das Mulheres

No Brasil, o Dia Mundial da Oração começou a ser celebrado a partir de 1938 por um grupo de cristãs da Igreja Presbiteriana. Mas antes, em 1936, um movimento oracional começou dois anos antes, com Frei Peregrino, no povoado Vila da Providência, hoje cidade de Itabi (SE), que fundou o movimento Terço dos Homens, rezado todas as terças-feiras. Em 2015 teve início o Terço das Mulheres, que se reúnem, comumente, todas segundas-feiras. Ambos os movimentos existem em Sacramento.