Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Santuários da Abadia de Uberaba e Romaria podem ser elevados a basílicas

Edição nº 1683 - 12 de Julho de 2019

A Arquidiocese de Uberaba solicitará ao Vaticano, a elevação  dos santuários de Nossa Senhora da Abadia, em Uberaba e  Romaria, à condição de basílica. 

De acordo com o Jornal da Manhã (JMOnline), o arcebispo metropolitano de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto informou que na próxima semana deve intensificar as ações para que a transformação dos santuários em basílicas ocorra no próximo ano. 

“Em 2020, o santuário de Nossa Senhor da Abadia, em Romaria, completa 150 anos, tem ainda os 90 anos da presença dos padres estigmatinos em Uberaba,  administrando o santuário da Abadia na cidade, além dos 200 anos da cidade de Uberaba, que seriam ocasiões especiais para este anúncio”, ressaltou dom Paulo,  lembrando  que a decisão de transformar os santuários em basílicas é do Papa. 

“O padre Alexsandro Ribeiro Nunes, pároco do santuário em Uberaba, fez o pedido, que foi encaminhado e aprovado pelo Conselho de Presbíteros local. Nós ainda aguardamos um encontro entre os párocos dos dois santuários, Pe. Alexsandro e Pe. Márcio Antônio Rezende Ruback, de Romaria], para que eles elaborem juntos o pedido que será encaminhado ao Vaticano”, frisou dom Paulo.

De acordo com o JM, uma série de melhorias foi realizada no santuário da Abadia nos últimos meses, como a troca de peças de madeira por outras de mármore no seu interior. Quase todas as imagens de santos também foram restauradas.