Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Romeiros cumprem promessas e agradecem graças recebidas no Santuário de Água Suja

Edição nº 1687 - 09 de agosto de 2019

Nesta primeira semana da Festa de Na. Sra. da Abadia, em Água Suja, hoje cidade de Romaria, dezenas de romeiros de Sacramento acorrem ao Santuário daquela cidade para cumprir promessas e agradecer. Dois grupos desses romeiros, a Romaria dos 13 e a Romaria do Zé Batista partiram nessa quarta-feira por volta das 16h com previsão de chegada ao Santuário na madrugadinha deste sábado. 

De acordo com Davi Cintra,  hoje liderando a Romaria dos 13, sua caminhada começou há 32 anos. “Começamos essa romaria em 1987 e quem dava assistência eram meus pais (os saudosos dona Mindinha e João Moicano) e assim fomos durante dez com um grupo pequeno. Eu parei outros dez anos e retomamos com a turma da Arlete, 2005, 2006 e 2007, até que, no ano seguinte, a Arlete resolveu parar, mas o restante do grupo decidiu continuar”, conta, destacando como nasceu o Grupo dos 13.  

“Como éramos  13 pessoas, nos denominamos como a Romaria dos 13. Aliás, esse era o propósito de sempre ter 13 pessoas no grupo, o que não vingou, porque sempre apareciam mais romeiros e fomos aceitando. Já fomos até com 20 pessoas caminhando. Este ano somos 14 romeiros e mais cinco no grupo de apoio. Enfim, é sempre assim, saem dois entram outros dois, sai três entram dois...”, revela, mostrando o significado da romaria.

“- Para todos o intuito é o mesmo de sempre, chegar aos pés de Nossa Senhora. Uns vão pagando promessas, outros agradecendo, outros pedindo graças e bênçãos. O importante é a fé, a devoção e a esperança em Nossa Senhora d'Abadia, que a cada ano a gente renova. Se Deus quiser, no sábado de madrugada estaremos rezando aos pés de Nossa Senhora”.

Leandro e Ana coordenam a Romaria do Zé Batista. “Essa romaria começou com meu pai, Zé Batista e agora, Ana e eu damos continuidade”, diz Leandro, contando que o pai liderou o grupo durante 30 anos, o tempo prometido a Nossa Senhora, por te alcançado uma graça. Quando ele parou eu comecei.  Sou romeiro há 11 anos.  Ana era romeira no grupo, andou sete anos e pegou a frente comigo. Não podemos deixar acabar”, explica Leandro, destacando a participação de 16 pessoas.

Ambas as romarias fazem o mesmo trajeto com as mesmas paradas: dois pousos e três caminhadas, que começam por volta das 15h e atravessam a noite. Como Davi, Leandro também diz que o que move o grupo é a fé a Nossa Senhora d'Abadia. “A gente vai para agradecer tudo o que conseguimos durante o ano. São muitas bênçãos graças recebidas e enquanto a gente puder vamos aos pés da Santa”.