Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Fiés católicos e da Casa de Oração vivem Semana Santa com intensa programação

Edição nº 1670 - 12 de Abril de 2019

As comunidades das paróquias, Basílica e Na. Sra. da Abadia, iniciaram na última segunda-feira 8, a Semana das Dores, com uma intensa programação em preparação à Páscoa do Senhor, que acontece no próximo domingo 21. Já a Igreja Casa de Oração vivencia a preparação pascal, conforme tradição, no tríduo realizado de Sexta-feira Santa ao Domingo de Páscoa.

Ao longo de toda a semana, além das missas diárias, às 7h da manhã na Basílica do Santíssimo Sacramento houve missa no Jardim das Acácias, seguida da procissão de Depósito levando a imagem de Nossa Senhora das Dores para a Igreja Santo Antônio. Missas também nas Igrejas de Nossa Senhora do Rosário, Santo Antônio, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Comunidade Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores. Nessa quinta-feira 11, Via-sacra da Família, saindo da Igreja do Rosário até a Basílica.

 Nesta sexta-feira 12, houve procissões da Penitência em todas as comunidades e três vias-sacras, às 5h30 da manhã. Neste sábado, na Basílica, às15h será a missa dos Enfermos e às 19h contemplação das 7 Dores de Nossa Senhora na Igreja Santo Antônio. 

Na paróquia Nossa Senhora d´Abadia houve as celebrações de costume e nesta sexta-feira, procissão da Penitência, na Matriz. 


Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa 

A Semana Santa começa com a celebração do Domingo de Ramos 14, que lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, tempo conhecido como o prelúdio de Suas dores,  humilhações  e morte na cruz. O ponto alto da Semana Santa começa com as celebrações da Missa do Lava-pés, na quinta-feira, que lembra a instituição da Eurcaristia e se estende até o Domingo de Páscoa. Confira a programação.

 

Basílica do Santíssimo Sacramento 

Dia 14 (domingo): Bênção de Ramos, às 8h30, na Igreja de Na. Sra. do Rosário, procissão e missa na Basílica, às 9h; 18h30, bênção de Ramos na praça Getúlio Vargas, seguida de missa na Basílica. 

Dia 15 (segunda-feira): 7h, missa na Basílica; 19h, Missa no bairro de Lourdes, seguida da procissão do Depósito, levando a imagem do Senhor dos Passos até a Igreja do Rosário. 

Dia 16 (terça-feira): 7h, missa na Basílica; 19h, missa na Igreja de Na. Sra. do Rosário e Santo Antônio; 20h, Procissão do Encontro, com as imagens do Senhor dos Passos saindo do Rosário de Na. Sra. das Dores, da Igreja de Santo Antônio e o encontro na Basílica.

Dia 17 (quarta-feira): 7h, missa na Basílica; 19h, celebração da Palavra na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; 19h, missa da Unidade na Catedral de Uberaba. 

Dia 18 (quinta-feira): 20h, Missa da Ceia do Senhor, seguida de vigília Eucarística até a meia noite. 

Dia 19 (sexta-feira): das 6h às 12h, adoração ao Santíssimo Sacramento; 15h, Celebração da Paixão do Senhor; 18h30, encenação da Crucifixão e Morte; 19h30,  Procissão com a imagem do Senhor Morto (Levar velas). 

Dia 20 (sábado): 19h, Vigília Pascal, iniciando no coreto da praça Getúlio Vargas (levar velas).

Dia 21 (domingo): Missa da Ressurreição nos locais e horários de costume.


Paróquia Nossa Senhora da Abadia

Dia 13 (sábado): Bênção e Missa de Ramos, às 17h, na Matriz e, às 19h, na Igreja de São Brás, na Cohab. 

Dia 14 (domingo): Bênção e Missa de Ramos, às 8h, nas comunidades São Miguel (João XXIII); 9h30, Divino Espírito Santo (Maria Rosa) e às  17h, São Geraldo; 18h30, procissão de Ramos saindo da Capela do Espírito Santo e Missa de Ramos na Matriz, às 19h. 

Dia 15 (segunda-feira): Missa dos Enfermos, às 16h, na Matriz.

Dia 16 (terça-feira): Procissão do Encontro, na Matriz,  com a imagem de Nossa Senhora das Dores, saindo da Capela São Geraldo, e do Senhor dos Passos, saindo da Capela São Miguel, às 19h. 

Dia 17 (quarta-feira):  19h, Missa dos Santos Óleos (Missa da Unidade), na Catedral de Uberaba e recitação do Santo Terço, meditado, às 19h na Matriz.

Dia 18 (quinta-feira): Missa do Lava-pés, às 19h na Matriz, seguida da Adoração ao Santíssimo Sacramento até as 22h, no Salão Paroquial. 

Dia 19 (sexta-feira): das 6h às 12h, adoração ao Santíssimo Sacramento; 15h, na Matriz,  celebração da Paixão do Senhor com Adoração da Cruz, seguida da  procissão do Senhor morto. 

Dia 20 (sábado): 19h, na Matriz, Vigília Pascal.  (Levar velas).

 

Dia 21 (Domingo de Páscoa): Missa da Ressurreição nas comunidades e na Matriz, nos horários de costume. 

 

Igreja 'Casa de Oração'

Dia 19 (Sexta-feira Santa): 14h30, Conferência com o preletor convidado, Irmão  Wesley de Souza Ferreira, de Franca (SP), no Centro de Eventos Curral Bar; às 16h, intervalo para confraternização, reiniciando às 16h30. O encerramento está previsto para as 18h e, logo após, será servido um jantar para todos os participantes.