Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Festa do Divino Pai Eterno completa 25 anos

Edição nº 1680 - 21 de Junho de 2019

Devotos do Divino Pai Eterno viveram dois dias de bênçãos, desde a chegada da imagem milagrosa que veio do Santuário de Trindade (GO), na tarde da última sexta-feira 14, até sua despedida no sábado à noite, com a Missa da Santíssima Trindade. Após a recepção da imagem pelos devotos, no trevo de entrada da cidade, seguiu-se a carreata pelos bairros até à Igreja Matriz de Nossa Senhora d´Abadia, para a missa de acolhida, celebrada pelo pároco, Pe. Antônio Carlos. Ali a imagem permaneceu até a manhã do sábado, de onde foi transportada para a missa na Capela do Divino, no sítio do Juvêncio, 

em Jaguara.


Olhe pelas nossas vidas...

A tradicional celebração eucarística sob o monte do Cristo levou ao local milhares de pessoas. Centenas delas a pé, a cavalo ou de bicicleta. Presidida pelo vigário paroquial, padre Carlos Alexandre e concelebrada pelo missionário redentorista, Pe. Wederson de Trindade, que acompanhou a imagem com irmão José Pereira, é sempre o momento mais marcante da passagem do Divino Pai Eterno na sua peregrinação por Sacramento, que completou este ano 25 anos de festa.

Na homilia, Pe. Carlos invocou ao Divino Pai Eterno. “Senhor, tende piedade de nós. Olhe pelas nossas vidas, pelas nossas necessidades. Quantas vezes rogamos, pedimos, buscamos em Deus, o socorro necessário para nossas vidas e por vezes somos atendidos, e outras vezes, não. Mas Deus que é Pai, o nosso Pai Eterno, sabe daquilo que necessitamos”, pregou.

Prosseguindo, afirmou que a imagem do Divino Pai Eterno explica-se por si só. “Deus uno e trino, verdade de fé católica que professamos todas as vezes que celebramos a Eucaristia. Essa imagem trina está presente juntamente com Nossa Senhora, nossa Mãe,  que conhece as necessidades daqueles que estão ao seu redor. Medianeira de nossas graças junto a seu filho, Jesus. Através de sua intercessão, graças e bênçãos  são derramadas em nossa vida”, exortou, conclamando a todos para terem um compromisso de fé. “Somos batizados, somos feitos no seio da Igreja, para sermos pessoas boas, misericordiosas e que levam o amor aos mais necessitados...”  

Encerrando a celebração, Irmão José, que viveu alguns anos no Seminário do Ssmo. Redentor na cidade, lembrou a peregrinação de Juvêncio Bizinotto a Trindade. “Conheci Juvêncio muitos anos aqui em Sacramento e quando ele fez a promessa de ir a Trindade, eu estava lá na praça esperando por ele. Lá conversamos com os padres e na época ele pediu ao Pe. Ângelo para trazer a imagem a Sacramento. Foi uma bênção de Deus, muita bênção. Depois da vinda de três padres, fui convidado a vir trazer a imagem com Pe.  André. E lá se vão 20 anos que acompanho a imagem do Divino Pai Eterno a Sacramento. Considero toda essa história uma bênção de Deus”, disse, agradecendo a todos pela acolhida.

O missionário Pe. Weverson finalizou manifestando sua gratidão por ver a manifestação de fé dos devotos. “Deixo minha gratidão a todos por poder não só ver, como também  quase tocar a manifestação da fé e da piedade deste povo de Sacramento e dos municípios circunvizinhos, que aqui vêm expressar a sua fé e confiança na bondade e na ternura do Pai Eterno”. (...) 

Disse mais o missionário que a Festa do Divino Pai Eterno em Sacramento não tem mais dono. “A devoção e a promessa eram do Sr. Juvêncio, mas hoje não é mais dele é da Igreja. E sendo da Igreja, é patrimônio de fé da igreja sacramentana. Então, é dessa geração para a posteridade. E que o testemunho bonito de todos os fiéis seja estímulo sobretudo para os mais novos, para continuarem cultivando essa manifestação que vem dos antigos e permanece com os atuais”, ressaltou. 

Dirigindo-se aos ciclistas presentes, o jovem Pe. Wederson fez uma promessa: “A inveja é um dos pecados capitais, mas eu confesso que fiquei um pouco mordido de inveja por aqueles que vieram de bicicleta. E, se o Pai Eterno me permitir retornar a Sacramento no próximo ano, irmão José virá de carro com a imagem e eu virei de bicicleta acompanhando os ciclistas. Duas paixões que eu tenho: bicicleta e corrida”, disse, sendo aplaudido, seguido de Pe. Carlos Alexandre, que prometeu também fazer o circuito de bike.

Maurílio Juvêncio Bizinoto, em nome dos demais festeiros, Ivone Regina Silva, José Pereira, Aparecida Maria Límido, Marcel Bizinoto Jerônimo, João Pedro Ribeiro, Alaor Urbano Júnior e Danilo De Santi Bizinoto, fez os agradecimentos a todos os que contribuíram pela realização da festa, patrocinadores, colaboradores, devotos, celebrantes, fazendo ainda uma saudação especial aos peregrinos que chegam ao local a pé. “Vocês me lembram o meu pai que fez a caminhada até Trindade pra pagar uma promessa. Ver vocês caminhando, descendo a estrada me emociona muito”. 

Em entrevista ao ET, Maurílio revela a emoção dos 25 anos da festa. “É uma emoção muito grande comemorar estas bodas de prata. São 25 anos de bênçãos e a cada ano vemos mais gente, mais romeiros, mais devoção”, afirma, recordando a festa.

“Na primeira festa, o almoço foi servido para os presentes com uns três ou quatro frangos, acompanhado de um suco de maracujá, suficientes para as poucas pessoas que participaram. E hoje é essa festa imensa, uma festa do povo, uma festa de Sacramento em louvor ao Divino Pai Eterno, uma festa da região, porque vem geste de Conquista, Rifaina, Araxá, Franca e outras cidades próximas. Nós somos simplesmente os organizadores com o apoio de muitos voluntários, muito companheirismo tudo em prol da festa. A gente fica muito feliz, por ver a dimensão que tomou a festa”. 

Como projeto de melhoria no local, Maurílio anunciou a construção de uma escada até o topo do Morro do Cristo.

 

Família que reza unida, permanece unida

Cleomar Camilo Inácio, sacramentano radicado em Franca, há sete anos vem todos os anos participar da festa do Divino Pai Eterno com a família. Ele vai de carro levando as crianças e os filhos, a esposa Lucimara e a nora vão a pé. “São muitas graças, muitas bênçãos e esperamos essa festa como uma oportunidade de vir agradecer. Vimos oito pessoas de Franca, mas juntando com o grupo de Sacramento que vem a pé, somos 33 devotos do Divino”, diz, mostrando a camiseta com a relação dos nomes. O filho Weverton, que chegou a pé com a esposa Camila, demonstra sua fé, afirmando: “Tudo o que já pedi para o Divino Pai Eterno fui atendido, então sempre temos que agradecer e enquanto Deus me der saúde e forças quero vir agradecer”. 

De Araxá vieram Geraldo Vanderci Alves com a família, o filho Erick 16, a esposa Marciana e a filha Izabela também para  agradecer graças recebidas. “Somos muito devotos do Divino Pai Eterno. Ele foi em Araxá, participamos da missa lá, mas já estamos acostumados a vir aqui todo ano e vamos continuar, porque foi aqui que começamos a nossa devoção. E são muitas bênçãos!”. 

Ana Maria de Oliveira e o marido João Donizete de Oliveira, de Araxá, há oito anos,  coordenam a equipe de 16 cozinheiros, que prepara o almoço para os devotos. “Chegamos na quarta-feira e já começamos a dar andamento nos preparativos para o almoço de sábado. E desde quinta-feira estamos nas panelas preparando as carnes, na sexta-feira cozinhamos o feijão, preparamos as batatas e, hoje, desde a madrugada estamos preparando o almoço”, explica Ana, com o marido João Donizete, hoje numa cadeira de rodas, completando: “Antes era eu que comandava, mas juntou a artrose e o diabetes nos pés, não pude mais ficar de pé, mas fico de longe dando palpites. E enquanto Deus e o Divino Pai Eterno permitirem, vamos continuar”. 

 

O cardápio para o almoço constou de almôndegas, arroz, tutu, macarronada e batata ao molho para 6 mil pessoas.