Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Dom Paulo celebra 40 anos de ordenação sacerdotal

Edição nº 1705 - 13 de Dezembro de 2019

O arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto (foto) comemorou no Dia da Imaculada Conceição, 8 de dezembro, 40 anos de ordenação sacerdotal. Dom Paulo foi ordenado padre aos 28 anos de idade, em 8 de dezembro de 1979, na Catedral de Caratinga (MG), pelas mãos de Dom Hélio Gonçalves Heleno, então bispo de Caratinga. Para celebrar a data, Dom Paulo presidiu   celebração em ação de graças no Santuário da Medalha Milagrosa.


Quem é Dom Paulo

Natural de Imbé de Minas-MG, Dom Paulo nasceu aos 25 de fevereiro de 1951, filho de Aldir Peixoto e Maria Mendes Peixoto. Após concluir os estudos  no Colégio Estadual de Caratinga, ingressou no Seminário Diocesano de Caratinga  e ali cursou Filosofia e Teologia, até 1979, quando foi ordenado sacerdote. Em 1984/85 especializou-se em Direito Canônico, no Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro, e nos anos seguintes participou de inúmeros cursos de formação permanente e de atualização na área do Direito Canônico e, também, cursou História,  na FAFIC (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras) de Caratinga e participou do Encontro de Formadores,  na Itália em 1996.  

Nos seus 27 anos como sacerdote em Caratinga, atuou em diversas frentes, tais como Diretor Espiritual,  Ecônomo e Professor de Direito Pastoral no Seminário Diocesano; Capelão do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora; Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores; representante dos Presbíteros da Diocese durante oito anos; Juiz Auditor na Câmara Auxiliar da Diocese e foi  secretário da Sociedade Brasileira de Canonistas por três gestões.

Em 25 de fevereiro de 2006 foi ordenado bispo, adotando como lema episcopal, “Ad Vitae Ministerium” (Para o Serviço à Vida) e tornou-se o quarto bispo da  Diocese de São José do Rio Preto, responsável pela Rede Vida de Televisão e bispo referencial para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 1 da CNBB. Em 25/6/2011, tornou-se  membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. Em 7/3/2012, foi nomeado pelo Papa Bento XVI arcebispo da Arquidiocese de Uberaba. E, em 21/3/2018, foi nomeado pelo Papa Francisco, como administrador apostólico da Diocese de  Formosa. 

Colaborador do ET há vários anos, Dom Paulo assina uma coluna semanal no jornal.

 

(Fonte: Arquidiocese de Uberaba e outras)