Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Arquidiocese abre Ano Eucarístico Paroquial

Edição nº 1703 - 29 de Novembro de 2019

Uma missa presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto, e concelebrada pelo reitor da Basílica, Pe. Ricardo Alexandre Fidelis e pelo vigário paroquial, Pe. Carlos Alexandre, com a participação de todas as forças vivas das paróquias, movimentos,  pastorais, associações, autoridades civis, prefeito Wesley De Santi de Melo acompanhado da primeira dama, Maria Tereza Abrate Melo, dos vereadores Henrique Spirandelli Andrade, Luiz Devós, Marcos dos Santos Pires e Pedro Teodoro Rodrigues de Rezende, às 19h do último domingo 24, na Basílica do Santíssimo Sacramento, marcou a abertura oficial do Ano Eucarístico  Paroquial, decretado pelo arcebispo, em comemoração aos 200 anos da cidade.

Ao final da celebração, unida e contrita a comunidade presente saiu em procissão luminosa em torno da praça Getúlio Vargas,  com o Santíssimo Sacramento conduzido polo arcebispo Dom Paulo, acompanhado pelas imagens da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, e do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da Arquidiocese de Uberaba, conduzidas por paroquianos e autoridades. Um momento único de significado histórico, de fé e de graças recebidas para todos os que estiveram presentes. 

 

Ano de bênçãos para Sacramento e toda a região

Para Dom Paulo Mendes Peixoto, em entrevista ao ET, o Ano Eucarístico Paroquial será um ano de bênçãos para Sacramento e toda a região. “De modo especial para esta cidade, que teve seu início na Eucaristia. Sacramento surgiu a partir da igreja dedicada ao Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria e isso é muito importante. Aliás, a maioria das cidades começaram a partir de uma capela, ou uma cruz. Celebrar um ano especial, que é o Ano Eucarístico Paroquial tem um significado muito grande para suas paróquias, mas principalmente para Sacramento, para a nossa arquidiocese, enfim para  toda a região”. 

Segundo o decreto, o Ano Eucarístico Paroquial terá sua culminância no dia 24 de agosto de 2020, data em que serão comemorados os 200 anos da cidade. Nesse período está prevista uma vasta programação com visitas das paróquias da Arquidiocese à cidade, quando terão oportunidades para trabalhar a espiritualidade eucarística, celebrações eucarísticas e três grandes eventos: a Semana Eucarística, as Missões Redentoristas, em junho, e o Congresso Eucarístico Arquidiocesano, nos dias 11 e 12 de julho. 

Na homilia,  ao falar do Ano Eucarístico, Dom Paulo lembrou Papa Francisco, que pede uma “Igreja em saída”. 

“Celebrar o Ano Eucarístico é abrir o coração para Deus. Papa Francisco diz “Igreja em saída”, significa então que temos que abrir nossos corações para Deus sair. E sempre falávamos o contrário: abrir o coração para Deus entrar. E o Papa Francisco fala o contrário: abrir o coração para Deus sair. E é verdade. Deus está dentro de nós, ás vezes, nós é que nos fechamos para Ele. Então, que este seja um ano para refletirmos esta presença de Deus que está que está nos corações, está na nossa vida e que precisa ir ao encontro das pessoas e aí entra todo o aspecto da fraternidade, do compromisso com a comunidade...”.

Lembrou Dom Paulo, ao finalizar sua homilia, que este é o primeiro Ano Eucarístico decretado por ele desde que foi nomeado bispo em 7/12/2005, e arcebispo, em 7/3/2012. 


Ano Eucarístico e Congresso serão marco dos 200 anos da devoção ao Santíssimo Sacramento

O  Decreto Episcopal de proclamação do Ano Eucarístico Paroquial na Basílica Menor do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria e do Congresso Eucarístico Diocesano estabelece  o início do Ano Eucarístico em 24 de novembro de 2019 e seu final, em 24 de agosto de 2020, tendo por centro  das comemorações a Basílica do Santíssimo Sacramento e o Congresso Eucarístico Diocesano, nos dias 11  e 12 de julho, em Sacramento, como marco do bicentenário dessa devoção maior da Igreja, tão necessária em tempos atuais. 

Ao justificar o Decreto Episcopal proclamando o Ano Eucarístico Paroquial e o Congresso Eucarístico Diocesano, o arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto considera que:

- dentro dessa nossa Arquidiocese, Deus por sua graça e bondade infinita, levantou neste lugar, em 24 de agosto de 1820,  a devoção ao Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria como “lugar de alimento espiritual, onde as almas  buscariam os  inefáveis sacramentos da Igreja”

- cabe a nós hoje, de modo solene e oficial, incrementar, difundir e consolidar na alma do povo essas devoções maiores da Igreja: o amor à Divina Eucaristia e o patrocínio de Maria. 

 

- esta Capela, hoje Basílica, foi no transcorrer de sua história privilegiada de modo especialíssimo por três decretos pontifícios, quais sejam: em 28/2/1848, que lhe concedeu a “Indulgência da Porciúncula”; em 8/4/2014, que lhe concedeu a “Coroação Pontifícia da Imagem de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento; em de 0/8/2014, que a elevou à condição de Basílica Menor, demonstrando assim apreço não somente do povo regional, mas da mais alta autoridade da Igreja, pelas presentes letras.