Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Festa da padroeira encerra neste domingo

Edição nº 1469 - 12 Junho 2015

A festa de Nossa Senhora do Patrocínio  Santíssimo Sacramento, padroeira da cidade, que, excepcionalmente , este ano está sendo realizada no mês  de junho, encerra neste final de semana. A Missa em ação de Graças pela festa, presidida pelo pároco Pe. Sérgio Márcio de Oliveira,  acontece neste sábado 13, às 19h,  com a presença dos festeiros, membros dos 16 Grupos da Pastoral Familiar. A parte social, quermesse, encerra no domingo, que terá as missas nos horários de costume. 

Durante a novena, entre os dias 3 a 11, uma grande participação de fieis e famílias noveneiras, contribuíram com prendas, lotando diariamente a Basílica. Todas as noites coroações de Nossa Senhora pelas escolas públicas e privadas  e também pelos Ministro da Eucaristia, a  Pastoral Familiar e Sacramentanos Ausentes, que pela primeira vez ganham uma noite especial de participação. 


Sacramentanos ausentes coroam padroeira pela primeira vez

Há alguns anos, o Prof. Paulo Sérgio da Silva, há mais de 20 anos radicado em Uberlândia, tem feito um pedido aos párocos, para que o grupo dos Sacramentanos Ausentes pudessem participar da coroação de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, na sua festa. E só agora conseguiu. “No ano passado, ao final de uma das celebrações da festa, solicitei ao Pe. Sérgio que dedicasse um dia da novena, para nós, sacramentanos que residimos fora da cidade de Sacramento, porque também somos devotos da padroeira. E, também, que tivéssemos a oportunidade de prestar nossa homenagem com uma Coroação e ele prontamente atendeu. Fiquei muito feliz”, conta realizado. 

Paulo Sérgio assumiu a responsabilidade de organizar a coroação e, para arregimentar os sacramentanos, usou as redes sociais, com o nome Sacramentanos Ausentes e conseguiu reunir pessoas de São  Paulo,  Cuiabá, Uberlândia, Franca, Ribeirão Preto, Patos, Uberaba, Araxá. 

“- O pessoal se prontificou e veio. Encontramo-nos todos aqui minutos antes do início da celebração e, com certeza, nos emocionamos nessa coroação. Sinto-me muito feliz por ter sido atendido, honrado de pode organizar e imensamente satisfeito com a adesão do pessoal. Isso para mim era um sonho e para mim, agora que a Matriz se tornou Basílica, reside nesse ato de coração que fizemos, talvez, o primeiro grande feito depois de sua instalação e coroação pontifícia de Nossa Senhora. Essa nossa participação pode ser registrada como primeira peregrinação à nova Basílica” 

Paulo  Sérgio é filho de Valdemar Américo da Silva e de Erminda Alves da Silva, nascido e criado em Sacramento, cresceu devoto fervoroso de Na. Sra. do Patrocínio do Ssmo Sacramento e recorda com orgulho de que muitas vezes participou das novenas, tendo já coroado a padroeira. 

Pós doutor na área da Saúde – Qualidade de Vida Urbana - Paulo Sérgio, reside em Uberlãndia há 22 anos, ocupando o cargo de Professor Titular da Universidade Federal (UFU) e é professor visitantes na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade de Sorbonne, em Paris, mas garante que “minha caminhada pelo mundo nunca foi estímulo para que eu deixasse de sempre buscar a bênção de nossa mãe santíssima”. E sempre que pode está em Sacramento visitando os pais, demais familiares e amigos.