Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Tudo se consolidou em menos de dois anos

Edição nº 1468 - 5 Junho 2015

Feliz por estar à frente da paróquia em tão importantes momento, Pe. Sérgio agradeceu a todas as pessoas que o ajudaram na empreitada. 

“- Agradeço imensamente a Deus ter-me colocado à frente desse rebanho para colher, neste momento, uma grande dádiva da Santa Igreja”, disse, relatando como tudo começou. 

“- O processo chegou a mim a menos de dois anos, mais precisamente no início  de outubro de 2013, quando o historiador e escritor Amir Salomão Jacob procurou-me para expor a vontade de pedir ao Arcebispo a abertura de um processo de elevação  da Igreja Matriz á condição de Basílica. De imediato abracei a causa e juntos partimos para sua concretização, primeiramente conseguindo o apoio imprescindível de Dom Paulo e, posteriormente, o apadrinhamento da causa por Dom Raymundo Damasceno de Assis. Ainda foi do mesmo Amir que veio a ideia de se pedir,  concomitantemente, a coroação pontifícia da imagem de Nossa Senhora do Patrocínio do Ssmo Sacramento. Juntos, novamente, nós fizemos o mesmo trajeto e o resultado se mostrou maravilhoso”, reconheceu.  


Ajudas e apoios não faltaram

Completou, afirmando: ‘‘Atendidos os pedidos, logo foi marcada a data: 30 de maio e aí era correr contra o tempo. E a reforma contou com inúmeras ajudas. Aqui se apresentou um sem número de pessoas da cidade e do campo a nos auxiliar. Dar nomes nessa empreitada ficaria difícil, mas devo dizer que percorri mais de três mil km do nosso município, recebendo do meio rural a ajuda necessária, enquanto aqui na cidade outras campanhas se acentuavam. 

O povo se mostrou aberto, alegre, receptivo e feliz em contribuir: arquitetos, artistas, pedreiros, pintores, marceneiros, eletricistas, enfim, toda a leva necessária de pessoas aprimoradas para o trabalho se apresentou de forma digna e feliz. Grandes ajudas vieram da cidade, mas devemos, por justiça, dizer que o meio rural se mostrou acolhedor e generoso.

Conseguimos o necessário para chegar ao estágio que hoje entregamos  ao povo. Sem previsão orçamentária alguma, fizemos a reforma, até agora orçada em mais de R$ 400 mil’’.