Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Ternos da cidade participam do 50º Encontro Regional de Congadeiros

Edição nº 1471 - 26 Junho 2015

Os ternos de Congado e Moçambique, Guarda de São Benedito, Guarda de Nossa Senhora do Rosário e o Grupo de Dança Afro Zirigidum participaram, dia 14 de junho do 50º Encontro Regional de Congadeiros em Araxá.

 Promovido pela Associação de Congado de Araxá, o projeto tem como objetivo  transmitir os fortes traços da cultura africana que são encontrados hoje em vários aspectos da cultura brasileira e na comunidade araxaense, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares.  

O encontro levou para os presentes, uma grande movimentação artística e cultural da influência afro-brasileira, com os cerca de  50 ternos de congado e moçambiqueiros  de Araxá e de várias cidades da região e da capital mineira, que fizeram um grande desfile pela cidade com danças típicas e figurinos ricamente trabalhados. 

 A festa afro iniciou no dia 11 com encontro de pagodeiros e hip hop e culminou no dia 14, com o Congado,  Moçambique e outras manifestações artísticas afro. 

A Associação de Congado de Araxá realizou o evento através do incentivo da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura e Governo Federal e o patrocínio da CBMM, além do apoio da Prefeitura de Araxá, Fundação Cultural Calmon Barreto e Centro de Cultura Negra de Araxá.